quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

"Tecnologia, Lei e Sociedade" (2019.1): "O Futuro da Inteligência, Natural e Artificial"

Leitura:
AI and the Future of Humanity (a la Hariri and Brown)
AI: A Tale of Two Futures
PREPARING FOR THE AGE OF INTELLIGENT MACHINES
BENEFITS & RISKS OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE

Audiovisual:
AI: Life in the age of intelligent machines
LIVE DEBATE – IBM Project Debater
Ray Kurzweil - The Future
The Ultimate Impact of Artificial Intelligence - Prof Max Tegmark
MIT Quest for Intelligence Launch: The Future of Intelligence Engineering

11 comentários:

  1. Como a IA pode mudar o futuro? O crescimento exponencial da tecnologia principalmente em IA traz grandes perguntas e debates. Muitas perguntas parecem mais um filme de ficção cientifica ou um livro de Isaac Asimov.

    Hariri defende seres humanos como maquinas, onde todos nossos pensamentos, sentimentos e emoções são processos bioquímico. Partindo da ideia de Hariri junto com Ray Kurzweil, em alguns anos estaremos vivendo como na serie Altered Carbon onde as memórias de uma pessoa podem ser decantadas em um dispositivo em forma de disco chamado de pilha cortical e os corpos físicos humanos ou sintéticos são chamados de "capas" e as pilhas podem ser transferidas para novos corpos após a morte, mas uma pessoa ainda pode ser morta se sua pilha for destruída.

    Outra coisa bastante interessante é pensar na velocidade que as IAs estão crescendo. Documentário bastante interessante é sobre o AlphaGo (disponível na netflix), mostra como uma inteligência artificial pode abalar as pessoas. O programa ganhou dos jogadores profissionais Fan Hui e Lee Sedol, ao mesmo tempo você torce para o algoritmo e fica com pena dos jogadores

    ResponderExcluir
  2. Estamos em 2019 e um dos assuntos do momento é inteligência artificial. Enquanto muitos têm medo de como ela pode tomar controle de nossas vidas no futuro, outros estão apostando nessa tecnologia sem receio. A verdade é que, por mais que exercitemos um possível cenário de futuro, ao final, tudo não passa de especulação.

    Ao relacionar a capacidade da inteligência artificial com a capacidade de evoluir é possível perceber que as limitações são justamente o que torna as pessoas especiais. Acredito que um exemplo seria um profissional de RH, que é atento à importância de dar voz aos sentimentos dos colaboradores, a sua inteligência natural, imperfeita, limitada,sempre será a essência que transforma os Recursos Humanos na melhor oportunidade para fazer evoluir as Relações Humanas.

    É certo que muitos empregos de hoje não existiram daqui alguns anos por conta dos avanços em AI, por outro lado acredito que outras surgiram se adaptando as mudanças, com o tempo será exigido outras habilidades das pessoas, já os trabalhos voltado para o social ainda terão relevância.

    ResponderExcluir
  3. No comentário ao post anterior mencionei sobre o livro de Roger Penrose, onde ele afirma que seria impossível criar uma I. A. que reproduzisse o cérebro humano pelo fato dos neurônios serem compostos de umas estruturas chamadas tubules que realizam uma forma exótica e complexa de “computação quântica”. Então, seguindo esse raciocínio, acredito que o cerne da questão quanto à evolução da I. A. está atrelada intimamente à evolução da computação quântica.

    E este ano a IBM já anunciou o primeiro computador quântico comercial, o IBM Q System One. Ele possui 20 qubits, e para alguns especialistas uma verdadeira revolução somente acontecerá quando conseguirem chegar a algumas centenas de qubits. Contudo, em computação quântica, não se trata somente de quantidade de qubits, mas da qualidade dos qubits. Esses computadores serão necessários para armazenar, processar e manipular a quantidade de dados de uma futura rede 5G. Ainda há alguns problemas de estabilidade quanto aos computadores quânticos, mas se isso for superado e esses computadores ultrapassarem a centena de qubits, por exemplo, toda a criptografia que utilizamos hoje para realizar diversos transações de forma segura será inútil.

    Link: https://www.research.ibm.com/ibm-q/system-one/

    ResponderExcluir
  4. Com o crescimento do uso da Inteligência Artificial, um grande debate na área é o crescimento e importância da tomada de decisão feita por essas máquinas. Se um grande sistema de decisão falha, como devemos reagir? Problemas de segurança e falta de precisão são detalhes que não estão sendo levados em conta no uso da I.A.

