sábado, 16 de março de 2019

Tecnologia, Lei e Sociedade" (2019.1): "A Internet e a Inteligência Coletiva"

Leitura:
Collective intelligence
THE COLLECTIVE INTELLIGENCE OF THE WEB
Internet as common or capture of collective intelligence
How Collective Intelligence Will Drive The World’s Greatest Innovations
Smarter Parts Make Collective Systems Too Stubborn
Is massively collaborative mathematics possible?

Audiovisual:
What is Collective Intelligence?
BBC The Code The Wisdom of the Crowd
The wisdom of crowds | Karl Mattingly | TEDxBrighton
James Surowiecki: The Power of the Collective
How Collective Intelligence Can Change the World | Geoff Mulgan | RSA Replay
How Collective Intelligence Will Drive The World’s Greatest Innovations

16 comentários:

  1. Sobre a inteligência coletiva que a internet dispõe é um grande avanço para todos. É impossível uma pessoa saber sobre tudo, principalmente com a avalanche de informações que podemos ter acesso, a web é uma ferramenta que possibilita o compartilhamento de informações e assim podemos nos ajudar.

    Também é uma ótima forma de aproximar pessoas com os mesmos interesses e pensamentos, formando assim várias bolhas. Como nem tudo são flores, essas bolhas mantem as pessoas presas em seus próprios pensamento e como pessoas ao seu redor estão compartilhando das mesmas ideias isso pode ser entendido como verdade absoluta e impossibilitando de conhecer coisas novas e ideias diferentes.

    O termo “a internet para o bem comum” é bastante valida, pois acredito que foi com essa intenção que a internet cresceu tanto. Infelizmente a captura e vigilância da internet coletiva estão sendo utilizados de forma desonesta para estratégias políticas, empresas e varejos. O ganancia e a sede de estar sempre certo anda cegando as pessoas.
    A loucura do consumo é uma prova de como essa inteligência coletiva é utilizado de forma errado. As empresas colocam que pessoas descoladas, felizes e com uma boa vida precisa de um celular de última geração e daquela casa com 15 quartos (onde você só vai utilizar 3), pessoas da sua bolha começam a mostrar aqueles produtos e como estão felizes, as pessoas procuram os mesmos produtos atrás daquela felicidade.

    ResponderExcluir
  2. Os fenômenos "inexplicáveis" que levam à assertividade na resolução de problemas por meio da inteligência coletiva podem ser vistos, na minha opinião, como mais um indicador da importância da presença da diversidade e do coletivo em todos os escopos da vida em sociedade.

    São cada vez mais corriqueiros exemplos de ambientes, entidades, mecanismos ou grupos que, quando munidos de baixa diversidade, foram fadados ao fracasso. Grupos sociais ficam enviesados quando não dispõem de diversidade de ideias, o que é uma consequência da diversidade de pessoas. Empresas perdem potencial inovador quando têm um quadro de funcionários desprovidos de pluraridade. Na genética, populações com baixa diversidade de genes têm menos chances de sobreviver à seleção natural. Na aprendizagem de máquina, dados pouco representativos, isto é, sem a diversidade necessária para abordar um problema, geram más hipóteses. Na história humana, a taxa de avanço tecnológico nunca foi tão grande como nas últimas décadas, que coincidem com os anos em que a informação começou a ser disseminada de forma massiva, diversa e acessível. Todos esses exemplos apontam a necessidade da coletividade nas organizações, onde o pluralismo resulta em ganhos e vantagens tactíveis.

    É inegável que, por mais que não consigamos explicar a inteligência coletiva, ela está sempre presente no nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Collective intelligence (CI) nada mais é que o fato de pessoas, em conjunto, compartilharem conhecimento e visões. É uma inteligência compartilhada em grupo que emerge da colaboração e esforço coletivo, e competição dos indivíduos, atuando na tomada de decisão consensual. Collective intelligence é estudada por áreas como sociobiologia, ciências políticas, aplicações de crowdsourcing e de mass peer review. Para quantificar a atividade de indivíduos em massa, collective intelligence envolve consenso, capital social, sistemas de votação, mídia social, dentre outros meios.


    Basicamente, collective intelligence serve para juntar inteligências independentes em uma nova inteligência consensual e mais empoderada. Mas o pensamento coletivo também pode acarretar certos problemas. Na Web, por exemplo, há uma grande influência social onde as pessoas dão atenção no que está sendo comentado pela grande massa, mas às vezes essa influência pode diminuir a inteligência de um indivíduo ou grupo, alienando-o.


    De qualquer forma, collective intelligence tem um grande impacto positivo, pois torna possível agregar o conhecimento de pessoas de diversos pensamentos, áreas, culturas, opiniões. Essa abertura e grande escala são cruciais para um conhecimento coletivo, e encontrar soluções as quais estão fora do escopo de um único indivíduo.



