quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Tecnologia, Lei e Sociedade (2017.2) (27/09): "Tecnologias para o Bem Social"

Leitura:
Civic technology
Generative Technology
Zittrain's "The Future of the Internet" -- how to save the Internet from the Internet

Audiovisual: 
JONATHAN ZITTRAIN: Jonathan Zittrain: A Web como atos aleatórios de gentileza
Jonathan Zittrain on Technology for the Social Good
Conversation with Jonathan Zittrain

7 comentários:

  1. Atualmente várias iniciativas envolvendo tecnologia e acessibilidade e aqui no CIn recentemente foi desenvolvido no Centro de Informática um aplicativo para ajudar pessoas com limitação na fala (https://g1.globo.com/pernambuco/noticia/professores-e-estudantes-da-ufpe-criam-aplicativo-para-ajudar-pessoas-com-limitacao-na-fala.ghtml).
    Os avanços da informática facilitam, cada vez mais, a inclusão do deficiente no seu meio social, e a importância da tecnologia nesse aspecto é tanta que foi criado um prêmio internacional (Global WSA World Summit Award) para reforçar que tecnologias da informação e comunicação são ferramentas indispensáveis ao desenvolvimento e promoção do conhecimento. Ainda esse mês, 8 projetos serão escolhidos para representar o Brasil na fase internacional da premiação. As informações podem ser consultadas no site: https://premiowsa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pra mim o maior exemplo do que foi discutido é o stack overflow e sites como stack exchange. Varias pessoas que entendem de assuntos especificos ajudando pessoas que tem duvidas sobre esses topicos. O sistema de aprovação e reprovação de respostas permite obter soluções excelentes para seus problemas. Além de que muitas vezes sua duvida, por mais especifica que seja, já foi previamente respondida por alguem do site. Caso não é só pergunta-la que provavelmente alguem vai aparecer para ajudar.

    ResponderExcluir
  3. Está evidente como a tecnologia tem agido para o bem da sociedade. Serviços oferecidos online como couchsurfing, guias, transmissão de informação e vários outros que fazem da nossa vida mais confortável e fácil apostam na confiança dos usuários de que, se algo está dando certo e há um grande número de pessoas que utilizam, então aquele é um bom serviço. A própria internet é o próprio grande serviço para o bem social que depende inteiramente da confiança de que a informação vai ser transmitida, como foi comentado na aula. Todos os serviços de sucesso implementam seus meios de garantir a qualidade do que está sendo oferecido, como avaliações e políticas de comportamento, o que aumenta a confiança de seus usuários. Existem várias necessidades sociais que ainda podem ser atacadas, basta a ideia surgir e ser bem implementada aproveitando essa política de confiança já existente.

    ResponderExcluir
  4. O perigo sobre a tecnologia colaborativa está ligada a confiabilidade das informações compartilhadas. Permitir que qualquer pessoa possa contribuir com informações é bem interessante , mas até que ponto essa contribuição pode ser realmente utilizada. Muitas pessoas contribuem buscando propagar conhecimentos sobre os fatos , mas outras pessoas apenas compartilham conteúdos que nem sempre são verdadeiros, a fim de distorcer o entendimento do receptor.

    ResponderExcluir
  5. Uma pena que pesquisas que prometiam aumentar a qualidade de vida em áreas como o trânsito, segurança, transporte, serviços e muitas outras áreas com uso da tecnologia foram descontinuadas por falta de interesse em financia-las, por falta de expectativa de gerar algum meio de retorno, por conta de incentivos insuficientes. O que não é diferente das empresas privadas que mesmo o desafio do marketing na frente dos primeiros fabricantes de PCs que o texto Generative Technology fala. Que mesmo um item que poderia ter varias finalidades, a tentativa de torna-lo popular foi incentivada pelo seu retorno.

    ResponderExcluir
  6. De fato, é impressionante como as ferramentas colaborativas funcionam tão bem. Isso me faz questionar por que não conseguimos essa mesma colaboração no mundo real. Imaginar uma sociedade que não tenha a necessidade de um grupo político responsável pelo controle dos seus cidadãos, parece ser o desejo de todos nos tempos atuais. Sites como o wikipedia, tripadvisor, stackoverflow e etc são exemplos claros de que “Sim! É possível nos auto organizar.”

    ResponderExcluir
  7. em relação as ferramentas colaborativas, as pessoas podem ajudar tanto quando atrapalhar. Como nosso colega falou acima, exemplos de sites como wikipedia e stackoverflow fizeram sucesso usando essa metodologia, mas, devemos considerar que ambos possuem administradores, ou seja, todas as pessoas colaboram, mas, só algumas delas tem sus colaborações aceitas.

    ResponderExcluir