quarta-feira, 9 de agosto de 2017

"Tecnologia, Lei e Sociedade" (2017.2): "Tecnologia, Crescimento Exponencial, e a Singularidade"

Leitura:
The Law of Accelerating Returns
Technological singularity
Why Tech Is Accelerating
Forget ideology, liberal democracy’s newest threats come from technology and bioscience

Audiovisual:
Imagining the Future: The Transformation of Humanity | Peter Diamandis | TEDxLA
What is technology? Is technology a new thing? (You can speed up audio in Settings)
Microsoft 2014 Super Bowl Commercial: Empowering
Kevin Kelly: Technology's epic story
Kevin Kelly: How AI can bring on a second Industrial Revolution
Ray Kurzweil Keynote on MaeKyung(MK) Silicon Valley Forum 2017 #MKSVF
Superintelligence: Science or Fiction? | Elon Musk & Other Great Minds
Law and Policy Development Since 2015 | Ryan Calo

8 comentários:

  1. Assim como Kevin Kelly acredita, creio que devemos ter controle sobre o que será o futuro e o que nós humanos queremos para ele, através de novas tecnologias (como na analogia com as crianças). Há a necessidade de haver um controle realista (não distópico nem utópico) sobre o avanço demasiado rápido da ciência, sobretudo no envolvimento da IA. Não deixa de ser assustador o comentário de Diamandis sobre os níveis de processamento em 30 anos poderem atingir a capacidade de toda raça humana junta. Afinal, da mesma forma que Kevin fala sobre o uso da tecnologia "fogo", que pode ser usada para fazer alimentos ou aquecer-se mas também para tortura ou destruição, podemos ter que nos preocupar com hackers invadindo nossas mentes, já que segundo Diamandis poderemos ter tecnologias que sejam embutidas em nossos cérebros para aprimorar nosso desempenho. Com isso, creio que os avanços das tecnologias deve ser encorajado, de forma consciente e responsável, a fim de que a mesma não acabe com a segurança de todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante o video da microsoft onde o jogador usava uma interface cerebro-computador para escrever e conversar. Tive a experiencia de usar um desses, é algo demorado para escrever, mas para quem está nessa situação já é bastante coisa.
    ~jvdl

    ResponderExcluir
  3. A parte que trata da singularidade tecnológica traz uma reflexão interessante onde
    a superinteligência artificial é colocada em prova. Uma explosão de conhecimentos, que de certa maneira,superaria a inteligência humana.
    O quanto isso poderia afetar diretamente o homem?
    É evidente que ainda não sabemos o quanto essas máquinas com maior capacidade
    poderiam de maneira direta influenciar na raça humana. Mas partir do princípio que as mesmas poderiam gerar outras, com mesma capacidade ou maior,
    resultaria numa enorme mudança qualitativa que vai além dos limites da física e de outras ciências.

    ResponderExcluir
  4. Minhas reflexões sobre esse dia foi tentando imaginar os malefícios do crescimento da tecnologia na era digital. Sei que sem a tecnologia a sociedade não se desenvolveria e nem chegaríamos ao conceito de humanidade que conhecemos hoje, porém acredito que chegamos num ponto onde o impacto da tecnologia precisa ser visto com bastante cautela. Muito me preocupa em como essa tecnologia está transformando as relações humanas desde a comunicação até o conceito de privacidade (que praticamente não existe mais na internet). Meu receio com isso tudo é que um dia as pessoas não consigam mais se relacionarem, e o sentimentalismo deixe de existir.

    ResponderExcluir
  5. A velocidade que a tecnologia avança a cada dia é realmente impressionante. Acredito que seja natural que Peter Diamandis esteja tão entusiasmado com isso. Mas, para mim, o mais importante nesse avanço é que ele, naturalmente, permite a redução dos custos e, consequentemente, permite o acesso de mais pessoas à essa tecnologia. Tecnologia, de ponta, nas mãos de poucos pode não ser útil ou talvez até ser prejudicial. Mas, se ela pertencer a todos, se torna uma enorme fonte de conhecimento.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que hoje em dia a visão do futuro em relação ao avanço tecnológico está muito mais otimista do que aconteceu durante os grandes avanços tecnológicos do passado. Durante o surgimento do telefone, da televisão ou dos computadores pessoais, por exemplo, houve o medo da extinção de interações sociais e alienação da população. Mas como a geração atual cresceu numa era de grande troca de informação, fomos capazes de aprender com o passado que esses medos de um universo distópico raramente se concretizam e existem mais pessoas com esperança no futuro tecnológico do que receio em relação a como aconteceria se estivéssemos no começo do século passado.
    Sabemos que a evolução acelerada dos níveis de processamento e o avanço da Inteligência Artifical por exemplo trará mais benefícios do que danos à sociedade. Não chamaria esse avanço de "assustador" como Mateus comentou, mas sim de magnífico. Não devemos esperar que algo terrível vá acontecer à humanidade, talvez por influência de histórias como os filmes Matrix ou Wall-E, mas sim acreditar que manteremos o controle sobre a tecnologia seremos capazes de utilizar esse próprio avanço em benefício da sociedade e evitar quaisquer tragédias tão antecipado pelos receosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Blogger não está encontrando sua identificação: note que seu post aparece como de autoria de "T.Cézar". É importante que apareça seu nome e sobrenome. Providencie a reparação.

      Excluir
    2. Perdao, professor. Corrigi o problema, mas aparentemente a postagem original nao se altera.
      Este sou eu (:

      Excluir