    ResponderExcluir
  5. Inteligencia coletiva só seria possível com a somatória dos conhecimentos de indivíduos que por sua vez vão ser compartilhadas com a sociedade.O que chama atenção hoje são os recursos mecânicos que são utilizados,como por exemplo a internet. Com essa ferramenta, podemos considerar os sites e blogs, que tem conteúdos construídos pelos próprios usuários que interagem acessando e divulgando a página.O que leva a pensar que esse conceito ganhou força com o desenvolvimentos de tecnologias de comunicação.
    Uns dos impactos que esse tema pode gerar é, em um ambiente que incentiva uma inteligencia coletiva demonstra uma maior integração,levando em conta que todos temos algo a acrescentar uns aos outros.Possui um grande fluxo de informação, pois as ideias são debatidas e transformadas de acordo com a vivencia de cada individuo.Por fim o compartilhamento, o conhecimento adquirido não precisa mais ficar preso a um individuo ou ao um pequeno grupo de pessoas,as ferramentas para compartilhá-lo torna mais simples a distribuição do conhecimento.

    De maneira geral acho que a importância da inteligencia coletiva é dar destaque para inteligencia individual possibilitando não só uma maior divulgação como também a possibilidade de interação e aprimoramento das ideias.

    ResponderExcluir
  6. A “Inteligência Coletiva” serve apenas para resolver problemas muito específicos de uma área bem delimitada. Foi isso que consegui enxergar a partir dos exemplos em que ela foi utilizada. Se é para isso, a “Inteligência Coletiva” pode ser substituída satisfatoriamente por uma I. A.. A diferença é que uma irá receber um determinada quantidade de “chutes” de diversas pessoas e a outra irá gerar ou processar valores aleatórios até se chegar a uma solução. A verdadeira inteligência parte o indivíduo. A história sempre nos mostrou isso. Há algum fato histórico em que o coletivo descobriu uma coisa e ensinou para o indivíduo? Mas em contrapartida posso citar vários exemplos em que um indivíduo descobriu algo, ou resolveu algum problema, ou, melhor ainda, expôs um problema, e foi contar aos outros: Sócrates, Aristoteles, Galileu, Newton, Leibniz, etc. O coletivo apenas passa o conhecimento acumulado que foram descobertos de forma individual. E, por fim, acredito que a “Inteligência Coletiva” possa servir para resolver certos problemas, porém não conseguirá determinar a existência de um problema.

    ResponderExcluir
  7. Inteligência coletiva, pelo que vejo, consegue resolver muito bem problemas exatos como determinar o peso de um boi ou determinar o valor de uma ação. Isso ocorre porque é fácil tirar uma média de todos os chutes dos indivíduos, outro motivo é que problemas exatos não dependem de opinião ou ideologia. Digo isso pois inteligencia coletiva não resolve bem problemas humanos, sociais ou políticos. Justamente por serem áreas extremamente subjetivas, por exemplo "Liberar o uso irrestrito de drogas" é um tema social do qual um grupo pode ser a favor por motivo x, sendo que outro grupo pode ser também favorável por um motivo completamente diferente de x,o problema se torna tão complexo e subjetivo que não tem como tirar uma "média".

    Um campo interessante de se comentar é o campo político e de como a democracia não é um modelo de inteligência coletiva. Sim, a democracia é certamente mais eficiente, mais ético e superior ao modelo monárquico ou ditatorial, isso ocorre porque a democracia tem algo parecido com uma inteligencia coletiva:

    - Vários cidadães dão seu palpite sobre quem deve representar o país (num modelo de democracia representativa) escolhendo o que tem maior voto;
    - Existem sistemas de contra-peso para evitar que o presidente tenha poder ilimitado (como numa monarquia ou ditadura);

    Porém falta um requisito para a democracia (mesmo sendo a direta) se tornar uma verdadeira inteligência coletiva, a de englobar o palpite de todos os cidadãos. Veja, na democracia as opiniões do grupo minoritário são ignoradas, não há nenhum tipo de "média" feita com esse grupo, mesmo se ele for 49% da população total, todas as visões possíveis que poderiam complementar o cenário de um problema são desconsiderados.
    Marco Polo Munt Rocha

    ResponderExcluir
  8. Inteligencia coletiva é o entendimento de que é possível ter resultados satisfatórios para a solução de um problema, através da junção da solução de varias pessoas dos mais variados tipos.

    Existem 3 tipos de solução que se pode utilizar dessa, se assim podemos dizer, "ferramenta", dependendo do tipo de problema existente, podendo ser uma solução por, cognição, que é através de escolhas individuais que somadas pode-se retirar uma solução relevante, por cooperação, que a solução é feita pelo trabalho de varias pessoas, e por coordenação

    Apesar de envolver varias pessoas que coletivamente tentam resolver um problema, sabendo disso ou não, é sempre necessário que haja uma pessoa ou grupo que oriente essa coletividade afim de retirar essa determinada informação ou solução, sendo assim um julgador da qualidade do trabalho feito ou um extrator da informação existente feita pelo coletivo.