    Outra vertente do risco é a Inteligência Artificial sendo programada como arma de guerra, gerando resultados catastróficos - visto em filmes de ficção científica. Essa vista mais rigorosa em como queremos usar essa tecnologia é bastante necessária, já que é uma realidade extremamente próxima - como mostrado pelos comentários acima.

    ResponderExcluir
  5. Com o crescimento da utilização e da evolução tecnológica de maquinas de inteligencia artificial, surge toda uma expectativa acerca de como passaremos a viver em um mundo onde esse tipo de maquinas seja tão desenvolvidas e melhoradas a ponto de ultrapassar as capacidades cognitivas humanas.
    Das grandes preocupações existentes estão a possibilidade das IA's substituírem o trabalho humano, incluindo não só trabalhos menos complexos como atendente de caixa ou motorista, mas também alguns mais intelectuais como jornalistas, programadores, etc.
    Isso não é visto como uma possibilidade e sim como uma realidade, onde as opiniões diferem mais no em quanto tempo isso irá acontecer. Alguns preveem como algo para um futuro mais distante, de décadas, outros como algo mais próximo e estimam que em alguns anos maquinas super inteligentes podem tomar substituir os humanos em seus trabalhos e atividades e ate com previsões distopicas a niveis de filmes de ficção cientifica.
    O fato é que é incerto o futuro da inteligencia artificial, seus limites e o tempo em que dominará por completo a realidade do mundo, porem, o planejamento de vida das pessoas deve ter em mente de que esse futuro está cada vez mais proximo

    ResponderExcluir
  6. A IA tem o pontecial de mudar toda a estrutura da sociedade como a entendemos hoje. Além disso, não temos como prever com certeza aquilo que irá acontecer. Poucas vezes na história da humanidade nos deparamos com escolhas de tal magnitude. É interessante acompanhar os avanços da área e refletir até onde os impactos da tecnologia chegarão. Diversas decisões sobre limites de uso e liberdades também devem ocorrer nos próximos anos, tendo em vista que a IA irá desempenhar uma serie de funções em um nivel competitivo com o ser humano.

    Outro ponto interessante de se pensar é como o ser humano irá se comportar ao ver na maquina
    um possivel "ser" inteligente, que entende suas necessidades e pontos de vista. Não é incomum ver em filmes o apego do homem por objetos inanimados que por vezes são tratados como outro ser humano, por exemplo temos o Wilson do filme O Náufrago, ou a Joi de Blade Runner 2049. O que aconteceria se as maquinas desenvolvidas fossem aprovadas no teste de Turing? E se além disso conseguissem cativar os seres humanos a sua volta.

    ResponderExcluir
  7. O desenvolvimento da tecnologia de inteligência artificial possibilita sistemas a terem uma capacidade que vai além a do cérebro e físico do ser humano. Com inteligência artificial podemos criar sistemas que, por exemplo, descobrem qual a próxima faixa de música que vai agradar ao usuário, assim como criar um sistema que cure o câncer. Ou seja, o ramo que a inteligência artificial abrange é enorme, e o que vai abranger é maior ainda.

    Um lado negativo é que a inteligência artificial pode minimizar o trabalho humano em 40%, o que geraria uma grande taxa de desemprego. Então, o que poderíamos fazer quando as máquinas nos substituírem? Outro lado negativo é o fato da vulnerabilidade que existe, já que na inteligência artificial tudo é baseado em dados. Então, como poderíamos minimizar essa vulnerabilidade? E como poderíamos maximizar o armazenamentos destes dados de forma segura, também?

    Apesar da inteligência artificial ter seu lado obscuro que gera medo e incômodo na sociedade, a capacidade de melhoria, de avanço em tantas áreas, como saúde e segurança que a mesma traz, são impressionantes. E já que é previsível o seu crescimento, é preciso um estudo profundo em como evitar certos comportamentos inadequados quanto ao seu uso, remediar e minimizar qualquer tipo de problema futuro.

