quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Tecnologia, Lei e Sociedade" (2018.2): "The Future of Happiness"

Leitura:
The Future of Happiness: 5 Modern Strategies for Balancing Productivity and Well-Being in the Digital Era
The Future of Happiness
Book Review: The Future of Happiness

Audiovisual:
The Future of Happiness: How Communication Technologies Will Change Our World—Or Not
Amy Blankson: "The Future of Happiness: 5 Modern Strategies [...]" | Talks at Google
How to Balance Happiness and Technology in the Digital Era | Amy Blankson | TEDxCMU

8 comentários:


  1. A tecnologia digital é maravilhosa, mas está nos tornando infeliz. É o que dizem os ex-executivos de Tecnologia Vivek Wadhwa e Alex Salkever. Há uma razão pela qual o CEO da Apple, Tim Cook, disse ao The Guardian que ele não deixará seu sobrinho nas redes sociais. Nós nos tornamos uma nação de viciados em tecnologia - embora não seja nossa culpa. E ele diz que é possível aproveitar os benefícios da tecnologia enquanto recuperamos nossa felicidade.

    Nossa felicidade deve aprender a manter o relacionamento com a tecnologia em termos que a tornem, de maneira conjunta com as ferramentas digitais, maximizando as coisas maravilhosas que a tecnologia pode fazer por nós e minimizar os danos que ela - a tecnologia - inflige. Todas as gerações, millenials e baby-boomers, podem se beneficiar de uma relação mais saudável com a tecnologia.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que essa é uma das discussões mais importantes do século. Gosto bastante da analogia que Amy Blankson faz com o fogo: Se você se queima, você não para de usar o fogo, você aprende a usar melhor. É inegável que a tecnologia está impactando a qualidade de vida da sociedade. Eu pessoalmente sinto frequentemente que, enquanto estou navegando na internet, estou sendo bombardeado com mais informações do que posso lidar.

    Também credito que, além de uma educação na utilização dessas tecnologias, é necessária uma atenção ao tipo de tecnologia que nós, como desenvolvedores criamos. É importante que nós tenhamos consciência do impacto do nosso trabalho tenhamos responsabilidade na hora de desenvolver produtos inovadores que guiem a sociedade na direção correta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José, sobre o impacto do nosso trabalho, uma visão que eu gosto de pensar enquanto cientista da computação é que a gente tem ainda mais responsabilidade pelo conjunto de habilidades que possuimos, porque se uma gama de civis (quase sem conhecimento de computação) são capazes de realizar "online shaming", imagine nós, cientista da computação podemos fazer em larga escala? (tanto para o bem quanto para o mal). E isso impacta seriamente na felicidade de todos os envolvidos.
      Referênciahttps://www.huffingtonpost.com/entry/was-2017-the-rise-of-online-shaming_us_5a43fa33e4b0d86c803c748f

      Excluir
    2. Verifique suas credenciais com o Google: o blogger está dizendo que você é "Unknown". É preciso que se identifique.

      Excluir
  3. Esse assunto tem sido muito recorrente entre meus amigos. Dois, só nesse mês, tentaram desistir de usar as redes sociais por conta da ansiedade produzida por elas. "Mateus, é um alívio enorme acordar e não ter a "obrigação" de olhar o WhatsApp", disse uma. A tecnologia, como Blankson fala, tem que ser utilizada de forma amena e consciente, ou nos tornamos ansiosos, checando notificações 150 vezes por dia.
    Acredito que o futuro da felicidade não se desvirtue da tecnologia, mas como minha mãe fala "até água em excesso é ruim".

    ResponderExcluir
  4. Paulo Renato Barbosa da Silva18 de setembro de 2018 às 18:39

    É repetido exaustivamente que felicidade e o uso corriqueiro da tecnologia são coisas que não combinam. Bem verdade que o número de diagnósticos de depressão, bullying e lesões por esforço repetitivo cresceram ao passo do crescimento tecnológico. Acredito que o acesso a um número gigante de informações acaba nos trazendo uma necessidade incontrolável de acompanhar tudo ao mesmo tempo, gerando uma vivência pela metade. Nunca se está 100% vivendo o momento, o smartphone pede verificação constante e nós frequentemente cedemos o apelo. Penso que tudo isso afeta nossa sensibilidade com o mundo ao redor, pois focamos nossa atenção no plano tecnológico com tanta ênfase, que o que realmente ocorre na vida real passa despercebido.

    ResponderExcluir
  5. Felicidade é algo muito subjetivo e individual. Apesar disso, algumas coisas são comuns para todos. Não é a toa que a popularização de aplicações como redes sociais, aplicativos de notícia, jogos e entretenimento têm se popularizado tanto. As pessoas sentem prazer em utilizar seu smartphone para pedir uma comida, para postar uma foto, para jogar um jogo dentre tantas outras atividades.
    Acredito que a tecnologia é um meio extraordinário para proporcionar experiências benéficas aos usuários onde os mesmos se sintam felizes. Apesar disso, o uso ponderado é essencial para uma utilização sustentável. Assim como pode ser benéfica, a tecnologia pode agregar resultados negativos, como foi citado por vários pesquisadores, como ansiedade, dependência e até problemas psicológicos mais sérios.
    Dessa forma, defendo que a tecnologia traga felicidade, desde que utilizada de forma adequada.

    ResponderExcluir
  6. Atualmente, existem os mais variados tipos de tecnologia como impressoras 3d para finalidades tanto hospitalares quanto para o comércio, facetime para diminuir a distância de pessoas queridas. Da mesma maneira que a tecnologia pode ser utilizada para o lado positivo, também existe a possibilidade de utilizá-la com o propósito contrário como atiçar o aumento da ansiedade gerando depressão, sem contar que também aumentou as maneiras de se realizar o bullying virtual.

    Eu acredito que podemos utilizar a tecnologia de uma maneira saudável e consciente, pois existem tanto mais prós do que contras em relação ao que foi feito. Não podemos culpar a modernidade por tudo, temos que aprender a utilizá-la mesmo com sua complexidade ao inves de culpá-la pelos problemas gerados.

    ResponderExcluir