quinta-feira, 17 de agosto de 2017

"Tecnologia, Lei e Sociedade" (2017.2): "A Internet, a Inteligência Coletiva e a Sabedoria das Multidões"

Leitura:
Collective intelligence
THE COLLECTIVE INTELLIGENCE OF THE WEB
Internet as common or capture of collective intelligence
How Collective Intelligence Will Drive The World’s Greatest Innovations


Audiovisual:
BBC The Code The Wisdom of the Crowd
The wisdom of crowds | Karl Mattingly | TEDxBrighton
21CLI - James Surowiecki - Keynote Speaker (4th Annual Conference)
Pierre Lévy no Senac São Paulo: Diálogos sobre Inteligência Coletiva
How Collective Intelligence Will Drive The World’s Greatest Innovations
IdeasLabs 2013 - Thomas W. Malone - Exploring the Power of Collective Learning

17 comentários:

  1. Interessante ver como o coletivo pode fazer trabalhos surpreendentes como a que vimos na identificação da superfície em marte e até mesmo colônias de insetos que diferentes de nos são desprovidos de análise e reflexão. Quanto ao caso da jujuba e usando apenas o senso comum me faz pensar que os dados poderiam estar viciados (devido à precisão absurda, pra corroborar com a ideia apresentada) ou se eles aumentassem a amostra ele continuaria convergindo para o valor correto. Me pergunto como seria experimentar adivinhar temperatura ambiente com pessoas de regiões diferentes se teria um desempenho parecido. Aq uele velho bordão: Duas cabeças pensam melhor que uma, e tem mais piolhos também. E também: algumas vezes uma maioria simplesmente significa que todos os tolos estão do mesmo lado.
    iac

    ResponderExcluir
  2. É animador saber e experimentar os resultados que a inteligência coletiva vem mostrando nos dias atuais, analisando as últimas grandes sensações do mercado é possível fazer um paralelo com as empresas disruptivas (uber/airbnb). Porém sinto que em casos específicos, onde a coletividade esteja polarizada com algumas ideias fixas e preconcebidas, seja difícil validar uma imagem fidedigna com a realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Blogger não está encontrando sua identificação: note que seu post aparece como de autoria de "Cap". É importante que apareça seu nome e sobrenome. Providencie a reparação.

      Excluir
    2. O Blogger não está encontrando sua identificação: note que seu post aparece como de autoria de "Cap". É importante que apareça seu nome e sobrenome. Providencie a reparação.

      Excluir
  3. A ideia da inteligência coletiva é mostrar a importância do conhecimento compartilhado.
    Mesmo cada ser humano sendo diferente quanto ao pensar, cada pessoa pode contribuir com seu conhecimento de alguma maneira.Essa inteligência compartilhada não é só característica do homem mas também de outros tipos de sociedade animal, como formigueiros e colmeias de abelha.Contudo o que diferencia a inteligência coletiva humana das demais, são mecanismos que favorecem nosso pensar,como a linguagem,
    escrita, ferramentas matemáticas, dentre outros.

    ResponderExcluir
  4. É animador saber e experimentar os resultados que a inteligência coletiva vem mostrando nos dias atuais, analisando as últimas grandes sensações do mercado é possível fazer um paralelo com as empresas disruptivas (uber/airbnb). Porém sinto que em casos específicos, onde a coletividade esteja polarizada com algumas ideias fixas e preconcebidas, seja difícil validar uma imagem fidedigna com a realidade.

    ResponderExcluir
  5. Eu vi varios uso de inteligencia coletiva em jogos. Desde o "Twitch plays Pokémon" a um caso onde um jogo foi feito para desvendar um problema de biologia que os cientistas vinham falhando e a comunidade de jogadores o resolveu em tempo absurdo (gamers solve protein folding problem).
    No geral eu acho que pessoas em grupo não são inteligentes, mas acredito que através de ferramentas como jogos pode se ter bons resultados. Possivelmente relacionado a todos jogadores tendo o mesmo objetivo.
    Uma coisa interessante do "Twich plays Pokémon" é que ele tem dois modos de jogo. Anarquia onde todos os comandos enviados no chat passam automaticamente ao jogo e outro (Democracia) onde apenas o comando mais usado nos ultimos 30 segundos é passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Blogger não está encontrando sua identificação: note que seu post aparece como de autoria de "Vinny". É importante que apareça seu nome e sobrenome. Providencie a reparação.

