quinta-feira, 18 de maio de 2017

Tecnologia, Lei e Sociedade (2017.1) (17/05): "Bitcoin, Blockchains, e Escalabilidade Social"

Leitura:
Money, blockchains, and social scalability
6 Notable Initial Coin Offering Campaigns and Blockchain Projects
Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System
CryptoCurrency Market Capitalizations

Audiovisual:
Banking of Bitcoin legendado PT BR

17 comentários:


  1. A oportunidade de realizar transações P2P, sem depeder de um banco é algo muito bom, que é totalmente condizente com o espírito da internet. Criptomoedas podem trazer coisas muito boas, como é o caso das pessoas que foram morar em outro lugar para trabalhar e mandam dinheiro de volta pra casa para suas famílias. Num mundo conectado como o de hoje, por que essas pessoas teriam que pagar uma parcela considerável do dinheiro que suaram para conseguir a um atravessador?
    Criptomoedas trazem o controle financeiro de volta para as pessoas, e isso é algo muito bom, mas que logo chama a atenção dos bancos, que pela sua grande influência alarmam os governos. E mais uma vez acontece uma batalha de davi contra golias, onde bodes espiatórios são usados para tentar desencorajar a população, para servir de exemplo. O caso Silk Road evidencia como o governo americano quiz fazer Ross Ulbricht de exemplo, agindo de maneira questionável para obter evidências, o que de maneira nenhuma deveria ser aceito. Afinal as leis existem para proteger os cidadãos ou o próprio governo?
    "What's at stake here is a lot more than Ulbricht's innocence or guilt. This trial set precedents that will affect future defendants, too. The fact is that law enforcement was allowed to present damning digital evidence without explaining where it came from. That's bad news for our civil liberties. It means that police and other law enforcement officers working digital crime cases may not have to worry as much about obeying the law anymore when it comes to gathering evidence. Corruption would surely follow." - http://gizmodo.com/how-the-silk-road-trial-set-a-dangerous-legal-precedent-1684208875

    ResponderExcluir

  2. Nesse vídeo (https://www.ted.com/talks/neha_narula_the_future_of_money#t-392226), Neha Narula expõe um acontecimento interessante: em 1932, o banco da França pediu para os EUA para converter em ouro suas aplicações em dólares. Porém, era tanto ouro que ficou meio inviável o seu transporte (na época, por navio). Então, alguém representando o banco francês foi lá onde o ouro estava guardado e, simplesmente, rotulou que esse determinado ouro pertencia à França, e todos concordaram com isso. Ou seja, o ouro era inteiramente do banco francês, mas eles não tinham a posse física deste material. O que Neha quer dizer com esse exemplo é: nada é valioso de verdade. O único motivo por essas coisas (moedas, cedulas, ouro) terem um valor é porque nós, humanos, decidimos que elas têm valor. E, por causa disso, elas têm valor.

    O fato de ainda termos, hoje em dia, bancos/instituições controlando o que fazemos e o que queremos fazer com nossa propriedade valiosa é esquisito: taxas altas, transações interrompidas, cartões que não são internacionais… Tudo isso é uma muralha grande do que nós podemos fazer com o nosso próprio dinheiro.

    O contexto em que a criptomoeda se instalou foi fantástico. “O futuro do dinheiro é programável”. O dinheiro deixa de ser uma unidade estática de valor e de ser administrada pelo governo – e por humanos também. Na realidade, o único humano administrando esse dinheiro vai ser o proprietário desse dinheiro. Os fluxos são controlados por um software seguro e transparente que vai me dar o apoio que preciso para realizar qualquer tipo de transação que eu quiser, sem nenhum controle central. Com a segurança da criptografia, nós mesmos (proprietários do dinheiro) podemos proteger nossas transações.

    Contudo, surge aquele velho dilema: seremos, para sempre, escravos de algoritmos e aplicações utilitárias?

    ResponderExcluir
  3. As criptomoedas de fato apresentam grande engenhosidade e escalabilidade. É em si, um grande avanço e objeto de bastante estudo, sem dúvida. Muito mais ainda pode ser desenvolvido sobre essa tecnologia. A sua complexidade computacional é um empecilho, mas parece servir de motivador para continuar desenvolvendo a tecnologia dos dispositivos.