    De fato a ideia de inteligencia coletiva é muito interessante e pode ser bem útil para alcançar soluções à diversos problemas, fica claro que não há possibilidade de a própria coletividade conseguir descobrir algo novo por si mesma, pois não há nela um sentido de unidade de pensamento, por se utilizar justamente das varias formas de pensar e de experiencias diferentes, unidade necessária por, na realidade, nenhuma ideia partir de um grupo para um individuo e sim o contrario

    ResponderExcluir
  9. A Inteligência Coletiva parece ser um fenômeno um tanto quanto paradoxal,
    onde vários erros parecem se acumular e por milagre temos uma resposta que se assemelha a realidade.
    Chega a causar certo espanto e também acender a fogueira do pensamento filosofico sobre a natureza, o homem e a metafisica.
    É interessante pensar que embora existam outros metodos de se resolver os mesmos problemas, a Inteligência Coletiva pode
    ser usada com relativo grau de sucesso.

    ResponderExcluir
  10. A inteligência coletiva tem sido uma forma de avaliação que afetou bastante a web - desde o famoso algoritmo da Google, o Pagerank, até um experimento da NASA para classificar crateras de Marte.

    É interessante notar que apesar de um treinamento simples, isso expandiu a base de dados da NASA de forma considerável. A inteligência coletiva pode servir para melhorar a base de dados pequenas, cujo vários rótulos deveriam demorar para especialistas e contribuindo a sociedade - como por exemplo, o Captcha presente em vários sites, que usa pessoas para rotular imagens distorcidas.

    ResponderExcluir
  11. É interessante pensar no exemplo das formigas como uma forma de inteligência coletiva. Cada formiga realiza sua atividade sem entender o trabalho que está sendo feito coletivamente, mas todas se esforçam para alcançar um mesmo objetivo. Pensando nas grandes empresas e nas ciências vemos que uma inteligência coletiva surge, cada colaborador/pesquisador realiza uma parte do trabalho, mas devido a grande dimensão dos projetos realizados é difícil compreender o que é desenvolvido completamente.
    Por outro lado, um modo de agir e pensar diferente tem se destacado dentro da ideia de inteligência coletiva: agir de forma "desobediente", pensar de forma mais ampla, além do que os outros dizem para fazer. Dessa forma, é possível observar e aproveitar as oportunidades que surgem e inovar nos diversos ambientes, permitindo uma evolução contínua.

    ResponderExcluir
  12. Inteligência coletiva é mais uma das várias evidências que caracterizam o ser humano como um ser social, isto é, que necessita do convívio com seus pares, uma vez que enquanto indivíduos de conhecimento "solitários" tendemos a tomar decisões longe da ideal, mas ao unirmos o conhecimento de um grupo de indivíduos em um dado grupo com diversidade de opiniões podemos encontrar uma solução "perfeita".

    Dentro desse escopo considero como primordial a questão da "diversidade" pois é graças a ela que as diferentes opiniões podem convergir evoluindo para um ponto de corretude máxima ou satisfação comum, onde os pontos extremos se cancelam e os outros pontos convergem, isto pode ser observado (idealmente) na política, por exemplo.

    É importante ressaltar que a utilização da inteligência coletiva pode se dar como método de resolução de problemas como nos casos da NASA usando pessoas comuns para classificação de crateras em marte e o Google fazendo uso de CAPTCHAs para rotulação de dados para uso em big data, estas abordagens só são possíveis devido ao fato da inteligencia coletiva garantir um nível elevado de acurácia com a classificação feita pelas pessoas com os devidos rótulos do mundo real.

    ResponderExcluir
  13. Inteligência coletiva é como passamos a chamar a "inteligência compartilhada" obtida ao reunir esforços individuais para solucionar algum problema maior. Bom deixar claro, que não é algo que aconteça somente na internet, mas que talvez, a internet tenha possibilitado elevarmos isso a um novo nível. O artigo "
    Smarter Parts Make Collective Systems Too Stubborn" da QuantaMagazine alerta que são necessários novos estudos para termos um embasamento científico melhor sobre o funcionamento da inteligência coletiva, pois eles constaram no experimento realizado que ao aumentarmos a capacidade de memória dos indivíduos que estavam participando do teste, os resultados foram piorando. Como um comentário no blog relatou, o que foi constatado no experimento parece ter relação com o fato de que em máquinas autônomas, quanto maior a complexidade, quanto maior a quantidade de variáveis, mais difícil é para conseguir a excelência, o autor do comentário até cita o exemplo dos carros autônomos, em que seria necessário todos carros serem autônomos, o que reduziria o número de variáveis, para tal sistema obter sucesso.

    ResponderExcluir
  14. A ideia da Inteligência Coletiva é de fato limitada a certos problemas, mas ainda assim é tão incrível que chega a ser difícil de acreditar em sua veracidade. Por exemplo, no vídeo da BBC ("The Wisdom of the Crowd") é inacreditável como um experimento desse pode dar certo. Mas se observarmos o conceito de "Inteligência Coletiva" (um tipo de inteligência compartilhada que surge da colaboração de muitos indivíduos em suas diversidades), muito pode se descobrir através da colaboração, o experimento da NASA é prova disso. E até mesmo os artigos da Wikipédia mostram o quanto a colaboração (ou Inteligência Coletiva) e o compartilhamento do conhecimento podem agregar para nós.

    ResponderExcluir