quarta-feira, 6 de abril de 2016

Tecnologia, Lei e Sociedade (2016.1) (06/04): "Crowdsourcing e o Teletrabalho"

Leitura:
Crowdsourcing
The Turk
Jonathan Zittrain on minds for sale
Is Your Mind for Sale? Inside the Allure of Digital Sweatshops

Audiovisual:
Amazon Mechanical Turk Crowdsourcing Marketplace for Work - The Cloud Show (CS&A Series)
Crowdsourcing Documentary 2013
iLaw 2011: Minds For Sale
The Future of Business: Crowdsourcing & Open Innovation - Natalia Levina
Crowdsourcing Work

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O crowdsourcing combina esforços de voluntários identificados onde cada um deles, por iniciativa própria adiciona um conteúdo que consequentemente é adicionado as contribuição de outras pessoas gerando um resultado maior. No crowdsourcing ninguém é designado a realizar a tarefa, ela é realizada pura e simplesmente por vontade própria de contribuição do usuário
    Teletrabalho é um termo mais usado para terceirização, onde o “teletrabalhador” é incubido a contribuir, é pago pela sua contribuição, e faz o trabalho remotamente. Algumas atividades não podem ser realizadas por máquinas como traduções de números em imagens, por exemplo, isso faz com que determinados trabalhos necessitem ser realizados por pessoas e o teletrabalho é um meio que possibilita a realização dessas tarefas.
    Um exemplo claro de crowdsourcing é a wikipédia, onde as pessoas contribuem e geram conteúdo voluntariamente. Outro exemplos são o instagram, onde seu conteúdo é gerado e consumido pelos usuários e o o Coursera, que é uma plataforma de ensino e para lançar sua versão em português no Brasil, se valeu da contribuição de centenas de voluntários que traduziram o conteúdo gratuitamente. Este trabalho demandaria muito tempo e dinheiro, que talvez inviabilizassem o projeto.
    Tanto o teletrabalho quanto o crowdsourcing são termos que podem ser aplicados a uma ampla gama de atividades, não se restringindo apenas ao meio tecnológico.

    Anna Beatriz Sena de Arruda (abs7@cin.ufpe.br)

    ResponderExcluir
  3. Crowdsourcing nada mais é do que a contribuição popular para a construção de um produto, de forma voluntária. Hoje em dia, alguns exemplos de crowdsourcing voltados para tecnologia são os aplicativos como Waze, que depende da informação dada por seus usuários para transmiti-la para outros usuários. Informação essa que seria relevante para todos. Outro exemplo de crowdsourcing é a construção de programas de código aberto em plataformas como o github, que são utilizadas para organizar as contribuições feitas pelos usuários. Outro exemplo claro de crowdsourcing é o Wikipédia.
    Já o teletrabalho é uma espécie de terceirização para parecida com o crowdsourcing no qual, a contribuição é recompensada com dinheiro. Muitas vezes esse tipo de terceirização é utilizada por empresas de tecnologia para utilizar os contribuintes para realizar tarefas triviais que um computador não poderia fazer, simulando uma espécie de "inteligente artificial", que na verdade é humana. Um famoso exemplo desse tipo de uso do teletrabalho é o Amazon Mechanical Turk que oferece aos usuários alguns centavos para realizarem tarefas triviais assim simulando a "inteligente artificial" humana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus,
      Preste atenção na descrição do Amazon Mechanical Turk: esse serviço oferece uma plataforma para que empresas ofereçam a internautas a possibilidade de realizar tarefas e ser remunerado por isso. Não é o Amazon Mechanical Turk propriamente dito que "oferece aos usuários alguns centavos para realizarem tarefas triviais ...". Nunca é demais lembrar que os comentários devem ser feitos após ler e assistir o material recomendado.

      Excluir
  4. Crowdsourcing nada mais é do que a contribuição de uma comunidade, principalmente a comunidade online, na resolução de uma tarefa.