      Excluir
    2. O Blogger não está encontrando sua identificação: note que seu post aparece como de autoria de "Vinny". É importante que apareça seu nome e sobrenome. Providencie a reparação.

      Excluir
    3. Professor, o meu nome é Jorge Vinícius Diniz e Lima (jvdl). Vou reportar o mesmo em meus outros comentários.

      Excluir
  6. O francês Pierre Levi expõe em sua palestra no SENAC que a inteligência coletiva é algo está presente que está presente em diversos animais e não é algo simplesmente inerente aos seres humanos. No meu ponto de vista, podemos explicar esse tipo de inteligência por um campo da matemática que possui vasto estudo e avanços na análise de grande base de dados, a estatística. Desde muito tempo a estatística já previa que quanto maior a amostra mais precisa será nossa predição sobre algo. E há muito tempo essa mesma estatística vem nos ajudando a fazer predições mais precisas em algoritmos de IA, em pesquisas de eleições eleitorais, em previsões meteorológicas e etc... Entretanto, no caso da inteligência coletiva, a estatística não é simplesmente aplicada em dados quaisquer, mas em palpites humanos e, isso que torna seus resultados ainda mais precisos. Pois, esses palpites são frutos de diversas ponderações e raciocínios que o nosso cérebro é capaz de realizar para chegar a uma conclusão. No exemplo do pote de doces, temos diversos raciocínios e ponderações por parte de cada entrevistados chegando a uma conclusão, no final, é retirado uma média dessas conclusões.

    ResponderExcluir
  7. Além da expectativa em usar a inteligencia coletiva para fazer previsoes ou solucionar problemas, acho interessante as formas como ela já vem sendo aproveitada naturalmente desde o surgimento da internet. Como Karl Mattingly expôs, avaliacoes em comunidades como Uber, Airbnb e Tripadvisor são uma forma bastante confiável de descrever a qualidade de um serviço sem a necessidade de especialistas fazendo tais avaliações (e geralmente são bem mais confiaveis que de especialistas). Abrindo essa porta de feedback para pessoas com varios backgrounds diferentes ajuda a eliminar tendencias e faz a avaliação ter mais confiança e representar algo que se aproxime mais da experiência do próximo usuário (reflexo de que a média das opiniões é a opinião mais válida), o que nao aconteceria se os usuários usassem serviços avaliados por especialistas haters do uber, por exemplo.

    ResponderExcluir
  8. Inteligência coletiva e sabedoria das multidões são conceitos que vem sendo cada vez mais explorados recentemente em diversas áreas e uma das que eu acho mais interessante é Crowdsourcing. Crowdsourcing é a maneira de resolver problemas e produzir coisas através da internet com pessoas que você não conhece. Qualquer um pode usar crowdsourcing para melhorar sua organização ou lutar por causas através de crowdfunding.

    ResponderExcluir
  9. Inteligência coletiva pode ser colocada como um estratégia estatística para que uma solução possa ser encontrada de maneira mais eficiente. Faz sentido já que a própria estatística é usada para esse fim, achar uma solução que talvez nem seja a ideal, mas, é a que faz mais sentido no momento para um público em especial.

    Essa ideia já existe a algum tempo com o Crowdsoursing, que se mostra não só mais eficiente como também mais prático em muitos os casos. Usar informações variadas de diferentes lugares e com diferentes pontos de vista aumenta a abrangência de qualquer sistema.

    Entretanto, como nosso Colega "CAP" falou, em algumas situações a opinião do publico em geral pode está apontando para uma direção errônea, isso pode acontecer não só graças a fatores biológicos como culturais. Mas, claro que isso só seria problema em alguns casos bem específicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Blogger não está encontrando sua identificação: note que seu post aparece como de autoria de "Silvio". É importante que apareça seu nome e sobrenome. Providencie a reparação.

      Excluir
  10. A ideia de "inteligencia coletiva" é fazer o crowdsourcing de processamento de informações por meio de "guesses" sobre um certo problema. Opinião coletiva é o conjunto de percepções de um grupo ou outro que lentamente ganha tração no inconsciente coletivo do mesmo grupo, e é atualmente exacerbada pela existência das redes sociais. Talvez a mineração de dados na web em redes sociais sejam interessantes para medir a opinião das massas.

    ResponderExcluir