    ResponderExcluir
  8. Realmente temos que pensar na segurança do processo de criação de uma inteligência artificial, pois em breve teremos uma IA tão parecida com o ser humano que será considerado assassinato o seu desligamento. Precisamos re-pensar sobre o que significa "viver", pois como classificaremos um ser tão inteligente quanto o ser humano, seria ele uma máquina? Ou um ser pensante, dotado de consciência? Essa distinção precisa ser refeita, e o quanto antes.

    Outra preocupação é que sabemos que a IA será superior ao ser humano em pouco tempo, a pergunta que fica é:por que um ser mais inteligente que nós se sujeitaria nossa vontade?
    Eu não acredito nos futuros apocalípticos que existem em filmes e jogos dizendo que ias tomarão o poder ou algo assim. Pense dessa forma, se IAs são, de fato superiores aos humanos em tudo, eles também são superiores na ética, amor e empatia, eles poderão nos diferenciar dos animais não pensantes (formigas, cachorros), saberão do nosso valor e nos ajudarão, uma forma de ver isso é que,no caso do ser humano, os filhos têm paciência para ajudar seus pais a entenderem a tecnologia atual. Da mesma forma IAs ajudarão seus criadores a atingirem o ápice da sociedade.
    Marco polo Munt Rocha

    ResponderExcluir
  9. Inteligência Artificial não é um assunto novo. Há muito tempo, muitos estudiosos já falavam sobre o assunto, filmes já tentavam reproduzir o que seria a grande revolução que a I.A. iria trazer ao nosso mundo.
    Mas não se tinha nada muito palpável até pouco tempo atrás.E por conta disso, ainda é difícil prever quais são as partes boas e as ruins desse tipo de inteligência.
    As vantagens prometidas com o avanço da I.A. são enormes, como erradicar certos tipos de doença, prever crimes, carros autônomos, entre outros. Será uma mudança que vai atingir várias esferas da sociedade, desde a esfera da medicina, para meios de locomoção, para nossa economia e para nossas relações sociais.
    Mas suas desvantagens ainda são muito discutidas. Como as pessoas irão lidar com uma máquina capaz de reproduzir o poder de um cérebro e fazer muitas atividades até melhor do que nós? Nossos empregos vão acabar?
    Nesse ponto, eu concordo com Laurent Alexandre (autor do best-seller "A Guerra das Inteligências"). Assim como a revolução industrial acabou com muitos empregos, ela também criou milhares de outros. E acredito que com o advento da Inteligência Artificial acontecerá o mesmo e essa não deveria ser uma preocupação atual.

    ResponderExcluir
  10. Com a ascenção da inteligência artificial ocorrida nos últimos anos, novas questões filosóficas surgiram e começaram a ser debatidas. A ideia de que uma "entidade" ou tecnologia pode ser superior à espécie humana justamente no atributo que nos colocou no topo da cadeia alimentar - a inteligência - é ao mesmo tempo assustadora e fascinante. Para a maioria dos interessados no tema, já existe o consenso de que a IA irá atuar em boa parte das ocupações que ainda hoje os humanos predominam.

    Devido a isso, uma das questões que está sendo cada vez mais debatida é a renda básica universal: Prevendo a competência desleal entre IA e humanos, muitos pensadores questionam a possibilidade de que todo ser humano receba uma quantia mínima em dinheiro suficiente para sustentar a sua sobrevivência. E essa ideia é na verdade antiga, foi citada pela primeira vez no livro Utopia, escrito por Tomás Moro em 1516. De certa forma então, pode-se dizer que a IA nos está fazendo buscar por soluçõs em um livro cujo título significa aquilo que é ideal e irrealizável. Será que podemos então dizer que a IA é uma utopia que se tornou realidade?

    ResponderExcluir
  11. O ponto levantado por Gustavo é muito interessante, estamos chegando talvez a um nível de tecnologia e IA, que permita que as máquinas trabalhem pra gente em campos antes não explorados, o que viabilizaria a tal da renda básica universal. Acrescentaria um pensamento de Oscar Wilde, que disse: "O progresso é a realização de utopias", então, não devemos achar quer por algo aparentar utópico, não quer dizer que não possa ser realizado.

    Propriamente falando de IA, devemos levar sempre em consideração os desvios que podem ocorrer em tais sistemas, pois eles aprendem conosco e podem acabar aprendendo algo racista, misógino, preconceituoso. Mas daí, há o risco de modificar o sistema além dessas questões concretas e sim em questões subjetivas.

    ResponderExcluir