    No artigo "Is Your Mind for Sale? Inside the Allure of Digital Sweatshops" discute-se a utilização da sabedoria da comunidade na resolução de tarefas e em troca essa população recebe muito pouco por isso. Mas o que motiva essa comunidade a continuar resolvendo essas "tasks"? O feedback positivo que elas recebem.

    No artigo o termo "Mechanical Turk" é explicado como sendo um jogo em que se tinha um tabuleiro de xadrez em cima de um balcão e existia uma espécie de robô que jogava xadrez com um usuário qualquer e esse usuário era diversas vezes derrotado assim como muito jogadores famosos de xadrez. Dizia-se que o robô possuía inteligência artificial, porém algum tempo depois descobriu-se que havia uma pessoa dentro do balcão que fazia todas as jogadas se passando pelo robô e a inteligência artificial era uma farsa. Até criou-se o termo "Inteligência Artificial Artificial" por conta disso, pois na realidade a inteligência viria de um ser humano e não de uma máquina.

    Similar a isso, a "Amazon Mechanical Turk" utiliza-se do mesmo princípio. A Amazon oferece uma plataforma para que empresas paguem centavos para usuários comuns, dentre eles estudantes, para resolver tarefas as quais um computador poderia resolver e com isso "simula" uma inteligência artificial que de certa forma não existe, é apenas o trabalho de humanos resolvendo tarefas. Como essas tarefas são resolvidas no modelo de crowdsourcing, acaba se tornando algo poderoso. Além disso, uma questão intrigante é: o que motiva essa comunidade a continuar resolvendo essas "tasks"? A motivação é o feedback positivo que os usuários recebem. Se essas tarefas existissem dentro de um jogo, e os usuários recebessem pontos por isso, o qual não tem valor nenhum na realidade, eles o fariam do mesmo jeito pois trata-se de um feedback positivo.

    Esses fatos implicam até no entendimento do comportamento humano, pois eles são motivados não pelo pagamento,mas pelo fato de terem um retorno positivo e o crowdsourcing assim como pode ser usado
    de forma positiva na realização de tarefas para um bem comum, pode também ser usado de forma a elaborar algo para um uso pernicioso. Então, tem-se que ter cuidado no que se está colaborando e não se deixar levar tanto pelo feedback positivo e ater-se mais aos reais objetivos dessas tarefas.

    Matheus de Farias Cavalcanti Santos - [mfcs@cin.ufpe.br]

    ResponderExcluir
  5. Crowdsourcing é a idéia de pessoas comuns realizarem trabalho colaborativo na Internet, muitas vezes os quais seriam feitos exclusivamente por profissionais de um dado ramo.

    Um belo exemplo de como isso pode funcionar bem é o caso da Wikipédia. Sendo o caminho tradicional (aka. old school) a criação de artigos por enciclopedistas com a ajuda de especialistas nas áreas. Já a Wikipédia consegue atrair certamente uma grande quantidade de especialistas, mas também de pessoas comuns com diversas áreas de interesse, que doam parte de sua força de trabalho escrevendo artigos de forma descompromissada (por não possuir vínculos que as obriguem a tanto), mas geralmente comprometidas com a qualidade e excelência: não é a toa que estudos recentes da Nature mostrou a Wikipédia anglosaxônica como sendo equivalente em qualidade à secular Britannica. Referência: http://www.nature.com/nature/journal/v438/n7070/full/438900a.html

    Quanto ao teletrabalho estamos começando ver recentemente uma grande oportunidade para pessoas de diversos backgrounds (desde as mais humildes quanto às mais capacitadas) escolherem trabalhar remoto. Uma grande vantagem para esses profissionais é que eles passam a contar com inúmeras outras oportunidades. Muitas das quais não teriam de outra forma. Várias empresas adotam isso para diferentes áreas. Desde suporte técnico (caso da Apple: https://www.apple.com/jobs/us/aha.html), atendimento de pedidos (como o mostrado no vídeo da aula), a posições de engenharia de software, e inúmeras outras que não demandam necessariamente a presença física em um ambiente específico. Uma grande vantagem para os profissionais é a possibilidade de maiores rendimentos, pois passam a ser mais disputados e, às vezes, podem se beneficiar de trabalhar para outras regiões de maior poder aquisitivo, por exemplo. Já para as empresas, fica mais fácil encontrar pessoas bem capacitadas ou mão de obra mais barata.

