quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Tecnologia, Lei e Sociedade (2018.2) (17/10): "Ética e Governança da Inteligência Artificial"

Leitura:
The Ethics and Governance of Artificial Intelligence
The Ethics and Governance of Artificial Intelligence - Syllabus

Audiovisual:
The Ethics and Governance of AI opening event, February 3, 2018
The ethical dilemma we face on AI and autonomous tech | Christine Fox | TEDxMidAtlantic

6 comentários:

  1. O assunto da ética relacionado com inteligência artificial é algo bastante polêmico e que, com os notórios avanços recentes na área de IA, tem virando ponto de discussão recorrente no meio da computação.

    Acredito que para iniciar a discussão sobre esse assunto deve-se ter em mente o que falou o bioeticista Larry Churchill: "Apenas o humano é dotado da capacidade de pensar criticamente sobre os valores morais e de dirigir suas ações em termos de tais valores". Com esse comentário, Churchill isenta das máquinas a responsabilidade sobre qualquer "infração" a normas éticas ou morais.

    Toda máquina, por maior que seja o nível de inteligência empregada, foi inicialmente concebida por seres humanos, e, por conta disso, acredito que a responsabilidade ética e moral sobre as ações destas máquinas devem ser das pessoas que a conceberam.

    Existem alguns exemplos bem marcantes de aplicações de IA que infringem normas éticas. Um desses exemplos é o Gaydar. Essa aplicação foi desenvolvida para, a partir de certa inteligência, identificar usuários homossexuais de uma determinada rede social a partir das imagens que os mesmos publicavam na rede. Os criadores alegaram que a aplicação foi concebida com o intuito de proteger esses usuários. Entretanto, os efeitos foram completamente opostos. Tais usuários foram submetidos a um tipo de invasão de privacidade inaceitável, de modo que a relação entre ética e inteligência artificial neste caso prático foi completamente desastrosa.

    Casos como esse devem ter um tipo de análise muito mais profunda, pois não é aceitável que soluções tecnológicas de inteligência artificial passem a infringir conceitos éticos e morais com a sua execução. A questão da responsabilização sobre situações como estas é algo que deve ser bastante discutido e firmado para que não haja brechas para que aplicações como essa possam ter usabilidade.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, a grande polêmica que gira em torno do assunto da ética e governança é sobre "quem é o mais responsável que deveria decidir se tal atitude/criação é legal/ética/adequada" e como esta pessoa julgaria, se vão ter que ser criar leis para limitar as barreiras entre a tecnologia e o indivíduo e quão detalhadas vão ser, já que existem bastantes aplicações com a inteligência artificial. Além disso, como julgar movimentos/atitudes passados que de fato passaram do limite ao ponto de os usuários se sentirem invadidos sem permissão.

    Não concordo com a criação de tecnologias com inteligência a ponto de infringir os conceitos morais e éticos. Acredito que deveria ser padrão único em todos os países o limite de concessão de acesso a essas aplicações, ou seja, um país não deveria permitir mais do que o outro a respeito deste assunto.

    ResponderExcluir
  3. Como foi discutido em sala de aula, é necessário que priozemos a discussão acerca do caminho que queremos que a humanidade vá. Eu pessoalmente acredito que se deve priorizar acima de tudo a liberdade humana e os seus direitos intrínsecos. Nesse ponto, gostaria de pontuar uma parte do comentário de Lucas em que ele diz que a responsabilidade moral e ética sobre as ações deve ser das pessoas que a conceberam. Acredito ainda que, no caso da criação de uma IA "nociva" como um produto, deve ser reponsabilizada a empresa que utiliza a IA e a empresa que a criou. Também acredito que um caminho para se inibir a criação de IA's "nocivas" está na questão já discutida d privacidade. A penalização clara e regulamentação dos dados é essencial para que o avanço da IA caminhe para o lado correto.

    ResponderExcluir
  4. A questão filosófica sobre dar as máquinas muito controle é de confiança. Considerações éticas são abundantes no uso de inteligência artificial e o primeiro a abordar marketing sobre os dados em si. Onde ela conseguiu todos esses dados e de quem são os dados, afinal? A inteligência artificial e os sistemas autônomos que impulsionam a economia algorítmica têm amplo acesso a nossos dados, mas permanecem isolados dos ganhos que poderíamos obter dos insights derivados de nossas vidas. Para lidar com essa assimetria, existe uma necessidade fundamental das pessoas definirem, acessem e gerenciarem seus dados pessoais como curados de sua identidade única. O reconhecimento dessa preocupação é vital para evitar que os profissionais de marketing caiam no lado errado de seus clientes e no lado errado da lei.

    ResponderExcluir
  5. É estranho falar para mim que uma I.A. "do mal" é responsabilidade do criador dela, pois temos dois viés:
    1- O criador realmente criou para o mal (IAs militares, etc)
    2- O criador criou para fazer algum tipo de bem.
    Vejamos a situação que um robô foi criado para limpar as calçadas. No momento em que esse robô passa, é uma hora que praticamente tem ninguém andando nessa rua, então, o robô pode jogar seu jato de água a todo vapor. Agora imaginemos que existe um morador de rua dormindo na calçada naquele dia. O morador se tornaria uma "sujeira" pra máquina, então ela jogaria, ainda sim, água com muita força no rapaz.

    ResponderExcluir
  6. Paulo Renato Barbosa da Silva3 de novembro de 2018 às 17:13

    Os empreendedores estão 100% direcionados no desenvolvimento dessas tecnologias e em fazer com que suas empresas escalem, atinjam bons valores e atraiam investimentos. Por mais que eles entendam as questões éticas que surgem do uso destas tecnologias, não está na agenda prioritária deles garantir que estas discussões e preocupações sobre governança de IA aconteçam. Notavelmente os "pais" da grande maioria dos algoritmos de IA possuem o bias comum de geração de lucro, não importando as consequências. Caberia ao estado propor maneiras de regular esse comportamento ou as maiores empresas de tecnologia encabeçarem o movimento e ditarem as regras? Apesar do investimento inicial de Google, Facebook, Amazon... nesse contexto, é preciso expandir a visão e concluir que todos os negócios serão atingidos por AI, consequentemente todo o mundo será diretamente afetado.

    ResponderExcluir