quinta-feira, 21 de junho de 2018

Tecnologia, Lei e Sociedade (2018.1) (20/06): "Free Software, Open-source Software, Linux, Github"

Leitura:
Free software
Open-source software
Git
GitHub

Audiovisual:
Linus Torvalds na Globo - Linux
The mind behind Linux
US security Richard Stallman American Democracy ★ Economic Collapse Documentary
Where money meets open source - Nadia Eghbal (GitHub)
Opening Keynote - GitHub Universe 2017
William Morriss - "Intellectual property and open source licensing basics"

4 comentários:

  1. Pode passar despercebido mas o impacto que FS (Free Software) e OSS (Open Source Software) têm para empresas em geral é muito grande. É difícil ver uma empresa, ou até setores dela, que não façam uso de algum desses 2 tipos de software. E não só empresas ligadas à tecnologia mas de qualquer outro ramo. Esse uso vai de editores de texto até ferramentas mais rebuscadas. Tudo isso garantindo a produtividade das empresas sem a necessidade de um custo associado por seu uso.
    Ou seja, o uso desse tipo de alternativa está intrinsecamente presente em todos os níveis e tipos de atividades realizadas. Vale notar que o desenvolvimento de ferramentas FS e OSS não está necessariamente dissociado da recompensa monetária, e como a Nadia Eghbal ressalta, muitas vezes serve de incentivo para que as pessoas envolvidas participem do que elas naturalmente gostam de fazer. E não só por gosto mas também porque se sentem bem em comunidade, ou porque desejam resolver um problema que tiveram, ou ainda, porque desejam visibilidade.
    Esse comportamento lembra muito aquela questão vista nas primeiras aulas sobre a inteligência coletiva, a produção social, e enfatiza a importância do trabalho coletivo já que esse tipo de software (OSS) reúne a experiência de milhares de pessoas para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e manutenção.

    ResponderExcluir
  2. Atualmente representando uma das maiores comunidades virtuais, não há como negar a importância dos FS e OSS. Grandes empresas privadas não só fazem uso de softwares desse tipo, mas também fizeram questão de criar o seu (a exemplo da Microsoft, IBM, etc).

    Por ter um grande número de usuários devido não só ao fato de ser free e livre, permitindo modificações, mas também ao fato de ser bem documentado por ter uma comunidade ativa, esse tipo de software serve como marketing e, principalmente, como fonte de aprendizado para as grandes empresas. Algumas, inclusive, chegam a pagar funcionários para que eles mantenham e gerencie tais software e suas respectivas comunidades de modo a garantir o bom funcionamento e a organização do software.

    O que era uma ameaça aos produtos pagos (e caros) das empresas privadas, hoje é usado como recurso para disputar mercado com outras empresas do mesmo ramo, conforme notícia https://www.istoedinheiro.com.br/microsoft-livre/. Ainda de acordo com a matéria, "A Microsoft aprendeu a ir onde os desenvolvedores estão, em vez de tentar atrair eles para si". Essa afirmação reforça que o pensamento/inteligência coletiva é muito mais precioso e traz grandes frutos.

    ResponderExcluir
  3. Projetos open sources é de fato um dos pontos positivos com a ampla abertura da internet para mais pessoas pois o ser humano por natureza é um ser cooperativo, a evolução mostra isso devido ao fato que para que tenhamos chegado até aqui foi preciso um trabalho em conjunto. E outro ponto, para o sucesso de projetos open sources se vem devido ao capitalismo, que muito acham que nao é, que as pessoas não pensam de fato no lucro, como é senso comum, mas tem como objetivo atender o auto-interesse que nao necessariamente é o dinheiro, ou seja, o dinheiro é um meio e nao um fim, o fim na verdade é a satisfação em ter realizado algo para alguém, isso é o mais puro significado do capitalismo, ou seja, trocas voluntarias. Outro ponto positivo, é que mesmo com leis de propriedade intelectual, temos muitos projetos open source que enfatizam a ultima afirmação que as pessoas gastam mais tempo colaborando do que gerando códigos privados para lucrar. E o futuro dos softwares tendem a serem abertos, um ponto positivo a todos que além de usar podem ajudar a manter através de plataformas de armazenamentos de códigos versionados na internet como exemplo o github.

    ResponderExcluir
  4. A importância e a amplitude que os FS e OSS atigem, é gigantesca. No começo o OSS era mal visto pelos grupos mais conservadores, que acreditavam que a motivação do open source era o anarquismo digital, porém os defensores diziam que o código livre é uma alternativa de negócio para a indústria de softwares.

    Nos últimos anos, um dos maiores sucessos no campo de softwares livres foi o sistema operacional Linux. Pela internet, é possível baixar o código fonte do sistema e modificá-lo inteiro, da maneira em que o usuário achar melhor. Grandes empresas do ramo de informática como a HP, Oracle, Mandriva e Google já colaboraram no desenvolvimento e melhorias do Linux.

    O open source, apesar de ainda ser mal visto por grupos conservadores, tem tido cada vez mais apoio dos negócios tradicionais. Por isso, o código aberto só faz crescer e começou a fazer parte do dia a dia dos usuários.

    Atualmente eu não vejo o FS e OSS como ameaças para softwares pagos. Empresas utilizam os dois tipos, os pagos e os de livre acesso. Cada um vai servir da melhor forma para determinada necessidade.

    ResponderExcluir