quinta-feira, 23 de maio de 2019

Tecnologia, Lei e Sociedade" (2019.1): "Crowdsourcing, Teletrabalho e 'Ghost Work'"

Leitura:
Crowdsourcing
What is Crowdsourcing?
Amazon Mechanical Turk
A Comunidade Amara
How Silicon Valley’s successes are fueled by an underclass of ‘ghost workers’
Running Out of Time: The Impact and Value of Flexibility inOn-Demand Crowdwork

Audiovisual:
What is Crowdsourcing?
AWS re:Invent 2018: Harness the Power of Crowdsourcing with Amazon Mechanical Turk (AIM351)
Databite No. 119: Mary L. Gray
Robotland: The Future of Labor Policy and Work in an AI World

8 comentários:

  1. Aplicações de crowdsourcing são técnicas interessantes mas que podem ser bastante nocivas em alguns aspectos. Se temos dessa a partir do crowdsourcing a vida de alguns desenvolvedores deveria levantar preocupação pela condição imposta aos prestadores de serviço, estes que muitas vezes são explorados recebendo pouquíssimo pelos seus serviços e sem nenhuma garantia ou segurança trabalhista garantidos.
    A principal argumentação a favor do crowdsourcing é de que humanos tem maior capacidade de classificação (em imagens e textos, por exemplo), em alguns casos específicos, o que é verdade, mas apenas devido a escassez de dados e exemplos destes casos específicos.
    É importante destacar que nenhum benefício justifica a condição beirando a desumanidade atribuída pelas empresas aos responsáveis pela classificação manual, que beira e é apontada muitas vezes como um modelo de escravidão no século 21.

    ResponderExcluir
  2. Estudos tem mostrado que oferecer às pessoas a possibilidade de trabalhar seguindo seus próprios horários e disponibilidades resulta em uma maior quantidade de conteúdo produzido, com a mesma qualidade de um regime tradicional. Esse é um dos motivos pelo qual o conceito de trabalho remoto vem sendo mais difundido, não apenas em modelos tradicionais de emprego (que vem junto com todos os outros benefícios inerentes dos mesmos), mas também em novos modelos, orientados a tarefas e sem vínculo empregatício.
    Entretanto, é preciso que essa nova categoria de trabalho "orientada a tarefa" e, principalmente, seus trabalhadores sejam reconhecidos como peças fundamentais do mercado, que realizam tarefas com características inerentes do ser-humano (como criatividade e interpretação), não passíveis de reprodução por máquinas. O que torna seu trabalho indispensável e não apenas algo temporário, a ser descartado no futuro. É necessário criar consciência global sobre esse tipo de trabalhador e sobre a importância que eles representam em alguns sistemas e serviços críticos, de forma que as empresas que utilizam seus serviços sintam-se responsáveis e pressionadas a garantir uma maior qualidade de vida e direitos trabalhistas fundamentais para essas pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Entre as vantegens do crowdsourcing é em relação aos custos operacionais e que em teoria grupos de pessoas possuem maior capacidade de seleção e classificação de conteúdo.
    Potencialmente todas as pessoas que possuem acesso a internet contribuem em algum momento.No entanto,o que chama atenção são as pessoas que são contratadas para realizar esse trabalho e as condições que as mesma estão submetidas,nos fazendo acreditar que grandes empresas então tirando proveito desses trabalhadores.Falta de assistência aos "funcionários",baixa remuneração,parecem não se preocupar com a saúde mental das pessoas envolvidas.
    Deve ser reconhecido os benefícios e avanços conseguidos por meio do crowdsourcing mas isso não pode ser usado como justificativa para manter funcionários nessas condições.

