quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Tecnologia, Lei e Sociedade (2015.2) (25/11): "Edward Snowden e o Vigilantismo da NSA"

Leitura:
Edward Snowden
Citizenfour

Audiovisual:
Edward Snowden: Citizenfour (deutsch/german - komplette Dokumentation/full documentary) [HD]
NYFF52: "CITIZENFOUR" Q&A | Laura Poitras (Full)
"Citizenfour" | Oscar-winner Laura Poitras on Edward Snowden
Interview with Laura Poitras Director of Citizenfour Part One
Interview with Laura Poitras Director of Citizenfour Part Two


16 comentários:

  1. O mundo vem passando por sérios conflitos políticos, envolvendo inclusive repercussões do meio virtual. A segurança da informação vem se tornando um tema cada vez mais acalorado, o que aumenta a sua importância no cenário em questão, interferindo inclusive em outras áreas da sociedade, como o governo, direitos humanos, poder judiciário e etc. Alguns mecanismos de proteção de dados foram desenvolvidos, dadas as discussões levantadas por empresas influentes no meio cibernético, como Facebook e Whatsapp. Esforços e iniciativas foram adotados para enfraquecer as tecnologias de segurança em nome do terrorismo. Práticas terroristas tem acontecido inclusive pelo acesso a informações providas de uma certa limitação de uso e privacidade.
    Observando o caso apresentado no filme “Citizenfour”, que conta um pouco da história de Edward Snowden, pude perceber um grande enfoque a vigilância governamental e a quebra de promessas do governo estadunidense a respeito do fortalecimento das políticas de privacidade dos dados dos cidadãos americanos.
    O fato de Snowden ter vazado dados sigilosos mostrou, em certo ponto de vista, a necessidade que o governo americano e a NSA precisam sanar a respeito do controle das informações que eles possuem, bem como a ética cibernética que suporta todas as relações existentes da Internet.

    ResponderExcluir
  2. Esse é um tema bastante polêmico. Alguns preferem segurança e abrem mão da privacidade outro defende que a nosso privacidade é inviolável. Eu escolho o meio termo. Creio que é nosso direito ter a privacidade protegida, mas para assuntos que minha segurança está em jogo a quebra da privacidade pode ser feita. Mas nesse situação, denunciada por Edward Snowden, o governo americano junto com a NSA não só capturavam comunicações para privinir atos terroristas, mas também por questão de mercado. O que torna mais grave ainda o que eles estavam fazendo. E na minha opinião, Edward Snowden foi bastante corajoso e teve uma atitude correta em denunciar o que estava acontecendo, se é pra fazer isso o governo devem fazer com o consentimento da população.

    ResponderExcluir
  3. Independente da opinião em relação a esse tema, se é a favor ou contra esse tipo de invasão de privacidade para prover "mais segurança", o que Edward Snowden foi muito importante, pois pelo menos nós merecemos saber o que está acontecendo e discutir sobre isso para poder tomar uma posição.
    Eu acho que abrir mão totalmente da privacidade dessa forma não é uma opção valida, pode se encontrar um meio termo para privacidade e segurança, sem afetar a privacidade de pessoas que não estão sob nenhuma suspeita.

    ResponderExcluir
  4. Edward Snowden pode ser um traidor aos olhos do governo americano, mas aos meus, ele é uma pessoa extremamente corajosa. Ele abdicou da própria vida (não no sentido de morrer, obviamente) em favor de uma causa que ele achou importante e que pro resto do mundo realmente é.
    O que ele fez realmente foi importante principalmente pelo fato de que fez todos pensarem sobre privacidade e a falta dela no mundo atual. A quantidade de informação que o governo americano possui sobre o mundo inteiro é extremamente preocupante e pra mim, toda essa espionagem torna o próprio governo americano um traidor aos olhos do resto do mundo. Do mesmo jeito que Snowden pegou informação sobre o que o governo americano sabe e divulgou, o governo americano pega informação que ele não deveria ter sobre o resto do mundo. Já ficou claro que para eles, não é uma questão somente de segurança, é mais uma questão de poder.