    ResponderExcluir
  6. O crowdsourcing, como já foi visto por nós, é a contribuição de diversas pessoas para um bem maior. Existem vários tipos de crowdsourcing, como o crowdfunding, crowdvoting e crowdsolving. A contribuição das pessoas é totalmente voluntária, eles não recebem nada em troca. O teletrabalho acompanha essa linha de contribuição mas oferece alguma retribuição financeira. As pessoas realizam tarefas a distância, podendo ser de grande ou pequeno porte, e ao fim recebem a retribuição. A idéia do teletrabalho tem se espalhado e até governos de alguns países estão aderindo a essa vertente para realizar procedimentos de identificação através da ajuda remota dos próprios cidadãos. Como exemplo podemos citar o governo do Texas que permitem que pessoas assistam a imagens de câmeras localizadas na fronteira com o México e identifiquem ações suspeitas. Tanto empresa como trabalhadores tem seus benéfico no teletrabalho, as empresas conseguem adquirir mão de obra com menor custo, e trabalhadores conseguem trabalhos com mais flexibilidade. Com tanta tecnologia disponível e a disposição de colaborar das pessoas, o teletrabalho tem tudo pra crescer ainda mais daqui pra frente, expandindo ainda mais a rede colaborativa.

    Maria de Lourdes de Barros Reis - mlbr@cin.ufpe.br

    ResponderExcluir
  7. O Crowdsourcing, em uma analogia simples, é como fazer uma construção em lego onde cada pessoa que tem uma peça a adiciona junto com as outras contribuições de outras pessoas que colocaram suas peças voluntariamente obtendo uma construção cada vez maior. Posso citar aqui vários sites que acontecem dessa maneira, como as wikipédias(Falo wikipédias, no plural, porque temos diversas vertentes voltandas também para séries e jogos onde as pessoas costumam contribuir com dicas, descrições e definições de vários elementos presentes nas produções).
    Já o teletrabalho é o que acontece em sites de freelancer de desenvolvimento php, por exemplo. O programadores se cadastram e a medida que as pessoas que precisam do serviço submetem a descrição do que precisa, um programado vai pegar o trabalho pra si e vai receber um dinheiro para desenvolver o código para a pessoa pagante. Existem vários sites e foruns destinados ao teletrabalho como foruns de designers.
    Vale salientar que o teletrabalho não se restringe apenas a serviços que precisam de um especialista, como designers ou desenvolvedores. Existes diversos tipos de teletrabalho que possuem diversas tarefas para pessoas comuns, com serviços de grande e pequeno porte.

    ResponderExcluir
  8. Crowdsourcing é definido como uma rede colaborativa voluntária composta por indivíduos que podem gerar novas ideias, com isso o tempo de investigação de um problema pode ser reduzido, projetos podem ser desenvolvidos de forma mais ágil e com menos custos e é criada uma relação direta entre esses indivíduos na rede. O termo crowdsourcing é mais utilizado nos meios digitais, mas como ele é a combinação de esforços voluntários, então pode ser utilizado em outros âmbitos também.
    Na palestra The Future of Business: Crowdsourcing & Open Innovation, Natalia Levina mostra exemplos de produtos que foram idealizados e desenvolvidos a partir da necessidade de grupos da sociedade em séculos passados. Ela reitera na palestra o quanto a contribuição do público-alvo é importante para a criação de um novo produto, pois não basta identificar um problema e tentar resolver, é preciso buscar o feedback dos usuários. Ela também aborda as etapas da criação de inovação utilizando crowdsourcing. O interessante é que ela buscou vários exemplos de empresas que utilizam o crowdsourcing para melhorar ou criar produtos. Ela explica que empresas que produzem produtos similares acabam tendo experiências diferentes quando utilizam crowsourcing, pois a filosofia adotada influencia nessa experiência e o processo de inovação que ela adota também.

