quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Tecnologia, Lei e Sociedade" (2019.2) (25/09): "Supremacia Quântica e seus Impactos"

Leitura:
Google may have just ushered in an era of ‘quantum supremacy’
Scott’s Supreme Quantum Supremacy FAQ!
'Quantum Supremacy' Is Here, According to Mysterious Google Claims
D-Wave’s Path to 5000 Qubits; Google’s Quantum Supremacy Claim
Quantum supremacy using a programmable superconducting processor
Why I Coined the Term ‘Quantum Supremacy’
Quantum Computation: History & Overview (slides)

Audiovisual:
Quantum Supremacy: Checking a Quantum Computer with a Classical Supercomputer
Scott Aaronson - The Winding Road to Quantum Supremacy
03/01/2019 - DSC - Scott Aaronson: Quantum Supremacy & Its Applications
Quantum supremacy explained (QuantumCasts)
Quantum Computing and Quantum Supremacy
VivaTech 2019: The Quest for a Quantum Advantage
The promise and peril of our quantum future | Craig Costello | TEDxSydney

5 comentários:

  1. Supremacia quântica apesar de ser um tópico quente hoje, ainda é uma realidade um tanto quanto nebulosa para nos.
    Apesar de existirem corporações como a google que tem aparecido nos títulos de notícias que afirmam que chegou a era da supremacia quântica, nos sabemos que a realidade não é bem assim.
    Mesmo com os grandes avanços que tem ocorrido na área, e notável que ainda existe uma grande barreira entre o que foi alcançado, e o que realmente pode ser dito como uma utilização dessa tecnologia viável e aplicável na realidade.
    O caminho para isso se tornar uma realidade do nosso dia a dia ainda vai encontrar muitos problemas e dificuldades.
    O que pode ate ser visto como um "bom sinal" considerando que um dos maiores problemas a serem levantados hoje quando se fala de computação quântica é justamente a segurança, ou a falta dela, que pode vir junto com os benefícios da tecnologia.

    ResponderExcluir
  2. Acho interessante essa "corrida quântica" pois fortalece a competitividade de muitas empresas como a IBM por exemplo em tentar superar o computador quântico da Google. Na minha visão, um computador quântico é um complemento de um computador clássico, pois mesmo que ele resolva mais rapidamente certos problemas comparado a um computador clássico, ele não possui uma unidade inteiramente independente pro tratamento do problema.

    ResponderExcluir
  3. A questão de saber se a mecânica quântica permite um poder computacional exponencialmente superior (para certas tarefas computacionais) sobre a mecânica clássica é claramente uma questão profunda sobre as leis da física. De fato, como o próprio Scott Aaronson observou, você pode ver as pesquisas teóricas e experimentais sobre complexidade e algoritmos quânticos como outro meio de testar a estrutura da mecânica quântica. Enquanto o LHC pode ser visto como um teste do entendimento atual da mecânica quântica (e das leis da física em geral) no limite de altas energias (ou distâncias curtas), o campo da computação quântica busca estudar a estrutura da mecânica quântica no limite de alta complexidade computacional. Se os pesquisadores descobrissem que os computadores quânticos não podem ser construídos (mesmo em princípio), isso representaria uma revisão fundamental em nosso entendimento da mecânica quântica. Em outras palavras, uma revolução na física.

    ResponderExcluir
  4. O avanço na supremacia quântica é uma área certamente nebulosa, o suficiente até para saírem afirmando precocemente que a Google poderia fazer o uso de seus computadores quânticos para quebrar encriptação atualmente.
    Na realidade, o Sycamore(computador da Google) foi desenvolvido para resolver apenas um problema sobre se um gerador de números aleatório era realmente aleatório. Tendo sua configuração feita especificamente para esse problema, este não consegue executar tarefas generalizadas como um computador comum.
    Ainda assim, essas conquistas são importantes para trazer em pauta o tema segurança neste tópico, algo que é muito visado, evidenciado pela existência de algoritmos que podem ser usados para ajudar a quebrar a criptografia de hoje em dia, servindo de exemplo o Algoritmo de Grover e o Algoritmo de Shor.

    ResponderExcluir
  5. É excitante e ao mesmo tempo assustador pensar nas possibilidades do mundo quântico. Para nossa sorte, como mostra o vídeo “The promise and peril of our quantum future | Craig Costello | TEDxSydney”, o debate existe e a solução para a problemática da segurança criptográfica está próxima, nos restando desfrutar do benefícios da computação quântica. As portas para resolver problemas que hoje são considerados alarmantes estão começando a se abrir. Um mundo novo está aparecendo para nós, justo num momento em que precisamos de um… Que isso seja usado de forma coerente e para o bem.

    ResponderExcluir