quinta-feira, 16 de agosto de 2018

"Tecnologia, Lei e Sociedade" (2018.2): "Tecnologia, Crescimento Exponencial, e a Singularidade"

Leitura:
The Law of Accelerating Returns
Technological singularity
Why Tech Is Accelerating
Forget ideology, liberal democracy’s newest threats come from technology and bioscience

Audiovisual:
The Inevitable: Understanding the Technological Forces That Will Shape Our Future
Ray Kurzweil (May 21, 2018) - MIT AGI Future of Intelligence Ray Kurzweil
Humanity, Revised? Editing and Augmenting the Human Species
Imagining the Future: The Transformation of Humanity | Peter Diamandis | TEDxLA
What is technology? Is technology a new thing? (You can speed up audio in Settings)
Kevin Kelly: What Technology Wants
Kevin Kelly: Technology's epic story
Kevin Kelly: How AI can bring on a second Industrial Revolution
Ray Kurzweil - UIF Silicon Valley Meetup November 2017

9 comentários:

  1. Parte 1
    A mudança tecnológica é exponencial. Com isso, todos esperam que o progresso tecnológico contínuo resolva os problemas sociais dos seres humanos se resolvam. Mas poucas pessoas realmente sabem que tipo de repercussão social pode acarretar nessa taxa de mudança acelerada.
    Quando as pessoas pensam em um período futuro, elas assumem intuitivamente que a taxa atual de progresso continuará por períodos futuros. No entanto, uma análise audaciosa do ritmo da tecnologia mostra que a taxa de progresso não é constante. É da natureza humana adaptar-se ao ritmo de mudança, portanto, a visão intuitiva é que o ritmo continuará na taxa atual.
    A maioria das visões de longo prazo de viabilidade técnica em períodos futuras subestimam dramaticamente o poder da tecnologia futura, porque se baseiam no que chamo de visão "intuitiva linear" do programa tecnológico, e não na "visão exponencial histórica". A visão exponencial histórica pode examinar os dados de maneiras diferentes, em diferentes escalas de tempos, e para uma ampla variedade de tecnologias, desde eletrônicos até biológicas, e a aceleração do progresso e crescimento em que se aplicam. Não encontramos apenas crescimento exponencial simples, mas o crescimento exponencial "duplo", o que significa que a taxa de crescimento exponencial em si está crescendo exponencialmente.
    A maioria das previsões tecnológicas ignora totalmente essa "visão exponencial histórica" do progresso tecnológico. É por essa razão que as pessoas tendem a superestimar o que pode ser alcançado a curto prazo (porque tendemos a deixar de fora detalhes necessários), mas subestimamos o que pode ser alcançado a longo prazo (porque o crescimento exponencial é ignorado).
    De acordo com a "Lei de retorno acelerado" de Ray Kurzweil, os principios que ele fundamenta que o progresso tecnológico no século XXI será equivalente ao que exigiria ( na visão linear) na ordem de 200 anos e que o século XX via apenas cerca de 25 anos de progresso (na taxa de progresso atual), uma vez que estamos acelerando as taxas atuais. Assim, o século XXI verá uma mudança tecnológica de quase 1000 vezes maior do que o seu antecessor.

