terça-feira, 16 de junho de 2015

Internet e o Vale do Silício (2015.1) (15/06) (não presencial): "A Bolha das Ponto-Com"

Leitura:
Dot-com bubble
The great tech debate: Are we in a bubble or not?
Are We in a Stock Market Bubble?
Tech Bubble? Maybe, Maybe Not

Audiovisual:
Dot-com bubble documentary
Dot-com bubble documentary - part II
Dot-com bubble documentary - part III

8 comentários:

  1. Historicamente, o mercado, a bolsa de valores tem sofrido com as chamadas bolhas e o mercado de tecnologia, por ser um ramo relativamente novo passou por apenas uma grande bolha, contudo, segundo o economista Robert Shiller ganhador do Noble e professor de Yale, empresas sem se preparado melhor para as crises do mercado. Robert Shiller tem sido otimista com a capacidades das empresas de se segurarem após uma estouro de uma nova bolha, por causa, principalmente do trauma causado pelo primeiro estouro de uma bolha sofrido pelas empresas de tecnologias. Investidores como Marc Andreessen e Bill Gurley são pessimistas em relação ao futuro do mercado acreditando que a bolha existe e ela pode estourar a qualquer instante.

    ResponderExcluir
  2. Completando o que Tomás falou, sempre vai existir os dois lados da moeda, quem acredita que as empresas estão se preparando melhor e quem acredita que a bolha pode estourar a qualquer momento. Mas na minha opnião, a preparação que elas vem fazendo pode não ser o suficiente, o mercado está em constante mudança, e essas empresas que ainda estão em desenvolvimento pode não conseguir acompanhar. É como uma frase que me chamou bastante atenção: "Companies are netting millions but they are far from mature", o que deixa bem claro para mim pelo menos que o risco é alto, e a bolha de fato pode estourar a qualquer momento.

    ResponderExcluir
  3. The Tech Industry Is In Denial, But The Bubble Is About To Burst
    by Tallat Mahmood
    http://techcrunch.com/2015/06/26/the-tech-industry-is-in-denial-but-the-bubble-is-about-to-burst/

    ResponderExcluir
  4. Como os colegas acima já estavam comentando, o tema do artigo Tech Bubble? Maybe, Maybe Not demonstra as duas vertentes de opiniões, a dos quem acham que a bolha não está sendo formada e a dos que acham, demonstrando isso através de gráficos e suas interpretações. Na minha opinião os pontos que defendem a ideia de que uma nova bolha não está se formando são mais contundentes, um dos principais fatores é de que os investidores atuais tem consciência do que pode acontecer e um sinal disso é que a quantidade de venture capital investido atualmente é muito menor do que foi em 2000, além disso a quantidade de investimento está mais estável desde 2002, diferente o pico que ocorreu entre 1998 até 2000. Mas essa calmaria e sensação de segurança podem ser perigosas, pois se a bolha for alimentada, ela pode estourar a qualquer momento.

    ResponderExcluir
  5. Me chamou atenção durante a leitura “The great tech debate: Are we in a bubble or not?”, pois levanta esse impasse de já estarmos em uma bolha ou não?
    Na sua maioria os investidores em geral estão afirmando que se já não estivermos em uma bolha, mas ela está bem próxima. Os investidores falam dos riscos de tantas startups com tão pouco tempo já terem investimentos milionários e não estarem “gerando receita” para girar a moeda.
    Interessante a opinião de Sam Altman (VC, empreendedor e presidente do Y Combinator), onde ele quer que as pessoas acabem com esse debate de bolha de uma vez por todas, ele fala que está cansado de ler opiniões de jornalistas afirmando que já estamos em uma bolha na tecnologia, porque na opinião dele não existe e nem existirá pelo menos pelos próximos 5 anos, nenhuma bolha. Ele finaliza seus argumentos com uma frase: “Investidores que acham que as startups estão super-valorizadas estão sempre livres para não investir”.

    ResponderExcluir
  6. O documentário mostra a maneira com a qual se transformou a forma de comprar e vender depois da popularização da internet e dos computadores pessoais. Foi um grande marco na história da humanidade, em relação as comunicações, relação interpessoais, comércio, vida social. Hoje em dia podemos praticamente viver sem sair de casa, seja comprando coisas pela internet, seja pagando para pessoas fazer isso por nós, de qualquer forma investir nisso no início do século não parecia nem de longe um mal negócio. Foi o que muita gente fez e acabou por gerar a quebra de muitas empresas dot-com.
    Não se pode negar que o desenvolvimento da internet, o qual gerou muito investimento nessas empresas dot-com, levou o planeta para um lugar melhor, mas também foi o culpado por quebrar muitas empresas que não quiseram entrar nesse negócio desconhecido na época. Hoje, acredito que seja indispensável para qualquer negócio com ideia de crescer entrar na internet. A internet tem o diferencial de fornecer um local de teste por um baixo custo, o que gera uma avaliação rápida da viabilidade do investimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementando o que Rodrigo comentou, como é falado "Dot-Com Buble Documentary", lojas online e serviços online em geral tem a grande vantagem de não possuírem lojas físicas. Inclusive, hoje algumas redes de lojas já adotaram um modelo de "desconto na loja virtual" no qual o mesmo produto vendido na loja física custa mais barato na loja virtual. Isso se dá por não haver necessidade de gastos com vendedores, locação de loja etc.

      As lojas Americanas também estão investindo em um formato "híbrido" de negócio. "O Americanas Express", uma loja física, que possui um estoque de produtos físicos limitados, mas que possui terminais do site das Americanas com vendedores a postos nos quais os clientes podem efetuar compras pelo site. As lojas que eu cheguei a ir vendiam apenas produtos alimentícios, doces e miudezas e tinham cerca de 2 terminais de compras online.

      Uma curiosidade que tive também ao ver o documentário foi quando mostraram o "mapa da internet" em 2002. Àquela época ele já era bem grande e sabemos que, se compararmos 2002 a 2015, temos ordens de grandeza de conteúdo a mais na rede. Ao procurar, achei o site http://cheswick.com/ches/map/ que procura traçar um mapeamento da rede baseado nos ISP's. É bem interessante para observarmos as dimensões da internet.

      Excluir
  7. Muito interessante o artigo do "he great tech debate: Are we in a bubble or not?" mostrando as diferentes visões de grandes investidores de VC. Alguns mencionam que o capital de investimento não está girando corretamente dizendo que "Companies are netting millions but they are far from mature.", Bill Gurley. Porém, nós vimos em uma aula no início do período, um investidor de VC bastante polêmico pois realizava MUITOS investimentos em startups ao redor do mundo sem ser tão rigoroso nos seus critérios de investimento mas em compensação realizava investimentos mais baixos. Resultando que a maioria dos investimentos não tinha retorno mas as que obtiam sucesso cobriam os déficits das demais. Tendo assim, um resultado positivo, que contradiz o que os investidores defendem no debate de que o VC não está girando corretamente.

    ResponderExcluir