segunda-feira, 8 de junho de 2015

Internet e o Vale do Silício (2015.1) (08/06): "Building for the Enterprise"

Leitura:

Lecture 12: Sales and Marketing - Aaron Levie
Ted Greenwald — “"The Continuous Productivity of Aaron Levie”
Robert Cialdini’s 6 key principles of influence
Alexia Tsotsis — “Marc Andreessen On The Future Of The Enterprise”
Protections for Late Investors Can Inflate Start-Up Valuations
Lecture 13: How To Be A Great Founder - Reid Hoffman

Audiovisual:

Lecture 12 - Building for the Enterprise (Aaron Levie)
Lecture 13 - How to be a Great Founder (Reid Hoffman)

6 comentários:

  1. O texto The Continuous Productivity of Aaron Levie, é um bom exemplo do quão importante é confiar no seu potencial e ter um diferencial. Tendo como concorrentes o Dropbox e a Microsoft, Levie teria uma boa desculpa para mudar o ramo da sua empresa e tentar investir numa outra vertente, mas ele "simplesmente" decidiu continuar e fazer com que o Box (sua empresa) fizesse algo diferente das outras plataformas de armazenamento na nuvem.
    Lendo o texto é perceptível o quão decidido e bem elabora é o plano para o futuro da empresa, investir na interatividade e comunicação entre os usuários que compartilham documentos na sua plataforma.
    Nos inspirar em Levie é ter como uma ideia base que grandes concorrentes devem fazer com que você nunca se acomode e sempre busque um diferencial para agregar um valor singular no seu produto.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião essa aula foi mais uma reafirmação do que vem sendo mostrado nas aulas anteriores, das decisões que seriam ideais serem seguidas, tais decisões que já foram mostradas nas outras palestras. O que eu achei interessante foi o fato dele falar que o lugar afeta bastante, como por exemplo o ambiente e as pessoas no Vale do Silício ajuda com o desenvolvimento/crescimento, porém nem todos se sairiam bem lá, como o exemplo que ele cita, o Groupon. Ele fala que é importante a network e tudo mais, mas cada um deve procurar o local mais apropriado para facilitar seu crescimento.

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião essa aula foi mais uma reafirmação do que vem sendo mostrado nas aulas anteriores, das decisões que seriam ideais serem seguidas, tais decisões que já foram mostradas nas outras palestras. O que eu achei interessante foi o fato dele falar que o lugar afeta bastante, como por exemplo o ambiente e as pessoas no Vale do Silício ajuda com o desenvolvimento/crescimento, porém nem todos se sairiam bem lá, como o exemplo que ele cita, o Groupon. Ele fala que é importante a network e tudo mais, mas cada um deve procurar o local mais apropriado para facilitar seu crescimento.

    ResponderExcluir
  4. O texto de Reid Hoffman, na minha opinião é extremamente acurado quando fala da do mito de que os grandes fundadores de inúmeras empresas do vale do silício, como Bill Gates e Steve Jobs, são super-homens, que podem fazer qualquer coisa sozinhos, ele exemplificou o exagero atual ao falar de uma citação que fala que Gates é mais inteligente do que foi Albet Eintein, um tremendo equivoco. Muito interessante como ele descreve que um grande fundador não trabalho só, mas ele também é a sua equipe e sua rede de conexões, enfatizando esses pontos e dizendo que o grande sucesso das empresas não se dar por causa de um super-homem, mas por causa de uma série de fatores e habilidades coletivas.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o Bruno. O ponto mais interessante que achei da aula foi o de quanto que o local influencia no desenvolvimento. Não é porque você está situado no Vale do Silício que vai ter o melhor apoio possível para o seu projeto. Sim, a quantidade de especialistas em diversas áreas variadas é um grande ponto positivo do VS, mas talvez não seja o que você precise. O sucesso de um negócio está ligado a diversos fatores em conjunto, e o meio segundo Aeron Levie, é um dos fatores de peso.

    ResponderExcluir
  6. Achei extremamente interessante a entrevista da jornalista Alexia Tsotsis, onde ela entrevistou Marc Andreessen (Americano, Cofundador do Netscape, e atualmente é um empreendedor e investidor, além de ser convidado frequentemente para palestras no Vale do Silício) , onde o foco da entrevista foi “On the Future Of the Enterprise”.

    Marc explicou muito bem o cenário histórico da indústria de softwares para empresas. No início, somente as enormes corporações é que tinham acesso a software de qualidade, pois estes eram extremamente caros. Ele argumenta que atualmente, praticamente qualquer pessoa pode ter acesso a um computador, e pode desenvolver software, porém no passado isso era bem diferente. E toda a colaboração que existe na Web em forma de projetos Open-Source, como no GitHub ou BitBucket, ajudam muito a novos projetos conseguirem um alto padrão de qualidade. Isso torna o cenário atual ideal para o desenvolvimento de software corporativo, como também foi bem enfatizado na aula/palestra do CEO e cofundador da Box (Aaron Levie).

    ResponderExcluir