    Glória de Fátima Andrade Barros Lima - gfabl@cin.ufpe.br

    ResponderExcluir
  9. Durante uma procura por mais informações sobre crowdsourcing utilizada para resolver crimes encontrei o oposto. Ou seja, crowdsourcing para cometer crimes, apesar de ser errado achei muito interessante alguns tópicos do artigo. O que mais me interessei foi sobre como utilizar pessoas para cometer crimes sem que elas saibam que estão fazendo isso. O exemplo escrito foi de pessoas que resolvem o CAPTCHA de sites não-confiáveis, exemplo sites pornográficos, que para elas foi apenas um CAPTCHA como qualquer outro, porém este poderia ser um CAPTCHA de uma companhia que oferece serviço de e-mail e um criminoso está tentando hackear contas de usuários terceirizando (crowdsourcing) este trabalho para qualquer um que se disponibilize. Este é um exemplo que o autor chama de "Crime-sourcing’s unwitting accomplices", traduzindo: "Crime-sourcing de cúmplices involuntários". Crime-sourcing é um termo criado por Jeff Howe que significa ato de pegar o todo ou uma parte de um ato criminoso e terceirizá-lo para o público sejam eles voluntários ou não. Então crowdsourcing não apenas é utilizado para propósitos louváveis como também já alcançou objetivos nefastos.

    Fonte: http://radar.oreilly.com/2011/09/crime-sourcing.html

    ResponderExcluir
  10. A evolução tecnológica junto a internet, vem possibilitando uma série de ligações entre a humanidade e estreitando a comunicação em todo o mundo. A partir desse estreitamento, vários serviços estão sendo criados, onde de maneira rápida, vários usuários, em diferentes localidades do mundo, podem fazer parte do desenvolvimento ou resolução de alguns desses serviços. Um exemplo é o desse tema, onde várias pessoas em conjunto podem resolver serviços de terceiros de maneira rápida, remunerada ou não, fazerem parte do desenvolvimento de novas tecnologias ou criarem conteúdos na internet. O Crowdsourcing tem através de comunidades ou ferramentas online normalmente, acelerado e facilitado a produção de alguns serviços por parte de algumas empresas, utilizando de ferramentas que fazem uso dessas comunidades para resolução de tarefas, a partir do Amazon Mechanical Turk por exemplo, ou em diferentes vertentes, como o no crowd intelligence, crowd contest e crowdfunding, tipos citados no video "Crowdsourcing Documentary 2013". Como citado acima, existem diferentes tipos de Crowdsourcing, o Amazon Mechanical Turk citado acima, que foi inspirado numa maquina antiga chamada "the turk" ou "Mechanical Turk", que tem ajudado muito na produção de alguns serviços por parte da empresa, onde esta ferramenta possibilita que empresas através dela, encontre pessoas de diferentes lugares do mundo que realizem pequenas tarefas pra elas, em troca de alguma remuneração. Como também o KickStater, que é um tipo de crowdfunding que através de comunidades online e doações monetárias destes, possibilita que novos projetos sejam criados e lançados no mercado, dando suporte e base para o pessoal trabalhar e desenvolver esses projetos. Vários benefícios foram criados a partir do crowdsourcing, tanto para empresas, quanto para o conhecimento humano em geral. Porém, como citado por Jonathan Zittrain em "Minds for sale", onde ele analisa os efeitos de crowdsourcing socialmente e economicamente, alguns aspectos podem levar ao mau uso desse modelo de produção, onde Turkers recebem pra dá informações sobre produtos de empresas, mesmo sem conhecerem e aprovarem de fato o produto, assim também como "comentar" ou "curtir" páginas ou produtos de algumas empresas, afim de promovê-las de maneira errada. Tirando alguns detalhes ruins, o uso desse modelo de produção é incrível e nos mostra um pouco do poder da evolução tecnológica e em minha concepção, através de todas essas coisas que estudamos até agora, iremos continuar evoluindo e cada vez mais rápido.

