quinta-feira, 8 de março de 2018

Tecnologia, Lei e Sociedade" (2018.1): "A Internet e a Inteligência Coletiva"

Leitura:
Collective intelligence
THE COLLECTIVE INTELLIGENCE OF THE WEB
Internet as common or capture of collective intelligence
How Collective Intelligence Will Drive The World’s Greatest Innovations


Audiovisual:
BBC The Code The Wisdom of the Crowd
The wisdom of crowds | Karl Mattingly | TEDxBrighton
21CLI - James Surowiecki - Keynote Speaker (4th Annual Conference)
Pierre Lévy no Senac São Paulo: Diálogos sobre Inteligência Coletiva
How Collective Intelligence Can Change the World | Geoff Mulgan | RSA Replay
How Collective Intelligence Will Drive The World’s Greatest Innovations

5 comentários:

  1. O advento da internet trouxe um novo rumo à inteligência coletiva no que diz respeito à velocidade de troca de informações e ao nível de interação entre as pessoas. Porém, como foi pontuado em sala, abriu espaço a uma enxurrada de notícias falsas que ganharam ainda maior poder de dispersão com a popularização de redes sociais como Facebook e Whatsapp. Há também uma outra característica nas informações que hoje trafegam: é cada vez menor o nível de aprofundamento dessas mensagens e cada vez maior o uso de vídeos, ao invés de textos, como meio de transmissão destas o que torna a absorção dessas informações mais efetiva, seja de notícias válidas ou falsas. Vale citar o caso do Facebook que estuda formas de diminuir a dispersão de notícias inverídicas. A produção coletiva talvez seja a melhor alternativa para a construção da Web Semântica já que somos os melhores intérpretes de linguagens naturais que promete trazer uma maior autonomia na forma como as máquinas processam informação. De qualquer forma como foi comentado na entrevista do Joi Ito a capacidade de criação depende tanto da criatividade em si como da liberdade que a pessoa tem em arriscar e experimentar. Metade das invenções surgem de cenários inesperados onde sem uma visão ampla e aberta seria difícil notá-las. Ainda sobre a entrevista com o Joi ela termina com um ponto que havia sido levantado no seminário anterior: "We’re inherently adaptable. A lot of things that we’re afraid of now will turn out actually to be good.". Ou seja, temos a capacidade de nos adaptar e usar toda essa força coletiva a favor do que é bom, de boas soluções e tornar o que hoje é um empecilho em algo positivo.

    ResponderExcluir
  2. Como dito na discussão anterior, cabe a nós decidirmos o rumo da tecnologia. Os usuários irão decidir se farão uso da tecnologia para o bem ou para o mal. Na discussão deste tópico, temos um exemplo prático dessa escolha: a inteligência coletiva. Esse conceito está completamente atrelado ao compartilhamento de dados e informações por parte dos usuários: ninguém sabe de tudo, mas alguém sabe de alguma coisa e, através disso, pode compartilhar informações e tornar o conhecimento descentralizado. Apesar de ser um termo antigo e presente em áreas da psicologia, por exemplo, com o advento da internet, tornou-se ainda mais fácil colocá-lo em prática. Podemos dizer que um sinônimo para internet é compartilhamento. E aí entra o que foi dito antes: cabe aos usuários decidirem se irão utilizar isso para o bem (compartilhamento de informações verdadeiras, notícias importantes e conhecimento nas mais diversas áreas) ou para o mal (compartilhamento de fake news, por exemplo). Devido a grande quantidade de dados, torna-se difícil verificar se uma determinada informação compartilhada na internet é verdadeira ou falsa. E, como diz o ditado popular: "uma mentira contada mil vezes torna-se verdade". Aplicando ao nosso contexto, podemos dizer que é extremamente fácil um usuário compartilhar um dado falso achando que é verdadeiro e aí teríamos o mau uso da inteligência coletiva. Algumas mídias digitais já estão buscando meios de evitar o compartilhamento de fake news, mas é bastante interessante, conforme mostrado no vídeo da BBC, que a inteligência coletiva tende para a informação correta. Apesar de muitos pontos fora da curva, juntos somos mais fortes (inteligentes).

