quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Tecnologia, Lei e Sociedade (2018.2) (07/11): "Free Software, Open-source Software"

Leitura:
Open-source software will eat everything in its path, and this VC wants a bite
MEET BILL GATES, THE MAN WHO CHANGED OPEN SOURCE SOFTWARE
Bill Gates Claims Open Source Means Nobody Can Improve Software
Carta Aberta aos Hobbystas

Audiovisual:
Joseph Jacks, OSS Capital | CUBEConversation, October 2018
Open Source Software: the goals and challenges
Keynote: Building an Open Source Software Culture at Microsoft - Stephen Walli
Aalto Talk with Linus Torvalds [Full-length]
Linus Torvalds: The mind behind Linux
Comparing Open-Source Software Licenses

6 comentários:

  1. A maioria de nós acha que já sabemos, mas, na verdade, há uma série de interpretações e nuances para definir o código aberto. Definir "código aberto"em termos comuns é o primeiro passo para qualquer organização que queira realizar e otimizar as vantagens do uso de software de código aberto (OSS) em seus produtos ou serviços.
    Quando as pessoas falam sobre Open Source, elas continuam a usar o termo de varias maneiras diferentes. Pode ser um software baixado gratuitamente da internet, um tipo de licença de software, uma comunidade de desenvolvedores ou até mesmo uma ideologia de acesso e participação.
    Código aberto é frequentemente oposto ao modelo proprietário. Embora o código fonte exija a abertura e o acesso ao código-fonte, o modelo proprietário oferece uma abordagem mais fechada, já que quem compra o software têm acesso apenas a uma visão complexa e empacotado do software ou dos componentes. O usuário também adquire uma licença por um determinado período ou número de usuários. Disto isto, a licença também existe no Open Source. Mas é usado para definir os métodos de uso do software.
    Para concluir, o software livre é, antes de tudo, um software que atende às necessidades. Como qualquer software, ele é protegido por direitos autorais e o usuário têm direitos e obrigações que são resumidas nas licenças. O termo "software livre" refere-se ao software cuja licença garante ao usuário obter as fontes do software para poder modificar essas fontes e redistribui-las. Este software se espalhou pela internet, o que gerou novas necessidades, para as quais o software livre já existia (porque muitas vezes se originam, como a internet, a pesquisa universitária). E a organização cooperativa de produção de software livre mais usada é a mais complexa, foi possibilitada graças à rede de desenvolvedores.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que Aplicações Open Source são o futuro do desenvolvimento de Software. Nos dias de hoje já existem indícios de que tal tipo de desenvolvimento de software só tente a crescer e se difundir cada vez mais. Não foi à toa que a Microsoft comprou o GitHub, uma das maiores empresas de repositório de código aberto da atualidade.

    O interessante é que o avanço do desenvolvimento de softwares Open Source faz com que os códigos atinjam níveis de refinamento cada vez mais altos em tempos cada vez mais curtos, já que a quantidade de pessoas que contribuem para o desenvolvimento desse tipo de software é bastante grande. Isso faz com que a comunidade de desenvolvedores possam trabalhar em conjunto e evoluir um produto cada vez mais, de modo que a maneira que esses softwares cumprem seus objetivos possa ser cada vez mais aperfeiçoada e de maneira mais rápida e menos custosa, já que o trabalho pode ser dividido entre vários desenvolvedores.

    Minha opinião é que esse tipo de programa será cada vez mais comum e tem muito o que acrescentar na comunidade de programadores e de empresas de desenvolvimento de software.

    ResponderExcluir
  3. Acho que, como todo mundo de computação, vejo uma oportunidade incrível no Open Source, principalmente para aplicações de Machine Learning. Depois da Moisés da ML, OpenAI, todas as empresas ao redor do mundo começaram a divulgar vários artigos científicos para a comunidade, além de divulgar os códigos fontes!! Acredito que toda empresa tem que ter o que guardar para si, mas só por um tempo,até pq as tecnologias daquela própria empresa vão evoluindo e o que pode ser 0.5 segundo atrasado pra aquela empresa, pode abrir um universo de possibilidades para os ratinhos do GitHub.

    ResponderExcluir
  4. Paulo Renato Barbosa da Silva26 de novembro de 2018 às 08:58

    Principalmente depois das aquisições de GitHub e RedHat, vimos que o pensamento de produtos open-source não gerarem lucro passou a ser um mito. Interessante perceber que além do mercado da computação sofrer modificações devido a cultura open-source, o ramo financeiro também passa por mudanças. Uma prova disso é a formação de financeiras especializadas no investimento open-source (companias com fim comercial open-source). Bill Gates é um dos responsáveis por encabeçar o movimento do software livre, justamente por ter sofrido as consequencias da utilização de seus produtos de forma indequada.

    ResponderExcluir
  5. Estamos vivendo uma transformação digital e a adesão ao modelo open-source é uma consequência disso. Os benefícios do open source vão além dos custos e da ausência de licença, inclui uma velocidade de criação e atualização bem maior que o modelos tradicionais. Este modelo permite que a comunidade de desenvolvedores trabalhem em conjunto em busca da evolução. Além de tudo, permite a liberdade de personalização e maior interoperabilidade entre outros sistemas. Também concordo que está cada vez mais comum e tem muito a acrescentar a toda a comunidade.

    ResponderExcluir
  6. O modelo de desenvolvimento open-source já pode ser considerado um modelo de sucesso nos dias de hoje, visto o número de coisas que são úteis a sociedade surgiram dessa forma, não só do ponto de vista financeiro. Acredito que agora o desafio está em 'proteger' o desenvolvimento open source do interesse de grandes corporações. Vimos, como já citado, que empresas como Github e Redhat, grandes incitadoras do open-source, foram compradas. No caso do Github por exemplo, muitas pessoas ficaram receosas em possíveis mudanças da plataforma e o que isso poderia causar na comunidade open source. Estamos no caminho certo, mas vamos no certificar de que esse caminho não será desviado.

    ResponderExcluir