quarta-feira, 14 de março de 2018

Tecnologia, Lei e Sociedade" (2018.1): "Tecnologia para o Bem Social"

Leitura:
NYUAD Hackathon Encourages Use Of Tech For Social Change In The Arab World
Hacking technology for the social good

Audiovisual:
Jonathan Zittrain on Technology for the Social Good
Technology + Innovative Behavior + Social Impact = Social Good
Technology for Social Good: Kim Box at TEDxSacramentoSalon
Technology for Social Good: Laurie Burns McRobbie at TEDxBloomington
Using Technology to Maximize Social Impact
The Web as random acts of kindness

5 comentários:

  1. Percebo que a sequência de temas abordados estão bem relacionados entre si. Enquanto na semana anterior foi falado sobre a inteligência coletiva no âmbito tecnológico, hoje falamos sobre Social Good. No meu entendimento, essa seria uma excelente aplicação para a tecnologia disponível à sociedade moderna. Como já falamos, o futuro da tecnologia está nas mãos dos seus usuários e este seria um bom caso de uso. Social Good, pode ser definido, segundo a Social Good Brasil, como "o uso das tecnologias, novas mídias e do comportamento inovador para contribuir com a solução de problemas da sociedade". Esta é uma causa tão importante que sobretudo o governo tem sido um bom player através do incentivo de hackathons e maratonas relacionadas a solucionar problemas de sua sociedade, expondo como exemplo local o Hacker Cidadão, hackathon criado pela Prefeitura do Recife com o objetivo de gerar soluções para problemas vivenciados pelos cidadãos e assim melhorar a qualidade de vida urbana. Mas é válido salientar que não só o governo incentiva o Social Good, mas também empresas privadas. O tema é de grande abrangência e, para facilitar o mapeamento dos grandes problemas a serem solucionados, temos sites como o Open Startups (https://www.openstartups.net/br-pt/#challenges) e o Objetivos do Milênio, da ONU (http://www.objetivosdomilenio.org.br/). Assim é possível ver o impacto e a importância da tecnologia como uma causa mundial.

    ResponderExcluir
  2. O encontro "Hacks 4 Humanity" e tantos outros lembra a ideia aplicada à disciplina "Projeto Co-Desenvolvimento Hardware-Software" que visa a interação entre alunos de diferentes áreas/cursos na construção de soluções voltadas à sociedade em geral. É uma iniciativa interessante já que o bem estar coletivo muito influencia no bem pessoal. Mais uma vez destaca a força que a coletividade possui na construção de soluções como discutido no seminário passado. E é o tipo de iniciativa perfeita para se exercitar a criatividade e por em prática ideias inteligentes que talvez fossem esquecidas por falta de oportunidade. No caso da disciplina tem resultado em bons projetos alguns sendo até postos em prática. Apesar disso, a quantidade de projetos que se tornam reais parece ainda um tanto tímida mas essa iniciativa pode inspirar outras ações semelhantes à já citada Hacker Cidadão e também outras disciplinas do tipo citado dentro do ambiente universitário. Talvez falte esse tipo de iniciativa também entre os níveis posteriores ao da graduação. Por serem pessoas com uma experiência e nível acadêmico mais amplo poderiam surgir ideias ainda melhores. Problemas sociais, seja na atmosfera política, na saúde pública ou na educação, só no Brasil já são vários o que se torna um prato cheio para o desenvolvimento de ideias que ataquem tais problemas.

    ResponderExcluir
  3. A tecnologia hacker para o bem social é algo extremamente abrangente. O hackathon Hacks 4 Humanity na minha opinião é uma ideia brilhante. Os hackers para o bem social sempre existiram, mas eu não sabia da existência de um evento como esse hackaton onde existe um brainstorming de inúmeras ideias para ajudar realmente pessoas com problemas sérios. Os primeiros colocados todos ajudaram diretamente pessoas com algum tipo de problema. A tecnologia sempre estará disponível para todos, porém não são todos que usam ela para o bem. Esse hackaton é um excelente exemplo de como a tecnologia em mãos certas tem o poder de ajudar, nem que seja de uma maneira simples, um jogo ou uma ideia.

    ResponderExcluir
  4. A questão principal é, como as pessoas podem criar tecnologias inovadoras que melhorem as vidas alheias? A tecnologia de fato trouxe uma mudança nas relações pessoais, o que vai definir se uma tecnologia é usado para o bem ou mal é a forma que é empregado ela e quais tipo de incentivos que as pessoas tem para usar a tecnologia para este fim. Por exemplo, em um contexto de alta liberdade ecônomica e desregulado tem-se incentivos para criar tecnologias inovadoras por resolver a necessidade das pessoas, com isso possibilitando um melhor uso da tecnologia, um grande exemplo disso é a internet. Porém, quanto mais fechado é uma economia e mais regulado e o inverso acontece, pois inovar será tão custoso que não valerá a pena. A tecnologia promove uma sociedade livre ao facilitar novos canais de comunicação, competição, trabalho e negociação com outros, vencendo barreiras físicas e sociais, contribuindo para o bem estar social.

    ResponderExcluir
  5. Victor Vianna dos Santos28 de março de 2018 às 08:24

    O uso da tecnologia para o bem social está se expandindo cada vez mais, e hoje já é comum vermos grandes eventos e campanhas voltadas, especificamente, para esse objetivo. Os modelos de negócio que não levam em conta o impacto positivo que seu trabalho pode gerar, perde espaço e talentos para as iniciativas que focam em melhorar a vida do público alvo.

    Graças à eventos como NYUAD International Hackaton, e Hult International Competition for Social Entrepreneurship (citado na reportagem), alunos universitários têm a possibilidade de começarem seus empreendimentos, focados no bem social, desde cedo.

    Um bom exemplo desse mesmo incentivo sendo proporcionado mais perto de nós, é o Hacker Cidadão de Recife, organizado pela Prefeitura e pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), tendo o Centro de Informática da UFPE como um dos apoiadores. A cada edição, as equipes devem desenvolver soluções que poderão beneficiar diretamente sua própria cidade. Por exemplo, na última edição em Dezembro de 2017, as temáticas foram Espaço Urbano Seguro para Mulheres e Mudanças Climáticas.

    ResponderExcluir