    ResponderExcluir
  5. Edward Snowden apenas fez o que acreditou ser certo. Divulgar a verdade da melhor maneira que conseguiu.
    Algo porém me assusta. Podemos ver no conteúdo audio-visual que muitas empresas estavam com medo de publicar sobre os dados fornecidos por Snowden por medo de serem censurados e até fechados por publicarem "Informação confidencial". Ao meu ver, o pior não foi mostrado por medo.
    A coragem mostrada por Edward Snowden foi ímpar, algo que sinto que nenhum meio de comunicação com o qual ele se comunicou teve. Dados sobre operações ou sobre o poder da NSA em mais detalhes que não foram publicados apesar de obitidos podem existir e devemos considerar essa possibilidade.
    A informação também aumentou as tensões internacionais. Não só como paises rivais como Rússia mas com próprios aliados que estavam sendo espionados como Inglaterra e inclusive o Brasil. E o que piora a situação ainda mais é que eles continuam o que estão fazendo, ainda em escala internacional, sem consequencias.

    Devemos nos perguntar no final das contas, o quanto de nossa privacidade estamos dispostos a sacrificar para ficarmos seguros? A questão se torna complicada pois cada indivíduo tem um ponto de equilíbrio diferente e a lei precisa de aplicar a todos.

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito que Edward Snoden não traiu os Estados Unidos, mas sim o governo americano. O ato de espionagem não é um assunto relativamente novo, trata-se de uma prática de desde os tempos de guerra. O pretexto para a espionagem usadas pelas nações é que seja válido, desde que seja para evitar práticas terroristas. Porém isso tudo, meio mundo já sabia, o que Edward divulgou vai muito além do que espionagem militar, a vida das pessoas, e relatórios de empresas e políticos ao redor do mundo estavam sendo coletadas pelo estado americano. Mas a questão que eu quero colocar é a seguinte: Em algum momento, alguma nação terá tecnologia de espionagem, certo? Logo, seria melhor que essa nação seja os EUA do que a China ou alguma organização terrorista certo? Pode não ser ético, mas eu prefiro que Dilma seja espionada pelos EUA do que o EI. Isso é só uma reflexão, como falado acima, eu também me encontro no meio termo, a espionagem deve existir desde que as pessoas saibam que o governo o faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato.

      Você vive no mundo real, onde há pessoas boas na medida do possível e também pessoas terríveis.

      Excluir
  7. Edward Snowden deveria receber um Nobel, algo do tipo. Se ele tivesse vazado que governos autoritários estavam espionando os EUA, como Irã, Iraque, Syria... com certeza já teria ganho dos EUA alguma honraria. Porém não foi isso que aconteceu.

    Ele apenas fez oque era o certo, oque os EUA sempre diz que é o certo (se tratando dos outros, é claro): fez justiça, falou a verdade. Mostrou ao mundo que os EUA espionava todo mundo, até o nosso Presidente.

    Discordo do amigo acima, os EUA não deve espionar ninguém. Não existem espionagem melhor, dos EUA ou do EI. Imagina se fosse o EI espionando os EUA, oque iria acontecer, era guerra na certa! Porque? Por que para os EUA isso é crime. Mas parece que agora não é mais, crime agora é oque Snowden fez: falar a verdade.

    Eu acredito que se ele apenas tivesse dito que os EUA espionam esses países do EI, por exemplo, o dano seria menor, o problema todo foi que ele mostrou que os EUA espionam gente que não tem nada a ver com a história!

    ResponderExcluir
  8. Só para completar, gostaria de dizer que Edward Snowden é um herói.

