quinta-feira, 1 de março de 2018

"Tecnologia, Lei e Sociedade" (2018.1): "Tecnologia, Crescimento Exponencial, e a Singularidade"

Leitura:
The Law of Accelerating Returns
Technological singularity
Why Tech Is Accelerating
Forget ideology, liberal democracy’s newest threats come from technology and bioscience

Audiovisual:
Imagining the Future: The Transformation of Humanity | Peter Diamandis | TEDxLA
What is technology? Is technology a new thing? (You can speed up audio in Settings)
Kevin Kelly: What Technology Wants
Kevin Kelly: Technology's epic story
Kevin Kelly: How AI can bring on a second Industrial Revolution
Ray Kurzweil - UIF Silicon Valley Meetup November 2017

6 comentários:

  1. Quando se fala em tecnologia e futuro as palavras que vem a tona são: medo, dúvida, expectativa, etc. Quantas vezes o mundo ja se perguntou: Será que ainda temos como avançar mais na tecnologia? E as respostas são mostradas com mais e mais tecnologias. Como falam os textos, um dia a máquina irá ter mais inteligencia que o homem e isso para mim é uma coisa que deveria causar medo em todas as pessoas. Nós já somos escravos da tecnologia, mas a questão é: Até quando esse avanço sem freio da tecnologia irá valer a pena?

    ResponderExcluir
  2. Muito se fala do perigo que algumas tecnologias podem proporcionar e vêem com receio a continuidade de certas linhas de pesquisa, principalmente no que diz respeito à IA. Mas nos esquecemos de uma série de avanços como a criação de fontes de energia, como a nuclear, e tantos outros exemplos que pareceram por risco à vida em geral mas que com o passar do tempo foram aperfeiçoados e hoje estão tão inseridos em nossas vidas que fica difícil dissociar uma realidade da outra. Sempre tive uma visão positiva assim como a do Peter Diamands. A tecnologia é criada para nos servir se em algum momento ela representa um risco nós a modificamos e recriamos de outra forma que melhor nos caiba. O debate deve servir como forma de levantar novas precauções para que os avanços sejam dados de forma segura. A evolução humana e consequentemente da vida que nos cerca chegou a um nível além do patamar biológico, citado pelo Peter, impulsionada pelos novos obstáculos e anseios que nos cercam. Este é portanto, um processo natural e inevitável que deve ser encarado de modo positivo.

    ResponderExcluir
  3. A medida que a tecnologia avança, também é notório o avanço da sociedade como um todo. Seja em aspectos sociais, políticos ou relacionados a segurança, por exemplo. Mas é fato que a sociedade da geração Y ainda não está completamente preparada para tantas mudanças. Surgem melhorias em aspectos econômicos e sociais, porém é crescente o número de problemas relacionados à introdução da tecnologia como uma parte fundamental do dia a dia das pessoas. Assim, torna-se cada vez mais comum vermos problemas de segurança na internet, seja em relação a proteção individual e a exposição de dados, quanto a ocorrência de crimes cibernéticos. A medida que a IA penetra cada vez mais nos sistemas computacionais de todas as áreas e automatiza tarefas (ao ponto de tornar o trabalho humano desnecessário e destruir empregos ao redor do mundo), estudiosos colocam em questão o perigo de ter um sistema inteligente em casa. Segundo Elon Musk, por exemplo, inteligência artificial é mais perigosa do que armas nucleares. Sendo assim, fica o questionamento: a tecnologia chegou para trazer benefícios para sociedade ou para causar a terceira guerra mundial? Acredito que a resposta para tal pergunta é bastante subjetiva e depende completamente de como os usuários irão moldar tal avanço tecnológico, o que está indiscutivelmente atrelado a índole de cada um.

    ResponderExcluir
  4. Victor Vianna dos Santos14 de março de 2018 às 12:31

    Há séculos, o homem refletia se seus destinos realmente eram determinados por divindades, ou se não eram mais uma consequência de suas decisões e esforços. Com a difusão desse ponto de vista, os avanços científicos se intensificaram, dando ao homem cada vez maior sensação de controle sobre o mundo, e não mais o contrário. Além disso, a nossa vontade de prever e, muitas vezes, até controlar o futuro, é uma das forças que também impulsiona o desenvolvimento. Afinal, se soubéssemos o que irá acontecer amanhã, semana que vem, ou daqui a 5 anos, certamente tomaríamos as melhores atitudes, de acordo com nosso julgamento, para obter o melhor retorno quando tal futuro chegasse; qualquer que seja a forma desse retorno.

    Hoje, um momento em que avanços tecnológicos se tornaram corriqueiros, a sensação é de que esse poder está um pouco mais próximo. Todos os dias, milhões (provavelmente bilhões) de pessoas utilizam serviços de GPS para prever que rota percorrer para o trabalho; empresas utilizam serviços de Business Intelligence para prever possíveis cenários e soluções adequadas.

    Concordo em parte com o pensamento de Kevin Kelly, que a tecnologia "quer" alguma coisa. Assim como existem padrões nos comportamentos socioeconômicos, por exemplo, padrões serão encontrados no estudo da tecnologia como um todo. Porém, tanto a economia quanto a tecnologia são oriundos de ações e interações humanas. No fim de tudo, as inovações tecnológicas são criadas para satisfazer vontades humanas. Quando o resultado não é o esperado, os criadores e os usuários tem um poder considerável de fazer ajustes.

    Inteligência Artificial já é parte intrínseca de nossa sociedade, e isso só irá aumentar; pois o ser humano está sempre em busca de maior eficiência no seu dia a dia, a fim de "economizar" seu recurso mais precioso: o tempo. É indiscutível que a eficiência, nesse ponto de vista, tem aumentado.

    ResponderExcluir
  5. O ser humano sempre procurou estar em posição de controle sobre o mundo, desde o que se refere à vida em sociedade até mesmo a parâmetros aos quais ele não pode interferir, como os fenômenos naturais. Neste contexto, o surgimento e crescimento acelerado de tecnologias computacionais mais rápidas e acessíveis traz não só inúmeros benefícios sociais, econômicos e científicos, mas também muitas preocupações, pois as consequências deste fenômeno tendem a ser cada vez mais inesperadas.
    A rápida evolução tecnológica em diversas áreas, especialmente aquelas relacionadas à Inteligência Artificial, tem modificado profundamente a forma como vivemos e nos relacionamos em sociedade e com o ambiente, e torna-se cada vez mais difícil tentar "prever" os próximos passos. Além disso, como afirma Kevin Kelly, temos inclinação a tornar as coisas cada vez mais inteligentes. Um exemplo disso é o conceito de Internet das Coisas, o qual já hoje se mostra forte, mesmo que em estágios iniciais. Todavia, nos perguntamos ainda quais seriam os limites práticos e éticos de uma IA que avança gradativamente e quais seriam suas consequências na relação de controle do homem sobre a tecnologia.
    É natural que mudanças gerem sentimentos de medo e insegurança com o futuro, mas isso faz parte do processo e, no caso, de um processo inevitável. Penso que, independente da visão, seja ela pessimista ou otimista, o avanço da tecnologia não deve ser encarado como um inimigo, mas sim como um aliado para a descoberta e aplicação de novos conhecimentos visando ao bem da humanidade.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que se continuarmos imaginando o futuro em um sistema econômico e democrático como está proposto atualmente não vá ser um futuro animador, pois imagino que viver dessa forma não integrada socialmente - como geralmente vivemos - vá resultar em crescente desigualdade como é defendido pelo historiador Yuval Harari, pois vai crescer cada vez mais a concentração de poder através do acesso as tecnologias.

    ResponderExcluir