quarta-feira, 16 de março de 2016

Tecnologia, Lei e Sociedade (2016.1) (16/03): "A Internet, a Inteligência Coletiva e a Sabedoria das Multidões"

Leitura:
The Collective Intelligence of the Web
Collective intelligence
Wisdom of the crowd
The Wisdom of Crowds

Audiovisual:
Pierre Lévy no Senac São Paulo: Diálogos sobre Inteligência Coletiva
Big Think Interview with James Surowiecki
Clay Shirky: How cognitive surplus will change the world

13 comentários:

  1. Uma coisa que apareceu com a Internet foi o surgimento de mecanismos que permitem pessoas comuns, indiscriminadamente, colaborarem para a criação de conteúdo. Com isso foi-se observando, como é o caso da Wikipédia ou mapas colaborativos, que uma abertura assim é capaz de possibilitar o surgimento de agregados de informação de alta qualidade tão refinada quanto especialistas das diferentes áreas costumam fazer ao gerar conteúdo profissionalmente.

    ResponderExcluir
  2. A partir de todo conteúdo visto podemos ter demonstrações de como a "Sabedoria Da População" é uma coisa bem plausível. Foram relatadas algumas experiências como a de medir quantas jujubas tinham dentro do pote no documentário BBC - The Code - The Wisdom of the Crowd com o professor Marcus du Sautoy ou até o realizado na idade média para medir o peso de um boi morto, relatado no próprio documentário, mas também e, algumas das palestras vistas. Estes experimentos são evidencias de que reunindo uma certa quantidade de pessoas e pedindo a estimativa de cada uma sobre um determinado fato e tirando a média dessas estimativas teríamos um número muito próximo do número exato medido nas experiências. Esse fato foi realmente impressionante à primeira vista e com certeza é um campo a ser estudado por áreas tanto de psicologia quanto da computação. Relacionando esses fatos ao Big Data, por exemplo, poderíamos fazer várias estimativas sobre questões diferentes. Um aprofundamento nesse tema seria de bastante valor.

    ResponderExcluir
  3. Fazendo uma análise sobre o tema abordado(Internet e Inteligência Coletiva) é que se consegue aproveitar o conhecimento de grandes grupos de pessoas aliados ao maior meio de comunicação e compartilhamento de conhecimento/informação,a internet,
    para resolver determinados problemas, os quais, talvez, demorassem muito mais tempo se tentados ser solucionados por pessoas individualmente ou por grupos menores.

    O aproveitamento da inteligência coletiva é feito de várias formas e um exemplo desse aproveitamento é a melhoria do motor de pesquisa da Google. Através dos acessos aos sites feitos pelos usuários, o sistema da google analisa quais sites são mais acessados pelos usuários para obter suas respostas e passa a indicar esses sites mais acessados como uma das primeiras opções de resposta para determinadas pesquisas que serão realizadas futuramente pelos usuários.Nesse caso os usuários não sabem que estão contribuindo para a melhoria do sistema de pesquisa da google de forma direta já que essas melhorias são subprodutos das ações(realização das pesquisas) dos usuários. Em outros casos, a inteligência coletica é utilizada com o objetivo,de fato, de contribuir com informações e avaliações à respeito de locais para se hospedar, restaurantes e até mesmo conteúdo dos mais variados, como por exemplo, TripAdvisor, Foursquare/Yelp e Wikipedia,respectivamente, como citado
    na leitura indicada: "The Collective Intelligence of the Web".

    Um dos problemas existente na inteligência coletiva é quando um grupo grande de pessoas é de certa forma induzido a pensar de forma igual. Isso é contrário ao propósito da inteligência coletiva
    que é a diversidade de informações e opiniões à respeito de um determinado assunto podendo assim prover uma variação muito grande de informação.

    Apesar disso, a inteligência coletiva ainda é uma forma de disseminação do conhecimento e também uma forma de resolver determinados problemas de forma mais rápida e colaborativa.

    Matheus de Farias Cavalcanti Santos - [mfcs@cin.ufpe.br]

    ResponderExcluir
  4. O conceito de inteligência coletiva é baseado na noção de uma inteligência universalmente distribuída. Ninguém sabe tudo, todo mundo sabe alguma coisa, todo o conhecimento reside na humanidade. Os sistemas de comunicação novos devem procurar assistir membros de uma comunidade com meios para coordenar suas interações dentro do mesmo universo virtual do conhecimento. Parando um pouco para pensar, isso não é simplesmente uma questão de modelar o ambiente físico convencional, mas de permitir que membros de comunidades interajam dentro de uma panorama móvel de significados. Antes que possamos mobilizar competências, temos de identificá-las. E para isso temos de reconhecê-las em toda a sua diversidade. O ideal da inteligência coletiva implica no reforço técnico, econômico, legal e humano de uma inteligência universalmente distribuída, que muito provavelmente irá desencadear uma dinâmica positiva de reconhecimento e habilidades de mobilização.