    ResponderExcluir
  2. Parte 2
    Para apreciar a natureza e o significado da "singularidade" vindoura, é importante refletir sobre a natureza do crescimento exponencial. A singularidade está relacionada a mudança tecnológica tão rápida e profunda que representa uma ruptura no tecido da história humana. A singularidade tecnológica, de acordo com Carole Cadwallader, é a hipótese de que a invenção da superinteligência artificial (ASI) desencadeará abruptamente o crescimento tecnológico desenfreado, resultando em mudanças insondáveis na civilização humana. De acordo com essa hipótese, um agente inteligente atualizável (como um computador que executa inteligência artificial baseada em software), entraria em uma "reação descontrolada"de ciclos de auto aperfeiçoamento, com cada geração nova e mais inteligente aparecendo cada vez mais rapidamente, causando uma explosão de inteligência e resultando em uma superinteligência poderosa que, qualitativamente, superaria de longe toda a inteligência humana. Essa é a natureza do crescimento exponencial. Embora a tecnologia cresça no domínio exponencial, nós humanos vivemos em um mundo linear. Portanto, as tendências tecnológicas não são percebidas, já que pequenos níveis de poder tecnológico são duplicados.
    À medida que o crescimento exponencial continua a acelerar na primeira metade do século XXI, ele parecerá explodir no infinito, pelo menos a partir da perspectiva limitada e linear dos humanos contemporâneos. O progresso se tornará tão rápido que romperá nossa capacidade de segui-lo. Vai sair literalmente do controle humano. A ilusão de que temos nossa mão "na tomada" será dissipada.
    À medida que esses desenvolvimentos exponenciais continuem, começaremos a liberar capacidades produtivas inimagináveis e começar a entender como resolver os problemas mais desafiadores do mundo, segundo Kurzweil.
    Elon Musk, suas previsões sobre o futuro do mundo e sobre uma possível Terceira Guerra Mundial alimentada e até mesmo desencadeada pelas próprias inteligências artificiais. Os pontos de partida são dois: por um lado, mais um teste atômico da Coreia do Norte com uma Bomba de Hidrogênio que explodiu a montanha do Punggye-ri, provocando alguns terremotos que duram vários segundos. Por outro lado, as declarações de Vladimir Putin, feitas durante uma conferência transmitida na última sexta-feira via satélite para mais de um milhão de estudantes russos para a inauguração do ano letivo, segundo a qual "a inteligência artificial é o futuro, não só para a Russa, mas para todo gênero humano. Ela traz enormes possibilidades, mas também traz ameaças que são difíceis de prever. Qualquer pessoa que se torne líder neste âmbito será o soberano do mundo".

    ResponderExcluir
  3. Estava revendo os vídeos de Kelly agora. Notei que enfatiza muito o poder da Inteligência artificial e lembrei dos gráficos gerados pela Gartner dizendo a expectativa ao longo dos anos para as tecnologias (Hype Cycle for Emerging Technologies - No google Imagens tem de vários anos). Nesses gráficos tem uma parcela chamada "peak of inflated expectations" e, nos dois últimos anos, tecnologias muito úteis para IA ou de IA estão sempre nessa parcela. Deep Learning, por exemplo, é o ponto mais alto do gráfico desse ano com a expectativa de que o topo das pesquisas cheguem entre 2 e 5 anos, de tão útil e pesquisado que vem sendo.

    ResponderExcluir
  4. Falar sobre o avanço da tecnologia é algo, no mínimo, delicado. Principalmente quando remetemos aos índices exponenciais de crescimento das tecnologias nos últimos tempos. Novas áreas de aplicação, maior especialização nas áreas já conhecidas, a velocidade com que isso tudo está avançando é tão surpreendente quanto assustadora.
    Levando em conta as tendências em Inteligência Artificial, quantos de nós já nos questionamos sobre o momento em que as máquinas atingirão as mesmas capacidades cognitivas dos seres humanos?
    Acredito que tal avanço na tecnologia desenvolve papel fundamental no desenvolvimento da própria humanidade, mas acho que questionamentos como esse, relacionados ao limite do avanço tecnológico são bastante pertinentes, ainda mais para profissionais da área de computação.

