quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Tecnologia, Lei e Sociedade" (2019.2) (20/11): "A Nova Era da Ciberguerra"

Leitura:
Sandworm Book Review
Here's the Evidence That Links Russia’s Most Brazen Cyberattacks
The Story of Sandworm, the Kremlin's Most Dangerous Hackers
When cyberwar struck its first civilian target

Audiovisual:
Andy Greenberg SANDWORM
Russian Hackers Take Down The Power Grid | CNBC
Russian cyberattack targets Ukrainian power grid; U.S. next?
Analysis of the Attack on the Ukrainian Power Grid - Michael Assante
Sandworm A New Era of Cyberwar and the Hunt for the Kremlin's Most Dangerous Hackers
"Sandworm" author Andy Greenberg

5 comentários:

  1. Pode-se dizer que é super bizarro os ataques massivos que a Ucrânia recebeu, e isso super soou como "um país alvo prototipal" para um ataque cibernético. O mais bizarro de tudo é saber que existe uma grande equipe de hackers de um determinado país que a qualquer momento pode lançar um worm destrutivo em qualquer lugar do mundo apenas pra desestruturar uma potência de forma "secreta" já que muitas vezes é bem difícil de identificar de onde veio, ou quem realmente estava por trás daquele endereço de envio.

    ResponderExcluir
  2. Estamos entrando numa nova era das guerras, as que terão atreladas a isso taticas de cyberguerra. Pelo que os textos de referência sugerem, a Russia está bem a frente nesse sentido, com uma equipe eficiente e bem treinada. Como foi dito em outro tópico nesse mesmo blog, basicamente não existe táticas de defesa na cyberguerra. A tática usada atualmente para se defender é atacar a estrutura do adversário para que ele não tenha tempo de resposta.

    Creio que um meio pouco abordado e que é extremamente relevante na cyberguerra são as disseminações de fakenews/deepfakes afim de manipular a população. Já existem evidências que sugerem participação ativa disso nas eleições presidenciais tanto do Brasil como dos EUA.

    ResponderExcluir
  3. Com a evolução acelarada da tecnologia nos tempos modernos, não é uma surpresa que ataques cibernéticos tenham começado a se tornar algo de grande impacto na sociedade.
    Desde a segunda guerra mundial, com o avanço das tecnologias de comunicação, essas tecnologias já se tornavam alvos de ataques, muitos dos quais viriam a mudar o rumo da guerra.
    Hoje, com o avanço que tivemos ao longo dos anos, chega a ser assustador ver o quanto impacto um ataque desse tipo pode ter.
    A Ucrânia, que segue sendo um dos maiores alvos de ataques russos desde a guerra fria, sendo um grande exemplo disso com ataques que vieram a causar dano de milhões de dolares.
    O mais impressionante, é o quanto uma grande parcela da população mundial, segue desinformada com relação a esse risco.
    Grande parte da sociedade hoje, não sabe, ou não se importa com o risco que existe nesse tipo de ataque, mesmo sabendo que uma maioria considerável dos sistema do mundo inteiro são controlados por tecnologias que podem ser alvos de ataques cibernéticos.
    Acredito que no futuro, vai se fazer necessario uma maior conscientização da população sobre esses riscos, caso contrario o impacto de alguns desses ataques podem acabar sendo ainda mais devastadores.

    ResponderExcluir
  4. Hoje em dia, os ataques cibernéticos são um desafio bastante complicado, visto que em sua natureza, eles mudam rapidamente e são sem fronteiras. Fazendo assim deles ridiculamente difíceis de prever e gerenciar. Não é de admirar que o Fórum Econômico Mundial tenha colocado a cibersegurança no topo de sua lista mais recente de riscos globais. De fato, a sabedoria convencional diz que é apenas uma questão de tempo até que sua organização seja alvo de um ataque cibernético.
    No entanto, existe um ponto principal que se remediado pode ajudar no desafio do gerenciamento da cibersegurança: a falta de dados. Poucos dados cibernéticos estão disponíveis de maneira ampla, dificultando a avaliação objetiva do impacto potencial de incidentes.
    Informação é poder e, na área segurança, o poder informacional pode ajudar impedir outros eventos semelhantes de se repetirem. Se ocorrer um ataque em uma organização, podemos estar razoavelmente confiantes de que esse mesmo ataque será usado em outra organização em um futuro próximo. Se os dados sobre a primeira violação conhecida forem disponibilizados, outras organizações poderão se preparar e garantir que a mesma vulnerabilidade não seja usada contra eles.

    Sobre a declaração do Fórum Econômico Mundial: https://www.weforum.org/agenda/2019/09/our-cities-are-increasingly-vulnerable-to-cyberattacks-heres-how-they-can-fight-back/

    ResponderExcluir
  5. A internet virou terra de ninguém , por isso os criminosos agem como bem entender , apenas transferindo suas ações no mundo real para o virtual, pessoas se escondem por trás de computadores às vezes até se passando por outras pessoas , só para colocar pra fora suas vontades que não tem coragem de expor em sua própria identidade
    no caso aqui o crime que se comenta é caso de roubo de dados , mas o avanço da tecnologia tem impedido isso cada vez mais , sistemas que usam linguagem de máquina por exemplo podem identificar algum comportamento fora do padrão e duvidosa.

    ResponderExcluir