    ResponderExcluir
  5. Vimos com esses seminários e materiais que algumas vezes a ação massiva das multidões são mais eficazes que uma pequena equipe especializada, como foi o caso dos clickworkers que ajudaram a classificar as crateras de Marte ajudando a criar um mapa detalhado do planeta tão bom quanto o que um geólogo especializado faria.
    Os estudos apontam também para as mudanças que a Web influenciou tanto no ambito social como no nosso modo de fazer compras e consumir midias. É visível que também influencia no modo como tomamos decisões.
    A inteligência na Web pode se apresentar de diferentes formas. Desde formas pouco aparentes, como o caso de cada pessoa que faz pesquisa ajudar o algoritmo da Google a ficar um pouco mais inteligente, como formas mais expostas e perceptiveis, como em sites onde compartilhamos experiencias e reviews de diversas coisas que consumimos.
    A inteligencia coletiva, como o nome ja diz, é a sabedoria e opinião que emerge da colaboração das pessoas. Muitas vezes tomamos decisões baseadas nas experiencias de outras pessoas, como ao comprar um produto em algum e-commerce, em que olhamos o que as pessoas falam do produto, da loja, da entrega e qualquer outra coisa relacionada a ele. Tal conhecimento vem de fontes indiscriminadas, pessoas comuns que podem colaborar para a criação de um conteúdo. Um outro exemplo disso são os foruns de assuntos variados onde surgem informações e discussões de todos os tipos e vertentes.
    Yasmine Santos(ycps)

    ResponderExcluir
  6. “É uma inteligência distribuída por toda parte, na qual todo o saber está na humanidade, já que, ninguém sabe tudo, porém todos sabem alguma coisa” é uma citação de Pierre Lévy sobre a inteligência coletiva. A inteligência coletiva na Web tornou-se um tema de observação/estudo quando percebeu-se que a inteligência de cada indivíduo, utilizada de forma colaborativa, poderia ser aproveitada para gerar conteúdo e desenvolvimento da Web. Existe a necessidade de se olhar mais atentamente para essa área porque as práticas de inteligência coletiva vêm influenciando de maneira significativa as formas de acesso, construção e distribuição de conhecimento em ambientes digitais. Existem formas diferentes de colaboração online como a Wikipedia, o qual os usuários inserem verbetes informativos, TripAdvisor, o qual os usuários dão opiniões e feedbacks sobre hotéis, etc, Kickstarter, entre outros.
    A Web tem características que facilitam o uso da "inteligência das multidões" ou "wisdom of crowds" assim como da inteligência coletiva para resolver problemas de alta complexidade produzindo a sabedoria coletiva.

    ResponderExcluir
  7. O conceito de inteligência coletiva caracteriza-se por ser uma forma de pensamento que se mantém através de conexões sociais alicerçadas pela utilização da internet. Tal conceito traz a tona o empoderamento coletivo em diversas causas tomando por base uma citação de Pierre Lévy que expõe a ideia de que ninguém sabe tudo, mas todos sabem alguma coisa. Tal definição, de uma forma mais ampla, envolve diversos processos como tomada de decisão e formação de consenso. A inteligência coletiva pode tomar diferentes vertentes, desde a formação de um partido político até um blog de conteúdo colaborativo ou aplicativos que constroem a imagem de determinados locais ou eventos baseados em reviews de pessoas que o visitaram.
    Pierre Lévy é citado como uma das várias pessoas que trouxeram a tona esse conceito, abrindo os olhos de todos para a mudança que se torna viável através da ação coletiva.
    A sabedoria coletiva, nem sempre é algo que define o melhor a ser feito. Em alguns casos as pessoas que participam de grandes grupos são influenciadas a tomar decisões baseadas em influências do grupo, quando na verdade o valor significativo da inteligência coletiva está na vasta quantidade de opiniões divergentes sobre algo e tais opiniões juntas formam um consenso de pensamentos válidos e coletivos.

    Anna Beatriz (abs7@cin.ufpe.br)

    ResponderExcluir
  8. Exemplos como o da vaca de 1906 (ou dos doces no pote de vidro) parecem incríveis por sabermos o peso/quantia real, mas se pararmos para refletir podemos ver que todas as ferramentas que utilizam avaliação do usuário hoje em dia tem essa mesma “precisão”. Quando buscamos um hotel ou um restaurante, por exemplo, em ferramentas coletivas nós buscamos aqueles que além de serem mais bem avaliados tem mais avaliações, pois sabemos que quanto mais avaliações melhor é o indicador da veracidade do mesmo. O que mostra que Collective Intelligence e Wisdom of The Crowd são dois assuntos muito pertinentes na época de hoje, apesar de não ser um conceito muito conhecido. O mais interessante destes tópicos é pensar no que poderá ser alcançado com isso, já temos as avaliações “banais”, mas a força destas ferramentas aplicadas a problemas científicos podem trazer ainda mais benefícios.
    Pedro Sousa - piss@cin

    ResponderExcluir
  9. Podemos notar pelo rápido surgimento e crescimento das tecnologias modernas e a explosão de inovação em escala global que quanto mais conectados estamos mais evoluímos. Naturalmente quando mais pessoas trabalham juntas ideias progridem e tomam forma, principalmente as de grande impacto. A humanidade de fato vem usando as ferramentas de mídia e recursos de design modernas para expressar sua criatividade e vontade de compartilhar.