    ResponderExcluir
  5. Mudando um pouco o tópico, eu gostaria de levantar um questionamento sobre a relação entre a psicologia e o crescimento exponencial da tecnologia (e redes sociais).
    - Biologicamente, somos animais sociais que interagem com os indivíduos à nossa volta. Nosso cérebro é adaptado para conviver com um número limitado de pessoas, e para receber um certo volume de informação.
    - O avanço da tecnologia, das redes sociais e dos meios comunicações transformou a maneira com que aprendemos e recebemos informações, e como interagimos com pessoas. Agora não somos mais limitados a pessoas fisicamente próximas; ao invés disso, podemos falar com pessoas em quase qualquer do mundo. Antigamente, líamos livros e extraíamos informações em nosso tempo. Agora, internet dita a velocidade com qual recebemos informações. Além disso, os smartphones nos tornam sempre disponíveis por meio da internet para várias pessoas.
    - Eu me pergunto se estamos psicologicamente preparados para o avanço exponencial da tecnologia. Os casos de ansiedade e estresse têm crescido bastante e acredito que tenham uma correlação muito alta com a maneira que a tecnologia transforma nossas vidas. Sempre pensamos em tudo o tempo todo, misturamos trabalho e vida pessoal, mas até que ponto isso é realmente saudável? Como a exposição da nossa vida para tantas pessoas nos afeta (ou afeta essas outras pessoas)? Será que não deveríamos ter mecanismos para limitar nossa disponibilidade e exposição?
    Deveríamos sempre pensar em como extrair os benefícios da tecnologia, mas sem prejudicar nossas próprias vidas.

    ResponderExcluir

  6. Achei bastante curioso o questionamento do Juan Enriquez sobre o futuro da sociedade. Com toda as invenções tecnológicas já inventadas, é necessário a análise sobre até onde a sociedade vai mudar para acompanhar todas essas revoluções. Temos o poder e temos que escolher se continuamos avançando e mudando nossos valores e até nossos costumes ou se damos um basta, colocamos um limite para o novo. Temos que balancear o que pode contribuir positivamente e o que pode impactar negativamente no futuro, sem esquecer de todo o histórico de evoluções e guerras passados. Juan ressalta a importânica de conseguir essa adaptação e a diversidade da espécie humana, principalmente para conseguimos acompanhar a tecnologia, ou seja, para a espécie humana continuar a evoluir e sobreviver.


    Com um pensamento similar, tem a palestra de Peter Diamandis sobre como a humanidade está caminhando para a conectividade total. Peter também se preocupa com o futuro e como as decisões que estão sendo tomadas em relação em como as tecnologias estão afetando nossa maneira de se relacionar com o outro.

    ResponderExcluir
  7. Paulo Renato Barbosa da Silva29 de agosto de 2018 às 18:32

    É perceptível a sensibilidade de Kelly ao listar as 12 forças tecnológicas em seu livro, algo extremamente presente e que deve servir de guia na elaboração de uma futura solução de mercado. Suas observações não se tratam de previsões ao acaso e sim tendencias tecnológicas, além de alertar a sociedade de como minimizar os incômodos causados pela ascensão dessas forças.
    Me chamou muito a atenção quando Kevin disse que esse é o melhor momento da história para tentar fazer algo relevante, por conta das oportunidades e da grande quantidade de ferramentas disponíveis. Essa é uma era de começos em muitas áreas, cabe a nós utilizar o "inevitável" a nosso favor, trabalhando em soluções voltadas a um futuro norteado pela nova revolução industrial.

    ResponderExcluir
  8. Concordo bastante com o que Kelly fala em Technology's epic story que tecnologia é uma força criativa que está esperando a tarefa certa para ser aplicada. Direcionando, acredito que há um mal entendimento da sociedade, onde se tenta compara AI com a inteligência humanda, quando na verdade são tipos diferentes de inteligência. Acredito que estamos chegando à um ponto em que teremos uma revolução social, causada pelo surgimento das novas tecnologias e necessária para que possamos entender essas novas tecnologia, onde o foco será a colaboração. Essa colaboração evoluirá na integração com as novas tecnologias, que vem , não como um substituto da humanidade, mas como uma extensão humana. Mas tal revolução também significa uma evolução na colaboração entre os seres humanos, que apesar de todas as mudanças causadas pela internet, ainda é bastante ineficiente para os novos tempos.

    ResponderExcluir