quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Tecnologia, Lei e Sociedade" (2019.2) (30/10): "Resistência contra censura na Internet, e o Projeto Tor"

Leitura:
BBC News launches 'dark web' Tor mirror
BBC News Goes Dark with Censor-Busting Tor Site
The Tor Project
Dark web
Deep web
Attacks Landscape in the Dark Side of the Web

Audiovisual:
BBC News launches 'dark web' Tor mirror
Updates from the Onion
What is The Dark Web? Why Can't it be Shut Down?
Dark web, deep web, surface web: secrecy v. transparency

8 comentários:

  1. Anonimato hoje em dia, principalmente na internet, é uma coisa que as vezes é necessária principalmente quando tem um cunho político onde alguns países reprimem total a liberdade de expressão, e como vemos aí a lei da privacidade está cada vez mais sendo discutida e tendo algumas exceções de privacidade que eu acredito que vai chegar num patamar a nível político (onde quem criticar o governo anonimamente poderia ser exposto por exemplo) e creio que as pessoas vão começar a procurar formas de se expressar "fora da internet", coisa que o Tor possibilita, já que é praticamente impossível rastrear alguém devido a sua criptografia forte. O problema é que softwares como o Tor que possibilitam isso também possibilitam coisas muito maiores e ruins, como por exemplo um atentado terrorista que poderia ser orquestrado na rede e ser impossível antecipar isso. Eu vejo o Tor como algo bastante preocupante e que caso não haja intervenção nem que seja parcial nele, nos próximos anos podemos ter um impacto social enorme devido as exceções aplicadas na lei da privacidade pra internet "legal".

    ResponderExcluir
  2. É bem curioso ver a carga negativa que existe sobre a deep web e o quanto uma parcela consideravel de pessoas ainda vê ela como algo completamente negativo.
    Enquanto isso, grupos que buscam lutar contra censura usam a deep web como fonte para a liberdade de expressão.
    É uma dualidade bem interessante. Enquanto de um lado existe essa luta por uma maior privacidade e maior liberdade com relação ao que as pessoas querem acessar na internet, do outro temos grupos de pessoas que usam isso apenas para fins perversos.
    Claramente não é algo simples de se discutir ou regulamentar, qualquer tentativa de mexer em algum desses meios acaba afetando o outro por consequência.
    Acredito que muitas pesquisas ainda deverão ser feitas ate que tenhamos um conhecimento melhor de como intervir nesse setor.

    ResponderExcluir
  3. É altamente necessário para a existência de democracia e liberdade de expressão que haja alguma forma de comunicação e disseminação de ideias sem escrutínio por parte do governo. Embora medidas "escondidas" na internet assim como o TOR e outras formas de interagir com a deep/dark web abrem porta para intenso abuso e disseminação de atividades ilegais, eu as considero ou um mal menor que deve existir para maiores liberdades, ou como um mal que deve ser tratado de forma que infrinja minimamente com a noção de liberdade através da internet.
    Com o quão vital a internet se torna na nossa vida (algo que ainda continua a crescer), o número de cyber-crimes e maneiras de abusar de anonimato crescem juntamente, e isso é algo que sempre terá de ser tratado pelas autoridades responsáveis, mas certamente acho que deveria ser extendido pelo menos alguma forma de proteção ao TOR e outros serviços, visto que liberdade de expressão é vital para manutenção de liberdades civis, e nem sempre é possível tê-la sem esse anonimato em alguns governos vividos atualmente.

    ResponderExcluir
  4. Sendo um programa que protege a identidade e a privacidade de seus usuários enquanto eles estão online na Internet. Vi que ele oculta a sua identidade na rede e impede que qualquer interessado visualize as suas tarefas, acho meio perigoso esse ato pois como sabemos existem pessoas de má fé no mundo, se por um lado a privacidade pode ser algo bom , pro outro lado também não.
    Relacionando a isso temos a dark web que é uma parte da deep web, onde há coisas lá obscuras, polêmicas, bizarras e até ilegais, pra uma pessoa de má índole e com atitudes duvidosas e com o projeto tor isso cai como uma luva pra ela para cometer crimes.

    ResponderExcluir
  5. Muitos dizem que a “deep web”(que na verdade se chama dark web) é onde acontecem as piores coisas da internet… Eu gosto de olhar de outra perspectiva: é onde acontece com mais facilidade as coisas ilegais. Por que isso passa a não ser perjorativo? basta analisarmos a fala de Marther Luther King: “É nosso dever moral, e obrigação, desobedecer a uma lei injusta.”, que se referia as leis de opressão aos negros dos EUA em sua época.

    Tor é uma ferramenta feita para incentivar a liberdade e acabar com a opressão, por mais que seja desvirtuada por algumas pessoas. Essa ferramenta torna a comunicação da população mais fluida, sem barreiras de julgamentos ou de opressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " “deep web”(que na verdade se chama dark web) " Oops! "deep web" e "dark web" são DIFERENTES. Leia o material da Wikipédia indicado

      Excluir
    2. Sei que são coisas diferentes, por isso botei entre aspas. Quando falei de deep web, quis me referir a dark web. chamei de deep web por que é como as pessoas falam ao se referir a dark web. Foi uma ironia mal colocada, perdão por isso.

      Excluir
  6. Relativo a dark web ela é sim meio em que é possível uso com propósitos ilícitos, como por exemplo o uso feito por denunciantes de organizações que estejam observando algo inapropriado acontecendo em sua empresa.
    Porém, é sabido que boa parte dos serviços da dark web são ilícitos, como por exemplo o uso para espalhar difamações anônimas, distribuição de conteúdo ilegal, venda de substâncias controladas, armas e cartões de créditos roubados. Ainda mais, existem registros¹ que apontam o uso de onion services como em sua maioria para propósitos ilícitos.
    No entanto, vivemos em uma era em que muitos usuários têm buscado privacidade online e isso é algo que pode ser oferecido pela dark web(ainda que não de maneira perfeita), então devem haver mudanças inovativas na Darknet que possam prover algo de interessante para os mercados e websites comuns aprenderem.

    Fonte: 1 - https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00396338.2016.1142085

    ResponderExcluir