    Indiscutivelmente, a criptomoeda mais bem sucedida e famosa é a Bitcoin. Desde seu lançamento, demonstra ter grande potencial e tem transformado esse em números positivos. É uma obra que, se imagina, qualquer criador se orgulharia. No entanto, parece que o criador (ou criadores) da Bitcoin não quer o crédito.

    Pode-se apenas, por enquanto, ficar no campo da especulação sobre seus motivos para não se revelar. A partir disso, pode-se ter em mente que foi uma decisão boa no que se refere ao bom desenvolvimento dessa moeda, haja visto que nenhuma má imagem foi associada a esta e isso causa maior curiosidade e atiça o mercado. Coisas perfeitas, fora as garantias da criptomoeda, que favorecem adesão das partes envolvidas em transações financeiras.

    Sem dúvida que a Bitcoin ainda tem mais a se desenvolver, mas a sua atual presença e seu estado de desenvolvimento já servem de motivador para criação e desenvolvimento de outras criptomoedas ou moedas digitais que possam a confrontar ou ocupar seu lugar. Um caminho bom como resultado disso seria maior acesso de interessados e isso é muito esperado. Que muito mais seja feito e não tarde a chegar o dia em que esse tipo de tecnologia se tornará facilmente acessível.

    ResponderExcluir
  4. Crypto moedas vem crescendo cada vez mais. Bitcoin, a mais conhecida, uma unidade já vale em torno de 2 mil dólares. É uma quebra de paradigma que potencialmente destrói fronteiras criadas pelos estados para proteger seus mercados. Com esse tipo de tecnologia se espalhando a globalização atinge um novo nível. Recentemente no Japão lojas começaram a aceitar pagamento em bitcoins.
    Outro movimento interessante é a criação de crypto moedas para levantar investimento para empresas. Algumas empresas conseguiram financiar seus projetos com sucesso usando essa estratégia sem comprometer o controle da empresa para um único investidor acumulando milhões de dólares quase como um crowdfunding.
    Entretanto para se ganhar escala mundial com amplo uso, as crypto moedas ainda precisam superar algumas barreiras. Como por exemplo o alto custo computacional para que poucas operações sejam feitas por segundo. Além disso é preciso mais ampla aceitação do mercado.

    ResponderExcluir
  5. O seminário sobre bitcoin foi muito interessante. O ponto mais interessante na minha opinião está no conceito da blockchain, uma estrutura de dados compartilhada que pertence a todos e a ninguém ao mesmo, e que tem o poder de manter a “verdade” sobre as ações que acontecem naquele ambiente. Mais ainda, a possibilidade de utilizar este conceito em outras aplicações é o que mais chama a minha atenção. A blockchain poderia ser utilizada para sistemas eleitorais, tomada de decisão por um grupo, plebiscitos, governabilidade, democracia. Todas essas aplicações anteriormente citadas necessitam da imparcialidade do poder central, para que a opinião/vontade da maioria possa prevalecer. E nada melhor para garantir isso do que retirar o “mal” pela raiz. Se não existisse o poder centralizado, não existiria a possibilidade de manipulação das informações. A blockchain seria o próprio portal da transparência de qualquer tipo de sistema a qual a mesma fosse aplicada.
    Já se falando da moeda, o mesmo efeito descentralizador é o fator que mais me deixa otimista em relação a ideia da criptomoeda. Acredito que com a popularização da ideia, o problema da escalabilidade social será solucionado. Ideias como, partições por região da blockchain poderiam ser aplicadas para tornar a atualização da mesma mais eficiente. Também como, a utilização de sistemas menores acoplados, para aliviar a utilização da rede maior.
    Acredito que com o aumento de aparelhos conectados na internet e o aumento da transferência de dados através da mesma, as criptomoedas ganharão mais espaço diante do sistema convencional hoje instaurado.

    ResponderExcluir
  6. O Bitcoin, e outras criptomoedas aparecem como uma nova forma de fazer negócios, pois, além de serem aceitas por várias lojas e estabelecimentos, podem ser usadas para fazer diversos tipos de investimentos, e, várias instituições financeiras passaram a aceitar essas criptomoedas. O fato de as criptomoedas não estarem associadas a nenhum banco ou estado as torna menos suscetíveis a ter perdas devido a instabilidades políticas ou crises econômicas, o que as torna de certa forma, mais seguras para investimentos. O sistema de Blockchain também torna a moeda segura, tendo em vista que ele dificulta bastante a ocorrência de fraudes financeiras. Acredito que o bitcoin, e as outras criptomoedas tem um potencial muito grande de revolucionar os mercados internacionais, e modificar, de certa forma, como os negócios em escala mundiais serão feitos.