    ResponderExcluir
  4. Anteriormente vimos como a inteligencia coletiva pode ser usada para resolver um conjunto de problemas melhores do que só um indivíduo. Esses problemas, normalmente, são problemas de natureza exata, classificação é uma delas. Por isso, uma inteligencia coletiva como o crowdsourcing é eficaz para identificar padrões e classificar amostras.
    Quanto aos salários baixos, isso se deve à lei econômica universal: A Lei de Oferta de Demanda.O que ocorre é que a quantidade de pessoas capazes de realizar classificação (oferta) é muito superior ao número de pessoas que querem obter essas classificações(demanda). Isso também responde porque as condições de emprego não são as melhores possíveis, não existe incentivo para os empregadores implementarem um modelo de trabalho mais benéfico para os empregados, se é possível substituir o funcionário insatisfeito.
    Marco Polo Munt Rocha

    ResponderExcluir
  5. A falta de proteção desses funcionários, os chamados Ghost Workers, é extremamente preocupante. Sem direitos trabalhistas e com a ilusão de serem "empreendedores", cujo quanto mais horas investem nos aplicativos como o Amazon Turk, esse trabalho é facílmente dispensável e substituível. É necessário repensar este modelo e dar condições mais humanas para estas pessoas.

    ResponderExcluir
  6. Crowdsourcing vem de uma ideia muito boa que conta com conhecimento coletivos para desenvolver soluções e criar produtos. Com esse principal pensamentos podemos acreditar que essa solução e/ou produto vá uma coisa muito boa, já que seu desenvolvimento utilizou ideias de várias pessoas, podendo ser pessoas com estilos, culturas e pensamentos diferentes. Porém ela vem funcionando mais no estilo de a empresa consulta a nuvem (crowd) de produção, anuncia seu problema e determina um preço. A resposta curta é que uma abordagem colaborativa ou centrada na multidão pode ser aplicada a tudo. O uso desse modelo infelizmente está muito ligado com exploração de mão-de-obra. E com a Internet, ficou fácil de organizar essas comunidades, daí que vem sua popularização.

    ResponderExcluir
  7. O advento da globalização, que trouxe acesso das massas à tecnologia, à medicina moderna e ao saneamento básico, fez com que a população humana tivesse um potencial de crescimento nunca antes visto. Hoje somos mais de 7,7 milhões de pessoas graças a esses avanços. Para suprir as necessidades dessa superpopulação, é natural que novos postos de trabalhos sejam criados, o crowdsourcing é um exemplo disso.
    Tratar o crowdsourcing como algo negativo devido à falta de regularização ou enxergar as pessoas vivem disso como inferiores são atitudes um tanto quanto egoístas. É como se um tipo de trabalho, que gera renda para muitas pessoas e garantem a sobrevivência delas, devesse deixa de existir ou existisse de forma mais restrita apenas para satisfazer uma visão de "mundo ideal" de alguns indivíduos.
    Na minha opinião, a questão que deve ser feita antes de criticar esse tipo de categoria de trabalho é: Se não existisse esse tipo de trabalho, as pessoas que vivem dele conseguiriam sobreviver de outra forma?

    ResponderExcluir
  8. Crowdsourcing é uma forma de se obter ideias, conteúdos ou até mesmo serviços a partir de contribuições de diferentes públicos. Um exemplo de Crowdsourcing é a enciclopédia digital Wikipedia, onde a mesma é alimentada pela comunidade virtual, oferecendo uma gama surpreendente de conteúdo. Se a Wikipedia não utilizasse o conceito de crowdsourcing, com certeza ela não abrangeria tanta informação. Crowdsourcing, assim, é um modelo de criação de produtos e/ou produção, que conta com mão-de-obra e conhecimento coletivos.

    Empresas podem utilizar o crowdsourcing ao consultar a nuvem (crowd) de produção, anunciar seu problema e determinar um preço como recompensa para a solução. É um processo de “broadcasting“. É uma forma de terceirizar um serviço de uma forma eficiente, já que a nuvem traz consigo fornecedores de serviços (pessoas, empresas) em uma escala muito maior. As pessoas e empresas surgem na nuvem com as propostas (ou com a solução pronta) e a empresa que lançou o problema escolhe a melhor. E essas soluções podem vir desde amadores até os mais experientes.

    Os benefícios de crowdsourcing para as empresas, assim, são enormes e satisfatórios, pois cria a possibilidade da criação de novas e diferentes ideias com inovação e contribuição. E o mais interessante é que essas ideias vêm de fora do escopo das empresas, abrindo os seus horizontes para novos caminhos de pensamento.

    ResponderExcluir