    ResponderExcluir
  9. Como discutido em sala, Edward Snowden não somente fez um favor a população americana por clarificar os esquemas de espionagem que estavam acontecendo pelo governo americano, mas também fez um favor a sociedade mundial por trazer atenção a possibilidade de espionagem governamental por outros países. Ele foi capaz de mostrar que o mundo onde a informação flui gratuitamente e livremente não existe, e que definitivamente existem pessoas prestando atenção em cada pacote que atravessa a internet. É importante mencionar que apesar de ele ter muita informação em sua posse, ele foi liberando de pouco, para evitar que os jornalistas tirassem conclusões incorretas. Esse movimento foi bem intencionado, dado que evitou a manipulação das informações de forma incorreta.
    Após a época de maior agitação causado pela liberação desses documentos, o mundo fica em estado de alerta. Até onde estamos seguros com nossa informação? O quanto podemos confiar nos programas do governo para nos proteger? Fica a questão, enquanto temos que levar em conta que quanto mais os terroristas e criminosos sabem dos passos do governo, mais capazes eles serão de burlar isso. Por isso que esta é uma situação complicada, sem solução simples.

    ResponderExcluir
  10. Compartilho da opinião dos colegas no que diz respeito a atitude de Edward Snowden. Acho que é preciso bastante coragem para divulgar as informações que ele divulgou, sabendo que por se tratar do governo americano, a reação seria no mínimo intensa.
    Agora, é importante saber o que vem sendo feito depois que a NSA foi descoberta, se existe uma regulamentação mais rígida sobre o que eles podem ou não vigiar, e quem está regulamentando, pois supõe-se que antes de ser descoberta, a NSA tinha autorização de outros setores do governo pra fazer o que fazia. Setores que provavelmente declararam não saber nada e se afastaram da culpa. Na minha opinião, apenas o conhecimento público sobre o caso de espionagem não é suficiente para fazê-los parar.

    ResponderExcluir
  11. Pelo o que foi mostrado no documentário podemos perceber que Snowden não é o traidor cruel que infringiu as leis dos EUA como foi sugerido para as pessoas pelo governo. Na verdade, pelo o que foi passado no documentário, ele é uma pessoa muito inteligente que está ciente das consequências de suas ações, e que as fez não para se beneficiar, mas para um bem maior. Ele fez para que todos confirmassem suas suspeitas e soubessem que o NSA estava vigiando a todos, desde criminosos até pessoas que não estavam nem envolvidas no assunto. O documentário também mostrou que não importa se você é um líder ou uma pessoa qualquer, você também pode ser vigiado. Nos fez abrir os olhos e nos questionar se a privacidade que nós temos atualmente é tão privada assim.
    Assim como os colegas comentaram acima, também concordo que a atitude de Snowden foi certa. Ele estava pronto para sofrer as consequências dos seus atos porque acreditava que estava fazendo sua parte. Se não fosse ele, talvez outra pessoa teria feito o mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Mesmo com a intensa discussão sobre o assunto a 2 anos atrás, eu ainda tinha duvidas sobre o quanto a mídia em geral estava sensacionalizando e aumentando sobre o assunto da espionagem governamental, mas esse documentário foi muito bom para tirar essas duvidas. Nele se percebe que snowden não faz isso para chamar para chamar atenção, dá para perceber por seus depoimentos no documentário que ele tem uma real preocupação com o desenvolvimento invasivo da NSA, e que nas palavras dele é "extremamente exagerado", como ele fala no documentário, no nível de acesso dele ele poderia ver documentos que sequer eram necessários para seu trabalho. Isso mostra o quanto o governo não estava se importando com a privacidade das pessoas comuns. Ele faz também denuncias muito serias, como as de que o governo americano estava espionando vários outros países, com o Brasil incluso, eles espionavam políticos, empresas, e pessoas, saindo claramente do escolpo para o qual o NSA foi projetado que é proteger a segurança dos Estados Unidos

    Eu acho que a denuncia de snowden veio no tempo certo e era extremamente necessária, para forçar nas pessoas a discussão sobre o tema e assim poder conscientizar a população a brigar em favor dos seus direitos.