    ResponderExcluir
  7. No momento que o governo não consegue colocar a mão no que as pessoas produzem através de impostos, como no caso das criptomoedas, ou então não entende muito bem um modelo de negócio diferente do padrão, como por exemplo o uber, isso gera uma resistência governamental e por consequência uma intervenção as vezes até explicita indo contra o desenvolvimento desse agente disruptor. E as vezes essa resistência governamental cria um marketing que coloca pessoas contra o desenvolvimento dessa nova tecnologia, até que um dos dois lados acabe encurralado.
    O Bitcoin vem como uma disrupção para o conceito de transações financeiras entre pessoas e entidades, e obviamente isso o torna um divisor de águas onde existem pessoas que o amam e pessoas que o odeiam.
    Mas como é possível definir que está certo nesse cenário? As pessoas obviamente não querem ter que pagar impostos por cada transação ou ter que justificar todo e qualquer gasto que seja feito com seu dinheiro. Mas olhando por um lado governamental, imposto é algo necessário para que uma sociedade se desenvolva estruturalmente, então serviços que não pagam impostos prejudicam o balanço financeiro de uma sociedade.
    É difícil você lidar com esses tipos de problema, é algo muito importante a ser debatido e precisa de muito estudo para que se chegue a uma conclusão definitiva.

    ResponderExcluir
  8. Foi muito interessante entender como o bitcoin propõe um modelo econômico sem governos ou instituições financeiras, onde todas as transações efetuadas ficam disponíveis de forma transparente na Blockchain.
    No caso, a falta de instituições intermediárias torna o uso dessa moeda bastante atrativo pois seus adeptos não precisam pagar impostos.
    Apesar das muitas vantagens que o Bitcoin apresenta, é preciso levar em consideração alguns riscos, como o do anonimato dos usuários por exemplo. O que pode levar a situações onde pessoas más intencionadas possam roubar moedas e comprometer a segurança.

    ResponderExcluir
  9. As criptomoedas estão tendo um crescimento muito grande, principalmente bitcoin, que nas últimas semanas teve uma enorme valorização devido ao aceitamento dela no mercado asiático. O coinceito do bitcoin é muito interessante, pois não depende de instituições financeiras e governos. Devido ao sistema de blockchain, a criptomoeda pode se dizer que é extremamente segura. Ainda falta bastante para o bitcoin substituir a moeda atual numa escala mundial, porém estou otimista de que isso um dia possa a vir acontecer, já que trará inúmeros benefícios para a população.

    ResponderExcluir
  10. Apesar da dificuldade de expansão, motivado principalmente pelo difícil entendimento dos leigos, ainda acredito que o futuro das transações serão dominados por essas moedas digitais, embora muitos sejam os empecilhos. Não resta dúvida de que uma maior facilidade de acesso, não só em relação às moedas mas principalmente no entendimento da funcionalidade e segurança de algo valioso e totalmente digital, resultaria numa explosão ainda maior no comércio dessas criptomoedas. Acredito também que muita criações digitais para os mais diversos fins logo surgirão tomando como base a estrutura das moedas digitais, onde o anonimato e a transparência são as chaves para um sistema justo e livre de mediadores.

    ResponderExcluir
  11. Interessante notar o peso que o Bitcoin tem na nossa sociedade. Acho que além da tecnologia em si, existe também o que esta significa para nós. Me interessei particularmente pelo conceito de escalabilidade social, empregado por Nick Szabo para descrever o verdadeiro motivo do Bitcoin ter sido bem sucedido nos últimos anos. Pensar no Bitcoin e nas blockchains como instituições socais foi esclarecedor em alguns aspectos. Ao meu ver, tirar o controle do dinheiro dos bancos e outros mediadores e deixa-lo sob jurisdição de uma estrutura social é algo que tem uma carga política. E é essa capacidade de engajar pessoas e criar mais confiança com um maior quantidade de participantes o que caracteriza a escalabilidade social do Bitcoin, pelo que entendi. Com certeza, ficarei mais atento ao Bitcoin nos anos que estão por vir, pois me parece algo bastante promissor e que irá gerar ainda mais impactos no modo como vemos o que é dinheiro.

