quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Tecnologia, Lei e Sociedade" (2019.2): "Tecnologias para o Bem Comum"

Leitura:
Altruism Still Fuels the Web. Businesses Love to Exploit It
20 Tech-For-Social-Good Startups To Watch As Tech Nation Tackles Signs Of The Sector Stalling
Technology for Social Good
Can Tech Be Used For Social Good?

Audiovisual:
Jonathan Zittrain on Technology for the Social Good
Society – Technology – People: Interview mit Prof. Yochai Benkler
More social good in tech, more tech in social good
Pioneers 19 - May 10th - Arena: Empowering Partnerships: Tech for Social Good

5 comentários:

  1. Sabemos que hoje em dia pensar no bem estar social é uma questão que está ficando cada vez mais polemizada e discutida entre empresas de tecnologia, pois toda tecnologia tem algum impacto social seja ela diretamente, como por exemplo um aplicativo que incita a prática de empatia nas pessoas (bontê), ou indiretamente, como por exemplo um jogo de encaixe (tetris), nesse caso o tetris consegue ajudar no racícionio, coisa que a gente pode ligar a desafios do trabalho e agilidade de tomada de decisões para um grupo, ou seja gera impacto em outras pessoas. Fazer uma tecnologia socialmente orientada, seja ela focada no bem social implicitamente ou explicitamente é essencial, pois garantimos que estamos beneficiando pessoas e não apenas a tecnologia em si. Isso poderia ser feito por exemplo, sempre com a equipe analisando consequências X benefícios a cada uma sprint ao desenvolver novas funcionalidades ou mudanças num determinado software. Eu poderia citar aqui o Uber, que é uma das aplicações que recentemente vejo gerando bastante novas funcionalidades e que tem um impacto social relevante que é a mobilidade de pessoas. O uber tem um fator importante que é trazer mobilidade com segurança, e não diretamente explícito um fator que é empatia entre pessoas, querendo ou não o motorista tem que ser paciente com o passageiro, saber compreendê-lo durante a viagem e promover um bem estar a ele (principalmente ligado a segurança). Levando em consideração a funcionalidade de se comunicar com o passageiro ou motorista antes da corrida iniciar, isso assegura o bom atendimento do motorista ou a educação do passageiro? É um ponto importante a se comentar porque existem diversas formas de lidar com situações ruins na comunicação entre pessoas, um motorista podia destratar um passageiro facilmente com palavrões, etc ou vice-versa, e o Uber não tem nenhum tratamento imediato para evitar esse tipo de coisa. Uma ideia pra promover o bem-estar de ambos por exemplo, seria filtrar certas frases ou palavras que possam impactar numa péssima experiência pra ambos e a corrida já ser cancelada antes mesmo do remetente ler, pensando assim nessa funcionalidade orientada ao bem estar social, obviamente não resolveria todos os cenários do problema, mas é uma forma de evitar alguns cenários ruims.

    ResponderExcluir
  2. Nosso sistema sócio-econômico vem cada vez menos valorizando o capital, digo isso por que empresas estão cada vez mais defendendo alguma causa social, mesmo que apenas na fachada(vide Nestle e sua propaganda contra as queimadas na amazônia, ainda que a empresa utilize de trabalho escravo para produzir).
    Será que, com o avanço tecnológico e a remodelagem do atual sistema(que terá que acontecer com a automatização de processos), será criado, eventualmente, uma renda básica universal? Isso seria um grande estímulo ao que chamam de "tecnologia para o bem", pessoas teriam que se preocupar menos com botar comida na mesa e mais com o que realmente querem, deixando espaço para as pessoas que querem o bem gastarem seu tempo sendo de fato útil para a sociedade

    ResponderExcluir
  3. Hoje, nos vemos cada vez mais o discurso sobre tecnologias que são desenvolvidas para o bem comum ou o bem social.
    Em particular isso é bastante notável quando há o envolvimento de startups ou algum discurso de empreendedorismo. Nesses meios, nos vemos muitas pessoas ou ate corporações com o intuito de resolver algum problema que a sociedade vem enfrentando mas não possui soluções definitivas, e embora muitas dessas "iniciativas" possuam fins lucrativos, muitas delas começam apenas com essa ideia de tentar resolver a dor de um grupo "x" de indivíduos.
    É, também, interessante notar quantas "metodologias" de busca de solução de problemas surgiram nos últimos anos, justamente tentando focar nesse tipo de iniciativa.
    É até curioso perceber que nesses meios onde existem cada vez mais o desenvolvimento de práticas que começam com um fim altruístico é também onde há uma das maiores buscas de maneiras de "explorar" essas ideias para lucros pessoais.

    ResponderExcluir
  4. Interessante de salientar que embora os sistemas governamentais sejam "líderes" em investimentos sociais/bem comum, quem tem mais investimento em bem comum no âmbito de tecnologia são corporações/capital privado, embora não necessariamente por fins filantrópicos, seja para aprimorar sua visão pública, ou até mesmo encontrando sucesso em coisas que seriam tangencialmente consideradas "bem comuns" (como a Microsoft comprando a Github), vendo que é o caminho incentivado pelo mercado.
    Será que o mercado de tecnologia continuará a expandir de forma que beneficia o público em geral? Normalmente a obtenção de capital vai contra os interesses da população, voltado ao auto-interesse, mas como podemos ver atualmente, não é uma necessidade.

    ResponderExcluir
  5. A partir da tecnologia, uma poderosa ferramenta que nos permite impactar a pessoas de diversas formas (positiva ou negativamente) e com o acesso amplamente massificado, devido a globalização, as pessoas têm ganhado mais capacidade para contribuir para o bem maior. Como exemplo a jovem Sheeza Shah que vem trabalhado utilizando fortemente a tecnologia para causar um impacto positivo nas vidas das pessoas, tentando resolver certos problemas sociais. Outro exemplo são algumas fundações de educação voltadas a tecnologia (como exemplo: Microsoft Education) que vem atraindo jovens interesandos a cada vez mais tornaressem engajados no meio virtual e como resultado disso podemos ver pessoas inseridas em um meio com um determinado problema e que depois de tornar-sem mais "amigos da tecnologia" pode solucionar este tipo de problema que lhes atingiam e a outras pessoas também. Ou seja, com a maior intensificação da globalização e acesso a tecnologia, podemos esperar mais atos de bondade das pessoas e mais pessoas sendo ajudadas pela tecnologia.

    ResponderExcluir