quarta-feira, 5 de junho de 2019

Tecnologia, Lei e Sociedade" (2019.1): "Bitcoin, Blockchains, e Escalabilidade Social"

Leitura:
Social Scalability
Money, blockchains, and social scalability
How Stories and Culture Lead to Social Scalability
Social Scalability Is the Key Concept of ​​the Crypto Industry. Part 3
On the Social Scalability of Bitcoin and the 21 Million Cap

Audiovisual:
Bitcoin & Blockchain Documentary
blockchain documentary 2020
Magic Money: The Bitcoin Revolution | Full Documentary
Nick Szabo - History of the Blockchain

7 comentários:

  1. As blockchains apresentam-se como uma possibilidade interessante para empresas que trabalham no mercado financeiro, devido à sua alta confiabilidade, relativa segurança, e simplicidade de operação quando comparadas com os sistemas tradicionalmente utilizados por instituições financeiras.

    No brasil ainda falta regulamentação,estão tentando colocar em pauta, o governo não vai querer essas novas moedas, elas são sinais de liberdade.

    ResponderExcluir
  2. Uma previsão interessante pelos Cypherpunks, que vimos na última aula, é que a adesão em massa de criptomoedas tornará impossível o estado cobrar imposto, pela dificuldade de rastreio das transferências. Isso vai trazer grandes implicações sobre a sociedade que temos hoje e, pessoalmente, não acredito que tais implicações serão positivas, pois nem sempre o melhor para o indivíduo a curto prazo é o que é melhor para a sociedade a longo prazo. Um exemplo pertinente é algo que Andre Gorz, filósofo austro-francês, escreveu em seu artigo “O ideologia social do automóvel”, de maneira resumida é o seguinte: os motoristas na tentativa de usufruir de todos benefícios do uso particular do carro (chegar mais rápido, conforto), todos seus efeitos negativos (custo monetário e social das mortes e colisões, congestionamento e etc) causado pelo seu uso são socializados com toda a população. Na tentativa de cada um resolver seu problema de maneira individual, a velocidade média da cidade piorou para velocidades de quando as pessoas andavam de carroça. Por isso os lugares em que mobilidade urbana funciona, restringem o uso do carro e não sai criando vias-mangues da vida, pois é dever do estado organizar da melhor maneira a sociedade e isso inclui restringir o mal uso do espaço viário. E para o estado funcionar ele depende de imposto.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo cada vez mais conhecido,o biticoin ainda é um "objeto" que sua procura se restringe a poucos pessoas muito em função de difíceis previsões de mercado e sua volatilidade de preço.Essa moeda proporciona oportunidades para quem a entende e sua necessidade parece crescer cada vez mais.
    Hoje ainda é muito pouco usada em transações comerciais,nenhum pais precifica seus bens e serviços em unidades de biticoins.Então o questionamento passa a ser quando o biticoin vai se tornar algo mais palpável?

    ResponderExcluir
  4. O sucesso do Bitcoin e das criptomoedas não é por serem tecnológicos de alta eficiência e escalabilidade computacional. Até mesmo porque não é bem assim. Mineração de blocos em blockchains de criptomoedas como Bitcoin é um processo caríssimo. Proof-of-Work consome muita eletricidade. Bitcoin só consegue processar 7 transações por segundo. O que são 7 transações por segundo para plataformas que processam milhões de transações por segundo como Visa, Paypall!? O sucesso do Bitcoin, assim, não é só pela sua tecnologia, mas sim pela sua escalabilidade social. Escalabilidade que permite que pessoas (seja na África ou na China) participem da economia. Permite liberdade. Permite que instituições financeiras como os Bancos “percam” a sua autoridade sobre o dinheiro. Permite que as coisas tenham um novo valor.

    Escalabilidade social é um assunto bem amplo e cheio de controvérsias. Críticos que enxergam um lado positivo nas criptomoedas, como Nick Szabo, e críticos que enxergam lados negativos.

    ResponderExcluir
  5. O bitcoin é a primeira criptomoeda a ser criada e foi baseada no conceito descrito por satoshi nakamoto Bitcoin: A peer-to-peer eletronic cash system. Uma das grandes, se assim podemos dizer, tecnologias que o bitcoin introduziu foi a blockchain, que é uma cadeia de blocos de transação, onde possui todas as transações validadas e aceitas na rede e todos podem possuir uma copia e modifica-la adicionando novos elementos, que devem ser validados pelos outros que tem a mesma.
    Uma das grandes questões sobre o bitcoin é o porque do sucesso dessa tecnologia, pois segundo o proprio criador do conceito, levar isso ao publico geral é muito complicado, já que não existe nada parecido.
    Uma das explicações é a de que esse sucesso se da às varias pessoas que compram a ideia, tomando como algo proprio, e se dedicando em fazer dar certo. Esse sentido de pertença e relacionamento com uma tecnologia e com as pessoas que tem esse mesmo sentimento e dedicação é dado o nome de escalabilidade social.
    Evidentemente, no inicio do bitcoin, apenas aqueles que acreditavam e compraram a ideia fizeram o mesmo sair do zero e surgir no mercado. Isso é realmente algo crucial para qualquer tecnologia nova. Porém não se pode descartar que o preço do bitcoin se mantem alto por causa da alta propagação, feita sim por essas pessoas dedicadas, mas que deu adesão de uma maioria de pessoas que acreditaram naquilo como uma forma de lucrar e tratam o bitcoin como uma ação no mercado ou algo parecido, onde pode-se investir para vender e não usar como uma moeda para trocar por algum produto como conceituado inicialmente.

    ResponderExcluir
  6. Ontem, 18/06/2019 o Facebook anunciou sua própria criptomoeda, a Libra. E o que acho mais interessante, é que embora exista uma grande quantidade de corporações, dinheiro e grandes mentes contradas para desenvolver a tecnologia, ela nunca conseguirá replicar o Bitcoin. Pois a criação de Satoshi não obedece a governos, não foi criada visando o controle, não faz distinção entre seus usuários. Acredito que a Libra seja um passo para tras, que servirá de impulso para a liberdade.

    ResponderExcluir
  7. Criptomoedas foi um marco de inovação na história humana. O blockchain veio para resolver o problema de gasto duplo, algo que era o único limitador para a implementação de um sistema transacionário sem intermediários. Com o advento do Bitcoin, pessoas podem ser livres de moedas fiduciárias que são reféns da inflação. Logo apóis a moeda descentralizada nascer, surgiu uma outra ideia: E se ao inves de confirmar transferencias valores pela blockchain, por que não confirmar um contrato. Assi nasceu a ideia de contratos inteligentes que abre muitas possíbilidade. Fico imaginando que um dia o próprio governo será descentralizado com leis sendo contratos inteligentes entre cidadães.
    Marco Polo

    ResponderExcluir