    Marcio Mendes - mmcj

    ResponderExcluir
  11. Pessoas vêm contribuindo há muito tempo com ideias para projetos em todo o mundo, desde os relacionados à arquitetura até a agricultura. O que é diferente hoje é a força da Internet para conectar comunidades de pessoas, sejam eles programadores, designers, pesquisadores ou os jogadores, e direcionar suas energias para problemas de uma forma concertada.

    A democratização das ferramentas de produção, combinada com a escala da sociedade e quantidades crescentes de tempo livre, proporciona a mais pessoas a oportunidade de contribuir para projetos (de maneiras grandes e pequenas) do que poderíamos ter imaginado. Uma vez agregadas, essas contribuições trazem enormes realizações - como a criação do Wikipedia.

    O desafio é encontrar o conjunto certo de pessoas, tornando o trabalho significativo para eles, e elaborar com sucesso os incentivos para que eles continuem a fazer o trabalho à medida que mais projetos são submetidos.

    Mas a elaboração de um desafio para as pessoas não é o maior obstáculo para essas plataformas. Em vez disso, o seu maior problema é ser capaz de acolher desafios suficientes para sustentar a plataforma ao longo do tempo. A razão para esta restrição é um dos desconfortos fundamentais por parte das organizações patrocinadoras. Trabalhando sob a forma de projetos modulares com tarefas nitidamente divididas e, talvez mais substanciais, sem controle sobre quem está enviando o trabalho, é tão estranho para a maioria das organizações que poucos estão realmente dispostos a deixar o trabalho para eles.

    O futuro das plataformas de crowdsourcing depende que as organizações mudem a maneira como elas pensam sobre os seus negócios. De definir melhor o seu trabalho para abrir mão do controle sobre quem faz esse trabalho, uma mudança necessária para que possam colher os benefícios do modelo crowdsourcing.

    ResponderExcluir
  12. Crowdsourcing foi citado pela primeira vez em 2005-2006 por editores da revista Wired (Jeff Howe e Mark Robinson). Eles fundiram as palavras crowd (multidão) e outsourcing (terceirização) para se referirem a um novo conceito de interação social, baseado na construção coletiva de soluções com benefícios coletivos, um modelo de produção que utiliza o conhecimento coletivo e voluntário (recrutados especialmente na internet) para solucionar problemas do dia a dia, desenvolver novas tecnologias, criar conteúdo ou prover serviços.

    É possível encontrar diversas organizações que utilizam este modelo nos dias atuais, Wikipedia, G1, Ford, ReclameAqui, 9gag, etc. Até mesmo a Nasa. E isso mostra o quanto crowdsourcing é um conceito que se espalha quase que exponencialmente desde sua "criação" e quão benéfico ele pode ser para áreas diversas.


    ResponderExcluir
  13. A ideia do “crowdsourcing” é genial e leva em consideração também o fato da “inteligencia coletiva”. A ideia funciona fortemente em cima de que várias pessoas vão contribuir para alguma coisa central, cada um com uma contribuição pequena vai gerar o resultado final de algo muito maior. Uma das variantes do crowdsourcing por exemplo é o crowdfunding, onde diversas pessoas pagam uma quantia pequena que somadas geram um valor exorbitante que financia ideias, que podem ser jogos, livros, musica, qualquer coisa que você imaginar. O genial desse conceito é que a ideia esta aberta e se de fato for uma ideia “appealing” para as pessoas elas vão “comprar” essa ideia. Você não executa ela antes para saber apenas depois se ela vai vingar, ela so vai vingar se as pessoas ja aceitaram, e a partir disso você pode sentir o quão boa é sua ideia.

    Pedro Ivo Silveira Sousa - piss

    ResponderExcluir