segunda-feira, 22 de junho de 2015

Internet e o Vale do Silício (2015.1) (22/06): Captando Feedback do Usuário

Leitura:
Lecture 16: How to Run a User Interview

Audiovisual:
Lecture 16 - How to Run a User Interview (Emmett Shear)
The Startup Kids (2012)

12 comentários:

  1. Nessa aula/palestra do Emmett Shear, a gente abre bastante o nosso "campo de visão", porque ele menciona que a maioria das startups não fazem esse tipo de estudo/análise quando estão desenvolvendo os requisitos do produto/serviço. Percebemos que é bem importante saber distinguir entre quem são os possíveis usuários do produto, e quem são as pessoas que possivelmente vão pagar pelo produto, ou para que outros usem o produto. No exemplo da palestra ele citou que seria importante entrevistar os pais de alunos "freshmen" (alunos do primeiro ano do curso), pois geralmente os pais pagariam por um aplicativo que supostamente ajudaria na vida acadêmica do aluno.
    Portanto o CEO do Twitch defende que é importante ter uma opinião dos usuários e mostra com um exemplo como fazer isso. Por outro lado, no filme que vimos "the startup kids", os cofundadores do SoundCloud disseram que começaram a startup porque era algo que eles dois gostariam muito de usar e não existia nenhum serviço parecido. Ambos eram músicos (acredito que somente um hobby) e portanto criaram o SoundCloud "sem se preocupar" com um feedback dos usuários (pelo menos num primeiro momento). Na minha opinião o SoundCloud é uma excessão. Eles deram muita sorte e conseguiram criar um serviço muito bom, foram muito competentes.
    Finalmente eu julgo que é bastante importante tirar esse aprendizado do Emmett Shear e de fato conduzir entrevistas com usuários para que possa ser desenvolvido um produto com uma maior probabilidade de atingir um bom número de usuários.

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  2. Gostei demais do vídeo The Startup Kids, como o professor Ruy falou antes de passar o vídeo ele quer mostrar uma visão diferente das palestras com profissionais consagrados da área de empreendedorismo. O vídeo tem uma visão muito humana e descontraída de como é a vida de um jovem empreendedor, os depoimentos mostram momentos em que estão no limite, vivem seu negócio 24hrs por dia e no fim tudo isso é recompensado.

    Um elemento em comum de todas as pessoas que são mostradas é esse desejo de empreender vem desde cedo, da adolescência. Ao meu ver, desenvolver essa característica de maneira natural forma um pilar muito mais forte para aguentar futuros fracassos.

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  3. Além do que foi dito por Vandi, outro ponto que achei importante e interessante, foi quando ele falou que mesmo que você escute uma crítica negativa de um possível usuário, você não deve desmotivar e parar de entrevistar, você deve continuar buscando o máximo de pontos de vista diferentes que você conseguir, para então ser capaz de analisar a situação de forma melhor e tomar uma decisão.

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  4. Como eu vi nas aulas do curso online que eu fiz sobre o desenvolvimento de startups, o feedback de usuários de um produto é fundamental para o crescimento da startup como empresa, é o período que se denomina de maturação, quando o produto está entrando no mercado e recebendo as críticas de todos os tipos de usuários e é nesse momento que a liderança da startup deve ser mais criativa e focada, pois passando do estágio de maturação a empresa alcança um outro patamar onde a parcela de mercado, a parcela que adota a solução num estágio intermediário pós maturação, é o período de maior crescimento da empresa.
    Portanto complementado Bruno na fala dele, os Feedback negativos, não apenas devem não desmotivar como devem deixar qualquer CEO muito feliz, pois é a pepita de ouro no processo de maturação do produto, pois é a partir de críticas negativas que o produto pode ser melhorado.

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  5. É de grande importância o feedback do usuário, e também saber reconhecer o destinatário final. "There are actually a lot of groups that aren't necessarily obvious users but who are potentially critical to your app's success. ", nesse citação, Emmet Sheran explica quase toda a aula sobre feedback. Tem uma parte que diz ser preciso entrevistar os responsáveis pelos usuários finais, pois são esses que irão pagar pelo produto. No final de tudo, uma empresa pode não ter muito sucesso por ter pulado, ou ter mal feito um passo tão importante que é a entrevista.

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  6. É de grande importância o feedback do usuário, e também saber reconhecer o destinatário final. "There are actually a lot of groups that aren't necessarily obvious users but who are potentially critical to your app's success. ", nesse citação, Emmet Sheran explica quase toda a aula sobre feedback. Tem uma parte que diz ser preciso entrevistar os responsáveis pelos usuários finais, pois são esses que irão pagar pelo produto. No final de tudo, uma empresa pode não ter muito sucesso por ter pulado, ou ter mal feito um passo tão importante que é a entrevista.

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  7. Assim como os comentários anteriores e o palestrante disseram, acredito que o feedback do usuário é um dos mais importantes aspectos para o crescimento da empresa. Isso parece lógico, mas nem sempre as empresas dão a devida importância a esse feedback.
    O primeiro erro, ao meu ver, é não fornecer meios simples e diretos do usuário poder avaliar ou fazer alguma reclamação/sugestão sobre o uso do produto. Se o produto é desenvolvido para o usuário, a empresa deve escutá-lo da melhor forma possível e tentar resolver a reclamação ou avaliar a sugestão dada.
    O segundo erro é não dá a devida importância aos feedbacks recebidos. Se apenas poucas pessoas reclamaram do produto não quer dizer que só aquelas não gostaram, mas muitos podem ter usado o produto e nem tiveram o trabalho de fazer uma análise e compartilhá-la com a empresa. Então, dá valor aos feedbacks como se fossem investidores da empresa é essencial para o desenvolvimento da empresa.

