quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Tecnologia, Lei e Sociedade (2017.2) (06/09): "A Batalha pelo Ciberespaço"

Leitura:
Apple’s capitulation to China’s VPN crack-down will return to haunt it at home
Putin bans VPN use in Russia
China Is Trying to Give the Internet a Death Blow
What China's VPN Ban Means for Internet Users: Quicktake Q&A
Internet censorship in China
Citizen Lab

Audiovisual:
Citizen Lab's Ron Deibert Exposes How Nations Use Cyber Warfare to Target Activists & Journalists
REBECCA MACKINNON: We can fight terror without sacrificing our rights
JENNIFER GRANICK: How the US government spies on people who protest — including you
MICHAEL ANTI: Behind the Great Firewall of China
Spring 2017 Donoho Colloquium - Ron Deibert: Spyware, Big Brother & How To Sleep At Night

8 comentários:

  1. Recentemente, foi instaurado na Câmara dos Deputados uma CPI que usava o objetivo de combater crimes cibernéticos como motivo para diminuir a liberdade dos brasileiros na web. Uma das propostas da CPI chegava a pedir a remoção de conteúdo que criticavam políticos. É inimaginável que esses tipos de propostas estejam sendo consideradas e algumas até aprovadas atualmente.
    Acredito que o Brasil esteja indo pelos mesmos caminhos traçados por países como China e Rússia que visam, sem motivos coerentes, limitar o uso da internet pela população. Uma prova disso é um relatório divulgado pela Freedom House (uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a liberdade de expressão e democracia no mundo), que rebaixou o Brasil no mapeamento de liberdade na internet. O Brasil que era considerado um país "livre" em 2015 foi rebaixado pra "parcialmente livre" em 2016.
    Se os cidadães brasileiros não forem mais ativos e forem a luta, os direitos democráticos conquistados na internet correm sérios riscos de serem revertidos pelos políticos brasileiros, que estão cada vez mais interessados em se "proteger" atacando nossa liberdade de expressão.

    ResponderExcluir
  2. É interessante a reflexão que fazemos a respeito da China e da sua relação restrita com a internet. Além do bloqueio de grandes sites como Google e Facebook, as informações contidas na web são extremamente controladas. A internet é manipulada pelo governo que permite mostrar apenas conteúdos que são considerados “próprios” ,e uma comunicação, apenas supervisionada, dos usuários. As pessoas não podem falar o que realmente pensam , mas sim aquilo que é permitido falar . Contudo, a China ainda é uma das maiores nações a utilizar a internet no mundo e muitas aplicações de fora (bloqueadas pelo governo ) foram “imitadas” pelos chineses com o mesmo propósito.

    ResponderExcluir
  3. Podemos ver o "gatinho" ,metáfora usada por Michael Anti, criando garras aqui no Brasil. Uma proposta de Lei está percorrendo a câmara dos deputados, com a proposta de regulamentar a profissão de blogueiro. E um fato curioso é que o idealizador desta lei foi
    denunciado em um BLOG por receber dinheiro destinado a campanha financiada pelo narcotráfico, denuncia que se provou Verdadeira apos investigacoes. São pequenos passos que, se não analisados sobre um olhar critico, podem burocratizar e tirar a liberdade individual presente hoje na internet. Além disto, o governo já está financiando blogs, canais do youtube e páginas do facebook, que influenciam milhões de usuários por dia, para divulgarem e apoiarem suas ideias de forma mascarada, isto é, sem explicitar o conteúdo publicitário presente nas opiniões em relação ao governo.

    ResponderExcluir
  4. Quando vivi no exterior eu tive a oportunidade de conviver com varios chineses e uma das coisas que eu reparei é que a censura do país deles era tão forte que mesmo no Canadá eles tinham medo de usar coisas como facebook, google e até mesmo falar mal do país deles.
    Foi apenas com o convivio com outras pessoas, e após alguns meses, que alguns foram criando contas em redes sociais e emails. Eles mesmo fora da china tentavam ficar usando apenas o que era permitido no país deles.

    ResponderExcluir
  5. A atitude da china em controlar as redes sociais estrangeiras é claramente manter sua população alienada e "protegida" da cultura internacional. Um população isolada do mundo é mais fácil de controlar em todos os fatores, um deles inclusive referente ao consumismo, ou seja, dessa maneira o pais controla a dependencia do Dolar, já que a população do pais tem como prioridade consumir a cultura nacional. Obviamente a china não consegue controlar tudo, mas, em minha opinião eles tentam bastante.

    A censura na internet (ou pelo menos a ideia dela) se tornará mais comum a medidade que a internet esteja mais inserida na sociedade. Já que os poderosos irão querer ficar no controle como sempre.

    ResponderExcluir
  6. Deprimente essa posição da Rússia em limitar a liberdade na internet. Quanto à China já não é nem uma surpresa. E aqui no Brasil já podemos ver coisas preocupantes como umas tentativas que até parecem não ter noção nenhuma. Como a antiga decisão de bloquear o finado app Secret. O caso de mandarem prender o presidente do Google no Brasil, Fabio José Silva Coelho, por conta de vídeos publicados contra um candidato a prefeito. E ate mesmo o pedido do aplicativo Uber fosse retirado do ar pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT) da cidade de São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Vejo esse controle imposto sobre o acesso da população à internet como uma reação do governo àquela Liberdade no ciberespaço discutida em outra semana. Ao gerenciar tudo o que falam e fazem dentro da suas "internets privada" esses governos devem ter a esperança de impor o seu totalitarismo também no ciberespaço. Porém a liberdade na internet é tão elástica que acredito que uma hora nem isso funcione para esses fins. Como o Michael Anti falou, os usuários da China passaram a usar "codinomes" quando falam de certos assuntos para evitar serem filtrados. Opinar se isso é certo ou errado não cabe a mim, pois essas decisões vão de acordo com os ideais políticos e sociais de cada país, mas acredito que a população, caso se sinta na vontade, vai ser capaz de continuamente passar por cima dessas medidas de controle.

    ResponderExcluir
  8. É de se espantar como, ainda nos dias atuais, um governo possa determinar o que seu povo poderá acessar na web. Cada vez mais, parece que a política mundial está indo na contra-mão da evolução. Como esses governos ditadores sabem que essa opressão, imposta por eles, não serão aceitas pelo povo, eles tentam se justiçar utilizando desculpas sem sentido e nada originais, como por exemplo, estar protegendo o povo das maldades externas ou estar evitando um ataque dos países inimigos. Resta a dúvida, a soberania de um país pode estar acima dos direitos ao conhecimento e liberdade de seu povo?

    ResponderExcluir