quarta-feira, 29 de maio de 2019

Tecnologia, Lei e Sociedade" (2019.1): "Lethal Autonomous Weapons (LAWs)"

Leitura:
Lethal autonomous weapon
UK, US and Russia among those opposing killer robot ban
Recaps of the UN CCW meetings March 25-29, 2019
Lethal autonomous weapons
BAN LETHAL AUTONOMOUS WEAPONS

Audiovisual:
Why We Should Ban Lethal Autonomous Weapons
Autonomous Weapons - Lethal Future
MIT AI: Autonomous Weapons Systems Policy (Richard Moyes)
Autonomous weapons and international law
Artificial Intelligence: Lethal Autonomous Weapons Systems (LAWS) and Peace Time Threats
Killer Robots & the Ethics of Autonomous Weapons - Peter Asaro

8 comentários:

  1. Marco Polo Munt Rocha4 de junho de 2019 às 10:11

    Como falei durante a aula, acho que banir essas armas pode não ser uma solução tão simples quanto parece para o problema.
    Um problema que surge ao tentar implementar o banimento é: Se um pais não quiser aderir ao banimento, existe o risco desse país investir nesse tipo de armamento para ficar militarmente mais forte que os demais, com esse risco, outros países irão sair do banimento com a desculpa de "defender a soberania e os cidadãos".
    Existe um risco muito pequeno, na verdade quase zero, que algum país aderidor ao banimento possa desobedece-lo secretamente, sim haverá sansões à posteriori, mas quem vai ir contra uma nação que possui armais letais autônomas?

    ResponderExcluir
  2. O princípio da humanidade é fundamental, mas à promoção de meios ou métodos de guerra que melhor protejam a humanidade dentro dos limites legais da guerra, independentemente de os meios para isso fim é humano ou máquina ou alguma combinação dos dois. As armas autônomas letais é uma coisa bastante perigosas, seu uso deveria ser proibido, mas claro se for proibido deveria ser para todos os países. Armas letais nunca foram sinônimo de segurança e nem de paz. É necessário discutir os prós e os contras do uso dos chamados “Robôs Assassinos”.

    ResponderExcluir
  3. A princípio guerras sempre devem ser evitado afim garantir o bem das pessoas,contudo são por meio das guerras que grandes avanços tecnológicos foram possíveis,mesmo que estes originalmente tivessem propósitos negativos.
    Mais uma vez estamos vivemos um dilema pois "Lethal Autonomous Weapons"(robôs assassinos) é um avanço tecnológico sem volta.Como já foi abordado por outro colega em sala,países não vão simplesmente deixar de produzir essa tecnologia afim de garantir sua soberania nacional.Então é preciso agora uma discussão sobre as vantagens e como podemos anular as desvantagens.

    ResponderExcluir
  4. As LAWs são um grande risco às liberdades e garantias dos povos. São um risco de toda forma, pois se estiverem em mãos de órgãos governamentais, toda a população de um país, se não a mundial, entram no raio de ação destes, que possuem agora a possibilidade de matar qualquer pessoa, por mais que se defenda que seria usada apenas contra ameaças a segurança nacional. Um outro risco é de ser utilizada por organizações criminosas, que teriam em mãos um grande poder. Porém, este tipo de organização não tem capacidade de desenvolver tecnologias, apenas usar as já existentes.
    De fato, as tecnologias que podem garantir a existência das LAWs serão desenvolvidas, e em algum tempo esses equipamentos virão a existir, porém, deve-se sempre rejeitar o uso de armas e equipamentos, com o qual não se tem defesa, por parte do governo, pois a força de estado sempre pode se tornar tirânica e as populações devem ter poder de se defender. Por fim, deve ser lembrado que após o mais perigoso ser eliminado, o segundo vira o primeiro, até que o mais perigoso vira você ou alguém próximo.

    ResponderExcluir
  5. Lethal Autonomous Weapon (LAW) são sistemas militares (armas) autônomos que são programados para atacar alvos. Um exemplo de LAW são as minas terrestres, que atacam automaticamente ao detectar pessoas. Existem muitos tipos de LAWs defensivos projetados para impedir o ataque de mísseis/projéteis/aeronaves/embarcações/etc., destruindo-os de acordo com as suas definições. São, assim, robôs assassinos.

    LAWs violam o direito do ser humano de ser julgado, de se defender. Violam a ética e a moral de uma sociedade, ao terem direito legal de matar. A sua regulamentação abre espaço para a possível ocorrência de uma guerra de drones. Deixa em aberto uma suposição de terror. Como Stuart Russell, professor de Ciências da Computação da Universidade da Califórnia, em Berkeley, afirma, LAWs são antiéticos e desumanos.

    A ONU tenta combater a regulamentação, mas os países de poder como Reino Unido, Russia, Estados Unidos, dentre outros, bloqueiam o progresso da proibição, sendo a favor das armas inteligentes. É realmente preocupante, apesar de ser uma medida de defesa. Por que não disseminar a paz, em vez de amedrontar o Mundo com tantos investimentos em robôs assassinos?

    ResponderExcluir
  6. Tendo como base o vídeo "Why We Should Ban Lethal Autonomous Weapons", acredito ser muito problemático a liberação das LAWs, pois como ele muito bem pontua, há muitas implicações em projetos de AI hoje em dia, seja carros autônomos que atropelam pedestres, seja bot que depois de interagir muito com os humanos, vira racista e misógino. Há incontáveis casos de projetos de AI que agiram de maneira imprevisíveis e há o risco inerente do viés por parte de quem projetou a máquina. Será que só "bandidos" ou "inimigos" pelo senso comum morreriam? como vários outros tópicos que surgiram na cadeira, acredito que temos um caso em que há grande ameaça de uma autoridade se esconder por trás dessas máquinas.

    ResponderExcluir
  7. Impressionante ver como o avanço tecnologico estreitou a faixa entre realidade e ficção. LAWs, são armas letais capazes de executar alvos de forma autonôma, ou seja, sem o julgamento prévio ao ato de um ser humano. É extremamente preocupante imaginar que tal tecnologia possa um dia ser usada seja ela para qualquer fim. É também de grande importância dialogar sobre a filosofia daquilo que iremos construir no futuro. Seria possivel traçar uma linha entre aquilo que deve ser desenvolvido ou não?

    ResponderExcluir
  8. Notícia recente sobre um LAW (drone) dos EUA, o qual foi derrubado pelo Iran: https://edition.cnn.com/2019/06/20/middleeast/iran-drone-claim-hnk-intl/index.html

    Terror da nova geração: guerra de Drones.

    ResponderExcluir