quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Tecnologia, Lei e Sociedade (2018.2) (14/11): "Crypto-Anarchism, Cypherpunks, Hacktivism"

Leitura:
The Crypto Anarchist Manifesto
Hacker ethic
Our Weirdness is Free: The logic of Anonymous—online army, agent of choas and seeker of justice

Audiovisual:
Hackers - Wizards of the Electronic Age
O Manifesto Criptoanarquista - Timothy C. May [#CRIPTOLOGIA - 15]
Timothy C. May - Thirty Years of Crypto Anarchy | HCPP16
Hacker, Hoaxer, Whistleblower, Spy: The Many Faces of Anonymous
Day 1 Keynote Aviv Zohar, Hebrew University of Jerusalem The Crypto Anarchist Manifesto
Steven Levy Talks about Hackers Heroes of the Computer Revolution - 25th Anniversary Edition
DEF CON 25 Crypto Village - Ryan Lackey - Cypherpunks History

5 comentários:


  1. Após décadas de previsões exageradas, a internet está finalmente transformando a política, mas não da maneira como os profetas digitais esperavam. Os anos 90 estavam cheios de otimismo em relação ao nosso futuro on-line: informações ilimitadas e conexão total nos tornariam cidadãos mais informados, menos fanáticos e mais gentis. Os anos 90 acertaram em cheio.

    O conceito de estado autoritário está gradualmente se tornando obsoleto. O surgimento de economias compartilhadas com modelos de reputação, contratos digitais e criptomoedas inviabiliza o papel dos governos centrais.

    A anarquia da criptografia está dominando o mundo, já que milhões de pessoas agora involuntariamente confiam nela para segurança online, e mais estão lutando contra as ideias blockchain e bitcoin, desesperadas para não ficarem para trás. A ideia de adoção por atacado do criptoanarquismo pela sociedade é recebida com ombros encolhidos e obviamente eles têm sorrisos maliciosos. O fato de governos, empresas e tipos liberais amigáveis caírem sobre si mesmos para importar uma nova e excitante tecnologia que foi explicitamente projetada para solapa-los é uma piada interna. A maioria de nos persegue seus últimos brinquedos brilhantes e não têm uma compreensão real do que estamos fazendo.

    A ascensão do anarquismo criptográfico pode ser uma boa notícia para os usuários individuais - e há muito trabalho sobre maneiras de usar essa tecnologia para fins sociais decentes -, mas também é uma notícia para os governos. Não é um caminho direto, mas a tecnologia digital tende a capacitar o indivíduo às custas do estado. As forças policiais reclamam que não conseguem lidar com novas formas de crime online, em parte devido a disseminação de ferramentas de criptografia disponíveis gratuitamente, Informações de todos os tipos - segredos, direitos autorais, conteúdo criativo, imagens ilegais - estão se tornando cada vez mais difíceis de conter e controlar.

    ResponderExcluir
  2. Paulo Renato Barbosa da Silva26 de novembro de 2018 às 09:53

    O fundamento do movimento cripto-anarquista é de garantir direitos que as próprias pessoas desconhecem que haviam sido violados. A troca de informações pessoas na rede, certamente, deveria possuir uma garantia de confidencialidade entre os pares. Como não há, o movimento busca garantir isso implantando estratégias de proteção aos dados. Hoje presenciamos casos em que a proteção aos dados acaba sendo superior a ordens judiciais, e garantir isso é essencial. Como já abordado em outro tema nesse blog, nós podemos até não ter controle do que as empresas fazem com os dados que nós fornecemos, mas podemos buscar meios de minimizar o compartilhamento não autorizado disso.

    ResponderExcluir
  3. De acordo com outros temas abordados nesse blog, percebemos a quantidade de dados disponível do usuário na rede e o uso ou venda dos mesmos para grandes empresas ou até pelo governo. Muitos desses usuários não sabem como seus dados estão sendo usados e pra que fim. Por causa disso, esse movimento foi criado a fim de divulgar e garantir que a sociedade saiba se sua privacidade e liberdade estão sendo respeitadas. Esse grupo defende fortemente a criptografia, pois ,sem a sua existência, não seria possível uma vida pessoal privada.

    Não conhecia a existência deste grupo de pessoas comprometida com esta causa, achei bastante curioso e positivo para os usuários de maneira geral. Em vez de depender ou esperar para que todas as leis digitais sejam criadas e cumpridas, encontrou-se uma maneira de combater o compartilhamento indevido de informações pessoais.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que, apesar das pautas levantadas pelos cripto-anarquistas serem bastante válidas, a forma de resolução que o grupo propõe é um caminho radical, não é o melhor caminho. Como foi discutido em outras postagens, os limites da ética na internet já são bastante tênuos e, por exemplo, a proteção completa de dados na internet poderia significar a impossibilidade de se chegar a vários criminosos que atuam na internet. Redes como as que se tem acesso ao utilizar o navegador Tor são conhecidas por sites de pedofilia, tráfico humano, etc. É necessária a criação de uma terceira opção para a sociedade, pois nenhuma das disponíveis hoje em dia parecem ser promissoras

    ResponderExcluir
  5. Acho muito interessante e até um pouco engraçado a revolução cripto-anarquista. Hoje, somos pessoas até nessessitadas de toda essa ideia. Algumas falhas já deixadas em sistemas, permitem aos cripto-anarquistas nos "protegerem". Acho que a proteção dos nossos dados é válida independentemente do meio utilizado para eles serem protegidos e idependente das pessoas que nos protegem. Talvez, pudessemos adotar os cripto-anarquistas como "vigilantes" da internet, já que a proteção original que nos é oferecida, não é o suficiente.

    ResponderExcluir