    ResponderExcluir
  12. Achei muito interessante a forma descentralizada, segura por conta do blockchain e acessível a todos que são criptomoedas funcionam, principalmente o bitcoin.
    O bitcoin apresenta vantagens como rapidez no pagamento, sem burocracia como bancos, pois não existe senhas ou algo parecido. Contudo, tais vantagens tem um preço a se pagar, como as moedas são criptografas em nível avançado, com isso vem o anonimato e isso é uma coisa bem perigosa para tráfico e crimes, pois beneficia muito os usuários.

    ResponderExcluir
  13. Bitcoin é uma moeda virtual já bastante difundida no mundo, através da blockchain ela modifica a maneira em que as transações são efetuadas hoje em dia. É fácil notar que essa tecnologia de blockchain pode ser bem utilizada em diversas aplicações, pois ela se baseia num modelo completamente diferente da maioria dos modelos atuais, é descentralizada. Após a criação do bitcoin tecnologias como contratos inteligentes foram criadas a partir do conceito da blockchain, acredito que inovações como essa se tornarão bem mais presentes em nossas vidas no futuro pois irão garantir mais segurança e mais poder de decisão a cada usuário.

    ResponderExcluir
  14. O advento do Bitcoin em 2009 trouxe avanços tecnológicos, com a criação da blockchain, trazendo uma solução ao Problema dos Generais Bizantinos e combinando de uma forma inédita conceitos e tecnologias que já existiam para formar uma criptomoeda totalmente descentralizada. Apesar de problemas técnicos, principalmente de escalabilidade com aumento recente da quantidade de transações na rede, o sucesso do Bitcoin e de outras criptomoedas é inegável.

    O Bitcoin tem um grande valor social, e graças a esse valor está conseguindo sair de um público exclusivamente “geeky” para o mainstream. Criptomoedas fornecem a alternativa de fugir de instituições financeiras tradicionais ao realizar pagamentos, independente de onde os participantes da transação estejam e pagando taxas irrisórias em comparação a outros meios. O uso de blockchains para controle de transações já é bem estabelecido, porém, por ser uma tecnologia nova, espero que sejam descobertos ainda mais usos para a blockchain e que eles tenham um impacto positivo da mesma forma que criptomoedas hoje tem.

    ResponderExcluir
  15. Talvez o principal feito de Satoshi Nakamoto não tenha sido o bitcoin em si, mas sim a maneira genial que ele implementou o bitcoin. O conceito de blockchains, validação de blockchains e todos os outros elementos que formar o bitcoin são sensacionais e podem ser usados em diversas outras aplicações além da financeira. O principal desafio do bitcoin hoje em dia é chegar perto das transações comerciais usadas hoje em dia, por isso que o principal tema de discussão entre seus colaboradores é a sua escalabilidade. O Bitcoin é uma tecnologia que é (ainda) underground mas que causa e pode causar cada vez mais um grande impacto social

    ResponderExcluir
  16. A proposta de uma moeda que não depende do governo é muito interessante, assim a moeda fica menos vulnerável as decisões tomadas pelo governo, também gosto do fato de ela garantir que o dinheiro que você produz não vai ser abalado através de impostos e tem também o fato de promover escalabilidade social.

    ResponderExcluir
  17. Penso que ideias como criptomoedas (i.e. bitcoin) é essencial para conseguirmos alcançar o livre mercado e a livre iniciativa quando tiramos o poder de regulamentação das mãos do governo, evitar que a moeda inflacione ou se altere ao bel prazer dos governantes de um país, atingindo diversas pessoas e empreendimentos. Quando criptomoedas como bitcoin aparecem você incentiva a inovação e criação de empreendimentos pois você não precisa mais gastar com taxas de bancos ou conversão de moedas (mesmo que ainda tenhamos que converter bitcoins em outras moedas, hoje). Acho que o futuro é direcionado para o uso completo de criptomoedas porém esse futuro ainda está distante.

    ResponderExcluir