    ResponderExcluir
  3. Antigamente não era possível realizar atividades como o compartilhamento de informações, ideias e opiniões através dos canais de comunicação tradicionais e ao observamos a expansão da internet e a evolução das mídias digitais, a livre conexão entre as pessoas, em permanente troca de opiniões e informações, passamos a entender melhor como esse ambiente tornou-se perfeito ao compartilhamento de ideias. Dessa forma vimos surgir
    uma cultura do faça você mesmo na internet e essa inteligencia coletiva é algo hoje em dia de extrema importância, ajudando e cada vez mais atraindo inúmeras pessoas.

    ResponderExcluir
  4. O crescimento da tecnologia, especialmente a Internet, tem causado mudanças em vários aspectos de nossas vidas, como na forma pela qual consumimos bens e conteúdo, como nos comunicamos, etc. Uma consequência evidente dessa mudança é o avanço da chamada inteligência coletiva, isto é, do conhecimento que emerge da colaboração. Estudos evidenciam que a inteligência coletiva muitas vezes se mostra mais eficaz na resolução de problemas complexos do que a inteligência individual, inclusive a de especialistas. Além disso, com o advento da Internet e suas redes conectando todo tipo de pessoas, dos mais diversos backgrounds de conhecimento e distintas partes do planeta, a inteligência coletiva aparece como uma nova forma de organização que demanda menos recursos das pessoas engajadas, facilitando assim a cooperação de grupos para um certo objetivo. A própria Web se utiliza da inteligência colaborativa de seus usuários, como por exemplo o algoritmo de Pagehank do Google. Outro exemplo é a filtragem de conteúdo que acontece em redes sociais, como o Facebook, onde o conteúdo direcionado é baseado nos interesses de grupos de usuários do serviço. O pensamento coletivo também se faz importante em situações atípicas, como na ocorrência de desastres naturais, no sentido de promover a divulgação de notícias de forma rápida e em tempo real a partir de indivíduos inseridos no contexto, o que comumente produz conteúdos mais confiáveis e corretos do que os divulgados pela mídia mainstream.
    A ideia de grupos de mentes pensantes trabalhando em conjunto, de forma gratuita e livre com o objetivo de gerar conhecimento útil é fantástica. Todavia, a existência dessa grande rede virtual interligada pode acabar desencorajando as pessoas a pensar individualmente e com isto gerar conteúdo inédito, não apenas redirecionar ao que já existe e foi pensado coletivamente. Sendo assim, o desafio da inteligência coletiva está centrado em encontrar estratégias para tornar o conhecimento coletivo de fato inteligente, que não seja apenas um acúmulo de informações, mas sim que traga novas possibilidades e oportunidades direcionadas à evolução do conhecimento humano.

    ResponderExcluir
  5. Ao analisar o conceito de inteligência coletiva me levou a pensar de forma analoga com animais, por exemplo abelhas nas comeias, porém depois de entender a definição que Pirre Lévy deu sobre a definição da inteligência coletiva acabou mudando toda minha analogia. Analisando a definição Como a própria definição do Pierre Lévy: “É uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências”. A inteligência coletiva, a princípio, pode ser comparável com as ações de animais, mas, existe um conceito dentro da inteligência coletiva que muda a visão, de uma comparação entre animais e seres humanos, que é uma inteligência distribuídas por toda as partes, segundo Lévy, ou seja, cada indivíduo tem noçao de como sua participação está afetando as ações alheias, diferentemente de animais, como abelhas que fazem suas ações sem noção de sua participação e não sabem como está compondo-se com outros indivíduos. Segundo está definição, podemos entender melhor que a inteligência coletiva não é submetido a um grupo ou não é reservado a poucos "privilegiado" ou seja é descentralizada nos indivíduos. Na inteligência coletiva existe uma estrutura descentralizada, onde cada indivíduo é singular, e também é flexível em desenvolver e valorizar suas habilidades em um ambiente plural e de constantes mudanças, contra ponto essa visão, nas comeias, por exemplo, tem uma estrutura hierarquica imutável onde cada abelha tem atos mecanicamente cegos e automáticos. Com o crescimento da internet essa inteligencia distribuida tem se potencializado mais ainda com vários projetos open sources, e nesse caminho as principais competências individuais é claramente mais destacados e valorizadas, assim promovem-se mais interações como suporte para decisões, ações e acontecimentos, promovendo a transformações contínua do conhecimento.

    ResponderExcluir