quarta-feira, 7 de agosto de 2019

"Tecnologia, Lei e Sociedade" (2019.2): "A Natureza da Tecnologia, e o Crescimento Exponencial"

Leitura:
The Law of Accelerating Returns
Technological singularity
Why Tech Is Accelerating

Audiovisual:
Technology's epic story
Peter Diamandis LiveWorx Keynote on Exponential Tech: Disruption on the Road Ahead
Exponential Technology by Peter H Diamandis
What is technology? Is technology a new thing? (You can speed up audio in Settings)
Kevin Kelly: What Technology Wants

4 comentários:

  1. É importante enfatizar sobre o que Kevin Kelly diz sobre conflitos envolvendo a sociedade e a tecnologia, pois nos faz refletir muito sobre o tanto que muitas pessoas não conseguem acompanhar o avanço tecnológico. Kevin faz uma comparação empírica relacionada a tecnologia que faz bastante sentido, se levarmos em conta que com o crescimento exponencial da tecnologia, muitas das pessoas que produzem alguma tecnologia, não enxergam que com esse avanço rápido há uma relação impactante a capacidade humana de saber se adaptar com esse avanço, e, pode haver algum déficit social e até ao próprio meio físico de convívio. Um bom exemplo disso é a tecnologia sustentável, embora com bastantes inovações em sua área como carros elétricos, energia eólica, ainda assim existe pouca política de países que dão relevância e foco do uso dessas tecnologias, fazendo assim com que a sociedade caminhe de forma mais lenta que ao próprio avanço tecnológico sustentável. Outro fator interessante feito por ele é sobre gerações e o avanço tecnológico, a tecnologia avança mais rápido que uma própria geração. Hoje vemos impactos muitos maiores na geração de uma mãe e impactos muito menores para de seu filho, visto que a mãe nasceu num tempo em que as tecnologias resolviam apenas certos problemas, e da geração dela pra de seu filho existem duas vezes mais soluções tecnológicas pros problemas, essa adaptação geralmente requer ser de forma rápida (visto que as mudanças são constantes e rápidas para tecnologia) e existem vários fatores que dificultam essa adaptação como por exemplo a resistência a novas tecnologias depois de certa idade.

    ResponderExcluir
  2. O interessante video de Kevin Kelly falando sobre a historia da
    tecnologia, começa,como que eu chamaria de uma pergunta básica
    e necessária "o que significa tecnologia?" daí ele começa a falar sobre
    a historia da tecnologia.
    Observando O video percebe-se que Kevin pesquisou e encontrou a época
    em que o foi usado a palavra tecnologia pela primeira vez, sendo em 1829,
    É interessante como Kelvin mostra que a ideia de tecnologia não é uma coisa
    recente e que está presente na vida do ser humano mais tempos que nós
    imaginamos, e o quanto ela está também presente em pequenas coisas,
    desde lâminas ate raspadores e a tecidos, e o alto nível de dependência
    do ser humano a ela ajudando a humanidade em defesa da própria sobrevivência,
    aumentando drasticamente , dominando o planeta.

    No texto "Why Tech Is Accelerating" o focou pelo o que eu percebi foi mostrar
    a diferença entre a lei de Moore e a lei do retorno acelerado.
    Enquanto a lei de Moore profetiza que a quantidade de transistores que
    poderiam ser colocados em uma mesma área dobraria a cada 18 meses
    mantendo-se o mesmo custo de fabricação.Mas se viu que essa lei é apenas
    um 5º paradigma do crescimento exponencial computacional, sendo assim um subconjunto
    de uma ideia exponencial mais ampla.
    O texto também indaga o porquê da tecnologia estar acelerando, o que
    achei bem óbvio o raciocínio que ele apresenta, falando das
    evoluções e como elas futuramente resultam em um produto melhor
    e a capacidade de reunir energia e se reproduzir de forma mais eficaz

    ResponderExcluir
  3. A velocidade de mudança apresentada pelo Peter Diamandis se apresenta tão confortável quanto intimidadora. O momento qual ele dá a alcunha de "momento de interface final" em que uma IA recebe seus desejos e toma ações mediante estes, é seguido de exemplos que sintetizam bem a minha primeira afirmação. Ele começa citando uma requisição para que uma impressão 3D seja feita através de buscas de materiais mais baratos e termina em outra pedindo para que se altere o genoma de um filhote de cachorro, realçando que esses pedidos não serão feitos por pessoas que necessitem de expertise no assunto, o único requisito necessário será o desejo.
    Apenas esse cenário citado acima já seria indicativo da necessidade de investimentos na área de educação tecnológica, para que o uso da tecnologia fosse feito da maneira mais adequada possível. E mais ainda, essa imposição é intensificada pelos sinalizadores de que mais pessoas estarão conectadas nos próximos anos. Precisamos também investir na regulamentação dessas tecnologias, visto que se se uma inteligência artificial irá fazer o ser humano ultrapassar cada vez mais seus limites, então está terá que o fazer seguindo também pelas normas formais e informais que pairam sobre nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  4. A lei de Moore já falava sobre o avanço exponencial e, aos poucos, foi se tornando falha(como o próprio Moore previu)... Porém, a computação quântica está na nossa cola e talvez irá extrapolar essa lei. Segundo alguns cientistas da área, irá mudar as estruturas da nossa sociedade por, entre outras coisas, resolver problemas ainda não resolvidos na matemática. Como a sociedade irá se comportar com tanto avanço de uma vez só? ela conseguirá usar isso de forma positiva? conseguiremos ou devemos ter algum tipo de controle sobre o uso dessas tecnologias que aparecerão cada vez mais rápido? Concordo que a maioria das pessoas usa as tecnologias para o bem, mas também concordo que existe um número muito pequeno de pessoas que usa pensando no mal. É tudo muito achismo, mas espero que tenhamos atenção e não deixemos o crescimento ser desorganizado, para não dar margem a essas pessoas perdidas usufruírem do caos gerado nesse crescimento desorganizado na sociedade

    ResponderExcluir