quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Tecnologia, Lei e Sociedade" (2019.2): "A Internet e a Inteligência Coletiva"

Leitura:
Collective intelligence
THE COLLECTIVE INTELLIGENCE OF THE WEB
Internet as common or capture of collective intelligence
How Collective Intelligence Will Drive The World’s Greatest Innovations
Smarter Parts Make Collective Systems Too Stubborn
Is massively collaborative mathematics possible?

Audiovisual:
What is Collective Intelligence?
BBC The Code The Wisdom of the Crowd
The wisdom of the crowd (with Professor Marcus du Sautoy)
The Wisdom of Crowds
The wisdom of crowds | Karl Mattingly | TEDxBrighton
James Surowiecki: The Power of the Collective
How Collective Intelligence Can Change the World | Geoff Mulgan | RSA Replay
How Collective Intelligence Will Drive The World’s Greatest Innovations

4 comentários:

  1. Chega a ser incrível como hoje em dia os algoritmos estão numa metamorfose que poderíamos até considerar evolutiva, onde podemos ter o que chama-se de Inteligência Coletiva, onde multiusuários conseguem “construir um algoritmo” (crowdworking) sem nem perceberem (diretamente), já que hoje em dia vivemos expondo mais e mais informações na nuvem, sendo assim “explorados” por uma inteligência artificial, isso tudo graças ao famigerado Avanço Tecnológico. Exemplo disso são em fórums, onde pode-se dizer que são lugares com uma gama enorme de informações dadas por demasiados usuários e que podem contribuir na construção de algoritmos de buscas do google. O algoritmo consegue utilizar uma métrica de relevância de comentários em sites e assim aprender de acordo com o conteúdo comentado pelo usuário e dar relevância a informações encontradas.
    Eugeny Mozorov na publicação “Internet como provisor ou captura de inteligência coletiva” faz uma comparação bastante relevante relacionada a coleta de dados entre a internet dos anos 90 e nos tempos atuais, e ela chega a conclusão de que política e avanço tecnológico rápido tiveram bastante impactos sociais nas formas atuais de construir algoritmos coletando informações do usuário. Ela mostrou um fator importante sobre a questão política que é ao “liberalismo” que a internet passou a oferecer, visto que, a internet é algo de “pouco tempo” e não se há tanta burocracia governamental para saber lidar com a gama de informações que ela produz por dia, e quanto ao motivo tecnológico é que todo mundo utiliza smartphones inteligentes hoje em dia, e eles têm sensores e conectividade com a Internet, dando assim novas formas de coletar informações e produzir uma gama de informações para máquinas inteligentes produzirem seus algoritmos. O fator de segurança levantado por ela nos faz pensar que a construção de algoritmos por participação nossa é algo consentido e muitas vezes involuntário já que a tecnologia está presente em muita coisa do nosso dia-a-dia, e usamos sem nem pensar que estamos “trabalhando” para essas empresas produtoras ganharem mais dinheiro em cima do nosso fornecimento.

    ResponderExcluir
  2. A era da internet aumentou bastante a velocidade de interação da humanidade e trouxe consigo a possibilidade de realização de experimentos na área de inteligência coletiva em um grau de muito maior facilidade. Em alguns desses experimentos podemos observar situações interessantes. Similar a um antigo experimento de adivinhar o peso de um boi, em que muitas pessoas não acertavam o peso certo, mas que a soma dos valores das adivinhações divida pelo número de adivinhações era bastante próxima do peso correto. Vimos também um cenário parecido acontecer no documentário "The Code - The Wisdom of the Crowd" da BBC, o que da nuances da possibilidade de usar informações do coletivo para adquirir conhecimento.
    Porém existe também o perigo dessa grande rede desestimular o pensamento individual, aniquilando assim bastante conteúdo criativo. Dito isso, o maior desafio de inteligência coletiva está em filtrar o conteúdo de seu estudo, trazendo novas possibilidades e idéias para o ser humano e não apenas gerando um acúmulo de informações.

    ResponderExcluir
  3. Lendo e vendo o vídeo de inteligência coletiva, entendi que era simplesmente você compartilhar conhecimentos com outras pessoas por recursos como a Internet, sendo assim muito importante a solidariedade de um indivíduo com o outro.
    Aplicando na área de computação eu logo associei esse termo ao “código de software aberto”, pois como o nome mesmo diz o código em si se encontra aberto, podendo qualquer desenvolvedor modificar o software.
    A ideia é permitir que várias pessoas diferentes possam trabalhar no programa e fazer alterações. A ideia é tratar todos os usuários como co-desenvolvedores.
    Outro exemplo de benefício foi quando a NASA com a ajuda de inteligência coletiva conseguiu mapear a superfície de Marte, sendo assim pode se ver olhando esses dois exemplos da importância da Inteligência coletiva.
    Mas como tudo nessa vida , há o lado negativo. A inteligência de todos os indivíduos pode tanto resultar na implementação de um ambiente de interação e de construção de conhecimento, quanto em ambiente para invasão de privacidade, fraudes e disseminação de pragas virtuais.
    Também existe a tão “maria vai com as outras” , ou seja as vezes um indivíduo se afasta da opinião individual acreditando que a opinião coletiva está certa , pois ele acha mais fácil mudar de opinião do que desafiar o grupo.

    ResponderExcluir
  4. Inteligência coletiva é algo meio difícil de definir já que a inteligência por si só já é algo complexo de se definir. Mas fala mais ou menos sobre o que conseguimos alcançar com conhecimento compartilhado. É incrível como isso tem o poder de mudar o mundo, mas existem barreiras que criamos(aos poucos vem sendo quebradas) econômicas e sociais. A maioria das pessoas trata dessa inteligência apenas nas relações entre seres humanos. Mas já está provado que animais também pensam. E se considerarmos que todo ser vivo tem inteligência? e que o coletivo disso gera algo harmônico e comum como mostra o exemplo do vídeo do peso das vacas? coisas assim fazem a vida ser mais bela, a manifestação da vida tender a harmonia mesmo em meio ao caos. Uma ressalva, apenas, é que o conhecimento compartilhado sem sabedoria é perigoso.

    ResponderExcluir