quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Tecnologia, Lei e Sociedade (2017.2) (29/11): "Neutralidade da Rede"

Leitura:
Commentary: The FCC Has Always Defended Net Neutrality. Why Stop Now?
Too little, too late? FCC wins net neutrality court case
GOP’s “Internet Freedom Act” permanently guts net neutrality authority
Net Neutrality Rules and Title II Legal Authority Win Again in Court
NEUTRALIDADE DA REDE
Net neutrality: why the next 10 days are so important in the fight for fair internet

Audiovisual:
Net Neutrality Explained
Court upholds FCC net neutrality rules
FCC Moves to Gut Net Neutrality, Ignoring Public Support & Laws Upholding Equal Internet Access
O que é neutralidade de rede? • Barbara van Schewick
Neutralidade de Rede • Regra #1: Sem Bloqueio
Neutralidade de Rede • Regra #2: Sem Discriminação
Neutralidade de Rede • A Exceção: Congestionamento
Barbara Van Schewick no InternetLab - entrevista completa
FCC Chairman Ajit Pai: Why He's Rejecting Net Neutrality
FCC Chair Tom Wheeler on Internet Policy

Slides:
Neutralidade da Rede: Acesso à Internet como Utilidade?

6 comentários:

  1. É tão polêmico e tão atual essa discussão em torno da neutralidade da rede. Se a equipe de Trump conseguir realmente revogar a neutralidade da rede, acredito que a internet irá se transformar em um grande shopping, onde é a elite que controla tudo. O engraçado é que na pesquisa feita pela FCC com os cidadães e mostrada pelo professor na sala teve 98,5% dos comentários defendendo a classificação dos provedores de internet como simples transportadoras de dados, não devendo discriminar nenhum pacote de qualquer aplicação ou serviço.
    Aqui no Brasil também há quem quera atrapalhar a neutralidade de rede. As grandes empresas de telecomunicações exerceram grande pressão para que o conceito de neutralidade da rede não fosse definido e aprovado juntamente com o Marco Civil da Internet.
    No final, vemos que é o corporativismo que controla a política em todos os sentidos e isso é muito triste.

    ResponderExcluir
  2. Essa luta contra a neutralidade de rede mostra como a democracia foi sequestrada pelas corporações. Se a ideia era cumprir a vontade do povo e mesmo com a grande maioria do povo tentando proteger a coisa mais democratica inventada os poderosos conseguem com uma facilidade exercer a vontade dos mais ricos. O pior nesse caso é que os EUA sempre servem de exemplo para o mundo. Para bem ou para mal. Quando algo como isso se torna padrão nos EUA acaba afetando todo mundo.
    Pior ainda é ver as empresas que já foram varias vezes pegas indo contra a neutralidade de rede afirmando que mesmo que seja retirada eles vão respeitar os usuarios.

    ResponderExcluir
  3. Em minha opinião, em breve veremos mais ações como essa que vão contra o principio da neutralidade da rede, já que, as grandes empresas e até mesmo o governo vão querer ter um controle maior sobre o conteúdo acessado, é uma questão de poder. já que, quanto mais controle sobre a informação mais poder é adquirido também. Em outras palavas, o grandes tentarão passar por cima do principio estudado nesse tópico, e cabe aos pequenos mostrar que essa é uma linha que não deve ser cruzada

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito que a neutralidade da rede deve ser mantida sobre qualquer condição. Não é aceitável que provedores de banda larga possam abrir o conteúdo dos pacotes e saber o que as pessoas conversam, assistem, aplicativos que usam ou qualquer outra informação que trocadas com servidores na internet. E, como geralmente conversas por aplicativos de mensagens são criptografadas, espionagem dos pacotes não vai ajudar na investigações de crimes, portanto, nem mesmo as infrações legais n me parecem uma boa desculpa para espionagem de pacotes, já que, nesses casos é melhor exigir a decriptografia aos provedores de conteúdo.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou um pouco otimista quanto a situação da neutralidade da rede hoje em dia. Existem varias organizações que defendem e definem "regras" para manter o bom gerenciamento da rede. Os ataques que a rede vem sofrendo nos estados unidos pela FCC e no Brasil pelas empresas de telecomunicações são reflexos dos governos repressores que estão atuando no momento, e isso é passageiro. As desculpas que dão para justificar as decisões tomadas parecem sem sentido e incabíveis. Acredito que o mundo como um todo esta caminhando para um melhor senso dos direitos da população - inclusive à comunicação, e com isso retomaremos o caminho correto para manter a neutralidade da rede e a utilização da internet como um recurso livre e sem restrições.

    ResponderExcluir
  6. Em meio a tantos avanços é preocuopante o retrocesso que os Estados Unidos pretendem sofrer acabando com a neutralidade da rede. Sem as proteções que impedem discriminar o usuário os provedores vão poder bloquear e desacelerar a velocidade de conexão dependendo do preço que for pago.Logo, aqueles que tem menos condições financeiras, vão ter acesso a uma internet limita e sem vantages.

    ResponderExcluir