quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Tecnologia, Lei e Sociedade (2017.2) (20/09): "Dark Web, Deep Web, e o Silk Road"

Leitura:
Dark web
Deep web

Audiovisual: 
Jamie Bartlett How the mysterious dark net is going mainstream
The Dark Net isn't what you think. It's actually key to our privacy | Alex Winter | TEDxMidAtlantic
Storyville Silk Road Drugs, Death and the Dark Web Documentary 2017
Down the Deep Dark Web 2016
The Dark Web | 60 Minutes | Silk Road: The Secret Online World

7 comentários:

  1. As previsões apresentadas nas palestras do TED são de que no futuro a tendência é de que as pessoas passem a utilizar mais ferramentas que garantam o anonimato na internet. Acho que isso é sim possível, pois, geralmente as pessoas se sentem mais confortável para serem elas mesmas quando estão anônimas, seja por vergonha, medo, auto-proteção, ilegalidade ou qualquer outra razão. Entretanto, acho também que a superfície da web continuará firme e forte, pois, enquanto que, algumas coisas as pessoas querem esconder, outras elas querem mostrar abertamente. É tanto que as redes sociais ocupam uma das maiores partes do tempo de navegação dos internautas hoje em dia.

    ResponderExcluir
  2. É comum a frequente confusão quando se fala de Dark Web
    e Deep web.Mas é importante entender bem a diferença.
    A Deep web é tudo aquilo que não pode ser encontrado por mecanismos de busca, mas a intenção não é necessariamente voltada para o crime.
    Contudo a Dark Web, é um pedaço da Deep web, que é voltada para coisas ilícitas. A intenção agora não é só ficar "escondido", mas aproveitar do anonimato para praticar crimes como pedofilia, venda de drogas e armas, e terrorismo.
    Uma mecanismo pouco conhecido, mas por muitos utilizado , a Dark Web vem sendo um grande desafio para aqueles que tentam combater os criminosos que se escondem na parte "escura" da rede.

    ResponderExcluir
  3. De fato é visível uma transição em direção à Dark Web. O acesso a esta parcela do ciberespaço já está se tornando mainstream, como foi comentado nos vídeos. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua privacidade e em se proteger ataques a mesma. Mas ainda acho difícil uma previsão precisa sobre como será o futuro. Já se acreditava na época da declaração da independência do ciberespaço que teríamos um ambiente anônimo e livre do controle das autoridades. Mas com o passar dos anos a fiscalização foi aumentando, pois a web acabou se tornando um lugar de muitos crimes e tráfico, e então chegamos à popularização desse novo espaço privado e um reset das esperanças de anonimato. Mas a queda da Silk Road mostra que a Dark Web não é um ambiente 100% livre das autoridades. Existem vários cenários que podem acabar se desenrolando, podemos de fato ter um ambiente onde somos livres para fazer o que quisermos ou a Dark Web vai acabar se tornando um lugar tão regulado como é a web de superfície hoje em dia. Acredito que ainda precisamos de tempo para ter a certeza do que vai acontecer.

    ResponderExcluir
  4. Pouco depois de ver o assunto abordado me bateu a curiosidade e baixei o instalei o tor e preparei o meu espirito antes de sair fuçando na deep web uma vez que tem a dark web como subconjunto. De cara percebo que o buscador é uma versão capenga do google retornando monte de coisas redundantes. Pesquisas simples como facebook e hack retornam monte do mesmo link repetido. Ai procurei links de alguns fóruns e entrei em alguns deles. Fiz uns testes em sites que dizia sua localização e realmente funciona como exemplo: “Detectámos que estás a usar o IP 130.226.169.137 e que estás em Copenhagen (ou perto) no país Denmark.”e a cada novo circulo ele dizia uma localização diferente.Sim eu sei que a deep web é justamente o que não esta indexidado e que deve se ter alguns macetes para sair encontrando o que deseja. Mas pela comodidade e facilidade da surface acredito que nem vale o esforço.

    ResponderExcluir
  5. Antes dessa aula acreditava que a Deep Web era um lugar sem lei, com conteúdos ilícitos e cheios de informações sobre o crime. Tudo isso por conta de publicações sensacionalista de grandes mídias, inclusive da televisão.
    Semana passada resolvi baixar o Tor e mergulhar nesse mundo pra tirar minhas próprias conclusões. Percebi então que a Deep Web tem sim um monte de coisas erradas, porém o que define mesmo essa rede é o conceito de anonimato e criptografia, que são aliados da privacidade. E num mundo cada vez mais digital, com escândalos de espionagem frequentemente noticiados, é extremamente aceitável que as pessoas busquem cada vez mais a privacidade oferecida pela Deep Web.

    ResponderExcluir
  6. Desde que ouvi falar da deep web pela primeira vez eu me perguntava quanto tempo iria demorar para ela se tornar o padrão. Claro que governos e outros grupos (como a mídia) iriam tentar desincentivar as pessoas, pois esse tipo de uso da internet era contra seus interesses.
    Ao mesmo tempo que acho que vão tentar ao maximo impedir essa passagem eu creio que quanto mais escandalos de privacidade acontecem mais gente vai passar a usa-la. Eventualmente veremos o debate sobre a "legalidade" disso em meios politicos e do judiciario com a imprensa fazendo um monte de propagando contra.

    ResponderExcluir
  7. Se a deep web for usada para que o publico possua mais informações sobre conteúdos em geral, ela se tornará comum logo, já que é impossível evitar a busca por informação por parte da população. Mas, se a internet normal já consegue satisfazer essa necessidade e a dar web é usada apenas para atividades ilegais, ela será combatida dentro do limite do possível. Em minha opinião, não importa que a internet seja um local livre. Ninguém deve ser livre para cometer crimes, independente de onde estiver

    ResponderExcluir