    ResponderExcluir
  10. Um detalhe interessante mencionado por James Surowiecki no seu livro "The Wisdom of Crowds" refere-se a algumas situações em que a inteligência coletiva falha.

    De acordo com ele, para que seja formada uma "wise crowd", quatro elementos são necessários:
    - Diversidade de opinião: cada pessoa da multidão deve ter sua própria "informação privada", ou seja, opinião formada pessoalmente a respeito do problema (por mais absurda que ela possa ser).
    - Independência: a opinião de uma pessoa não é determinada pelas opiniões de outras.
    - Descentralização: todos os membros da multidão podem opinar a partir de conhecimento "local".
    - Agregação: há algum mecanismo que transforme opiniões privadas em uma decisão coletiva.
    Quando um desses elementos está ausente, o processo pode entrar em colapso, formando uma multidão "irracional" em vez de uma multidão "sábia".

    Adicionalmente, fatores emocionais podem levar a peer pressure, mentalidade de manada ou até histeria coletiva.

    Alguns exemplos incluem o acidente do ônibus espacial Columbia em 2003, que Surowiecki atribui ao sistema hierárquico da NASA, completamente fechado à sabedoria de engenheiros "low-level" (falta de descentralização), e os ataques de 11 de setembro de 2001, que a US Intelligence Community não conseguiu prever, em parte, porque a informação de uma subdivisão não era acessível por outra (falta de agregação). Este último caso inclusive levou à criação pelo Diretor de Inteligência Nacional e pela CIA de uma rede similar à Wikipedia para compartilhamento de informações, chamada Intellipedia, para facilitar o fluxo de informação e impedir que falhas semelhantes aconteçam.

    ResponderExcluir
  11. A questão da inteligência coletiva é mais presente em nossas vidas do que imaginamos. As pessoas estão cada vez mais conectadas, isso torna a troca de conhecimento e informações muito fácil e até mesmo um hábito comum. Diversos tipos de colaboração são facilmente encontradas na web cada qual com seus principais objetivos, como:

    - Troca de conhecimento e informações: Wikipedia, TripAdvisor, Booking

    - Colaboração financeira: Kickstarter, Arrekade

    - Colaboração de conceito: Fiat Mio, Dell Ideastorm

    O crowsourcing é de fato um conceito de extrema importância que pode nos trazer vários benefícios mas é necessária uma atenção especial já que o que pode dar certo, também pode dar errado. Se bem direcionado e permitindo a cada integrante da multidão expor sua opinião com integridade e garantindo a independência de suas idéias, é possível tomar um caminho de muitas conquistas no que diz se respeito a inteligência coletiva.

    Maria de Lourdes de Barros Reis - mlbr@cin.ufpe.br

    ResponderExcluir
  12. O conceito de inteligência coletiva apresentado durante a aula, se mostrou muito interessante e envolvente, expandiu minha visão de quão melhor podemos ser quando em coletivo, e de como é possível sermos mais "espertos" e colaborativos até mesmo na internet.
    A inteligencia coletiva não precisa ser criada, ela já existe. Já existia antes da internet, e agora com ela podemos aprimorá-la.

    Sabendo disso, cabe a nós nos envolvermos mais em iniciativas semelhantes as apresentadas como exemplos, sermos mais colaborativos com essas iniciativas e evitarmos o lado ruim dessa coletividade e facilidade de informação, que seria o que podemos chamar de “burrice coletiva”.

    Danilo Dias Pena - ddp2@cin.ufpe.br

    ResponderExcluir
  13. Para mim foi surpreendente a precisão dos resultados demonstrados nos vídeos. A estratégia da Wikipedia é interessante de usar o "conhecimento da massa" para avaliar/criar artigos para a prórpia "massa". Porém há outros exemplos em que existe um sistema de recompensa, para estimular participação das pessoas. Isto foge um pouco do padrão aqui, que geralmente utiliza "a boa vontade" e a "curiosidade" das pessoas para desenvolver algo. Porém existem projetos que utilizam a ideia base de inteligência coletiva, mas utilizam um sistema de recompensas como por exemplo a Cisco. Talvez venhamos a vislumbrar uma nova forma de utilização da inteligência coletiva, só o tempo mostrará se ela irá permanecer nos moldes atuais ou não.

    Fonte: http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/172/noticias/colaborar-da-trabalho

    ResponderExcluir