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  8. Obter o feedback dos usuário é sem dúvida um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento de uma ideia e é muitas vezes ignorada ou mal aplicada. Principalmente no caso de startups, ao meu ver, isso ocorre pois o jovem empreendedor acredita tanto na ideia que acaba fugindo um pouco do foco de que quem irá usar seu produto são os CLIENTES e não ele, como no caso do SOUNDCLOUD. Me recordo numa aula que tivemos, que um palestrante mencionava o tempo todo que devemos sempre olhar para o cliente.
    Hoje em dia existem empresas especializadas em obter esse feedback do usuário como esse APP da SurveyMonkey[1] que tem versões gratuítas, que ao meu ver, não é a melhor maneira de se obter o feedback mas já é um começo.

    [1] http://info.abril.com.br/noticias/blogs/download-da-hora/iphone/app-de-pesquisa-da-surveymonkey-da-feedback-instantaneo-ao-usuario/

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  9. Assim como matheus, achei muito interessante o vídeo sobre The startup kids, uma das coisas que mais me chamaram a atenção foi quando um dos entrevistados falou que há 10 anos, para se abrir uma empresa, era necessário contratar um advogado, para poder descobrir todas as etapas necessárias para abrir sua empresa, além disso era necessário pagar por isso, o que era mais um empecilho. Atualmente, uma rápida busca no google é suficiente para conseguir todas essas informações, em menos de 10 minutos você já estará apto a criar seu negocio, além de economizar dinheiro.

    Outra coisa interessante é que os jovens tem mais facilidades de entrar nesse ramo de startup, devido a vários fatores, como grande quantidade de tempo livre, não possuir tanta responsabilidades, como filhos e contas a pagar, além de serem mais idealistas do que pessoas mais vividas, que muitas vezes preferem a segurança de um emprego mais estável a se aventurar nessa área de altas e baixas.

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  10. Não dar a devida importância ao feedback do usuário e fazer coisas de acordo com o próprio "gut feeling" é um erro aparentemente comum em empreendedores inexperientes. Muitas vezes o julgamento do desenvolvedor de uma solução fica ofuscado por suas próprias experiências e background, principalmente quando o produto é destinado a um público alvo mais diverso. É preciso ouvir o cliente a cada iteração, já que mudanças que pareçam fazer sentido para os emprsários podem acabar por tirar o interesse do usuário.
    Um exemplo interessante da importância de se obter feedback numa empresa já num estado mais maduro é o caso do Foursquare. Antes o aplicativo aliava check-ins com gamification, reviews e recomendações de locais num só app e tinha uma user base sólida e relativamente ativa. Uma decisão de negócio da empresa desmembrou a parte de check-ins e gamification para um novo aplicativo, o Swarm. A mudança foi controversa e recebeu feedback negativo de grande parte dos usuários. Apesar da companhia não admitir que foi uma decisão ruim, o tráfego parece estar diminuindo em seus aplicativos [http://venturebeat.com/2014/10/23/will-the-check-in-survive-foursquares-controversial-relaunch-by-the-numbers/], e vem trazendo de volta várias funções que haviam sido removidas quando os apps se separaram, após feedback de usuários.

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  11. Achei bem interessante as formas de captação de dados de feedback expressas na víde-aula. Como falado pelos colegas acima, essa é uma das mais importantes (se não a mais importante) formas de evolução de um produto.

    Contudo, nem só de feedback consciente vivem os produtos. Recentemente eu formatei meu computador e tive que reinstalar todos os softwares. Achei incrível como uma quantidade esmagadora deles possuia uma opção de "enviar estatísticas de uso anônimas".
    As estatísticas anônimas são uma forma bem interessante de refinar um determinado produto ou solução e acredito que poderiam ser classificadas como um feedback "inconsciente" do usuário. Além disso, elas são bem úteis para identificar dificuldades e facilidades de uso do produto por parte de usuários.

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  12. o feedback trata-se de um importante método de interação das empresas com os usuários, e que várias falhas em lançamentos posteriores das mesmas se dá devido a uma fraca ou ausente coleta de críticas e sugestões dos clientes; nesse ponto, é importante frisar que isso é um fator agravante para o sucesso no ciclo de vida de seus produtos, tanto as boas experiências de usuário, quanto as ruins devem ser evidenciadas e utilizadas para melhorar a sua qualidade de vendas de um modo geral; um bom exemplo disso é o serviço de streamming Spotify, onde recentemente disponibilizou,por enquanto apenas para Android, um serviço de feedback com seus usuários, na qual versões beta da plataforma serão disponibilizados (através de um breve cadastro), para que avaliações e sugestões sejam coletados para futuras melhorias implementadas pelos desenvolvedores; neste caso, isto mostrou-se uma poderosa ferramenta de aperfeiçoamento da própria plataforma, assegurando uma evolução gradativa da qualidade de serviço da mesma, beneficiando tanto usuários quando a própria empresa.
    Fonte da informação: http://www.tudocelular.com/android/noticias/n55874/spotify-inicia-programa-beta-android.html

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