    Breno Torres

    ResponderExcluir
  13. O governo americano apresentou acusações criminais, contra Edward Snowden, por espionagem, roubo e conversão de propriedade do governo e logo depois pediu que ele devolvesse os documentos roubados da NSA. Edward Snowden poderia ter agido de forma anônima, porém preferiu que a sua mensagem fosse mais ressonante devido ao fato de se mostrar. A ideia principal de Snowden era deixar o povo decidir se o serviço secreto de vigilância dos Estados Unidos era correto ou não. Esse serviço de vigilancia, segundo dados levantados por Snowden, acarretaria na quebra de privacidade de algumas pessoas, e de certa forma era exatamente o que ele queria deixar em questão. Analisando os fatos, é possível perceber que Snowden tinha a melhor da intenções e no meu ponto de vista, deve ser considerado um grande herói da sociedade americana, já que foi constatado que os serviços de vigilância norte americanos coletavam dados de ligações e até mesmo fotos de cidadãos que não tinham nenhum tipo de ligação com crimes ou terrorismo.

    De fato, é uma questão difícil de ser discutida, afinal de contas o acesso a informações de conversas privadas, fotos ou outros dados, por parte do governo, torna mais fácil a caçada a grupos terroristas, evitando inclusive alguns crimes, porém a retirada da privacidade de um indivíduo é algo prejudicial e atinge os direitos do mesmo que tem seus motivos pessoais e particulares para não querer escancarar sua vida a qualquer um desconhecido.

    ResponderExcluir
  14. Mais uma vez, governo/midia querendo manipular tudo. Snowden foi extremamente leal dando ao povo o poder do conhecimento sobre o servico secreto de vigilancia.
    A estrategia que ele usou, como mostrado no documentario, de disponibilizar aos poucos as informacoes que tinha, ao meu ver, foi bastante inteligente para chamar atencao em relacao a essa causa.

    Os grupos interessados em manter o ambiente que deve ser live sob vigilancia obviamente moveram e moverao o que puderem para impedir o conceito de neutralidade e liberdade no cyberespaco e, como ja disse antes, cabe a nos lutarmos!
    Inclusive, o documentario foi aclamado entre os criticos como mostra a pagina da Wikipedia, dizendo: "It has a 98% approval rating on Rotten Tomatoes, based on 129 critics, with an average score of 8".

    Nada do que fazemos na internet estah protegido ou livre de vigilancia. A conscientizacao disso (inclusive se notarmos que o proprio Edward Snowden estava totalmente consciente do que ele poderia enfrentar pelo que estava fazendo) ja eh um grande avanco e eu espero sinceramente que mais pessoas tenham a acesso a essa informacao! VIda longa aos "Snowdens" que existem e lutam por essa causa!

    ResponderExcluir
  15. O caso do Snowden acho que foi a maior demonstração dos últimos tempos de que o balanço de poder entre governos e população está perigosamente pendendo para o lado do governo.

    Ao vivermos em sociedade, damos ao governo uma autoridade em troca de que ele a use para cuidar de nossos interesses gerais e administrar esferas da vida pública com as quais não estamos dispostos a lidar. Mas se esse poder não tiver limites claros e bem aceitos pela população, não vai terminar em coisa boa.

    Todo o esquema de vigilância exposto me lembra bastante o livro 1984, de George Orwell. Nele é retratada uma visão de como poderia ser a União Soviética alguns anos no futuro, com a forma com que o Partido tentava controlar as pessoas. A parte mais aterrorizante é saber que hoje a realidade de países como China e Coreia do Norte é extremamente próxima daquele. E mais ainda, que os governos ocidentais, mesmo o dos Estados Unidos, visto como um bastião da democracia, tenha dado alguns passos nessa direção.

    ResponderExcluir