quinta-feira, 20 de junho de 2019

Tecnologia, Lei e Sociedade" (2019.1): "Surveillance Capitalism - Capitalismo de Vigilância"

Leitura:
'The goal is to automate us': welcome to the age of surveillance capitalism
Privacy in Public
None of Your Business
The Big Other: A Theory of Surveillance Capitalism

Audiovisual:
The Rise of Surveillance Capitalism
How Surveillance Capitalism Undermines Democracy
Age of Surveillance Capitalism: “We Thought We Were Searching Google, But Google Was Searching Us”
Big Tech Stole Our Data While Democracy Slept: Shoshana Zuboff on the Age of Surveillance Capitalism
Shoshana Zuboff: A Human Future in the Age of Surveillance Capitalism

6 comentários:

  1. Uma preocupação recente sobre o capitalismo de vigilância é a nova criptomoeda da Facebook, a libra. Ela trará benefícios para usuários mas poderá dar controle ao Facebook. Veja, a empresa já embarcou em algumas polêmicas nas eleições americanas com suspeitas de "censurar" perfis republicanos e conservadores, outra polêmica marcante foi o vazamento de dados dos seus clientes. E se entre os dados vazados estiver sua vida financeira?
    David Marcus, chefe da Libra, já afirmou que informações serão compartilhadas com autoridades para prevenção de crimes e garantir marcos regulatórios.Ou seja, temos uma confirmação de que o Facebook guardará dados de operações, a questão é: o que garante que esses dados serão usados exclusivamente para prevenção de crimes?
    Marco Polo Munt Rocha

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Engraçado é que o Facebook censura advertisement relacionado a criptomoedas, e agora lança a sua própria. Outra curiosidade é que Visa, Mastercard, etc. são meio que imparciais com relação a parcerias com os cripto ativos, e agora se mostram 100% disponíveis para a Libra. E aí, Facebook vai ser o maior banco do mundo? Vai controlar além dos nossos dados pessoais, os nossos dados financeiros? É de espantar o quanto a empresa pode chegar a comandar na economia mundial a partir da libra. Será? Facebook, the God of the World. Espero que eles ajam de maneira mais transparente e honesta que os Bancos Centrais.

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  2. o capitalismo de vigilância é bastante comentado por fóruns de governança da internet. É um assunto bastante importante, principalmente agora que quase todas as empresas utilizam/vendem nossos dados. Esses dados precisam ser monetizados, as empresas precisam pagar ou arrumar uma forma de devolver esse ganho para os usuários.

    encontrei esse site com notícias:
    http://lavits.org/tag/capitalismo-de-vigilancia/?lang=pt

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  3. O capitalismo de vigilância é um termo utilizado para descrever a capitalização por meio da venda de dados adquiridos por empresas através de seus serviços prestados aos clientes. Está sendo cada vez mais usado por empresas que trabalham com dados dos clientes, principalmente redes sociais e empresas de tecnologia em geral.
    Uma das criticas a esse uso é o fato de que as pessoas que fazem uso das tecnologias, não têm ideia nem de que terão seus dados vendidos e muito menos a quem sera vendido, podendo ser utilizado para motivos escusos.

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  4. Os dados dos usuários se tornaram minas de ouro virtual para empresas. Incentivos foram criados para despir os indivíduos de sua privacidade, nos colocando em uma situação no mínimo desconfortável. É importante educar as pessoas sobre a importância e valor que suas informações pessoais possuem. A conscientização é o primeiro passo da resolução de problemas. Já existem formas de gerar renda em troca de dados individuais cedidos de forma consciente através do preenchimento de pesquisas e afins. Acredito que o capitalismo de vigilância possa se transformar em uma forma mais "amigável" de mercado, mudando seu modelo de negócios. Um exemplo que poderia mostrar um caminho mais claro seria o do Browser Brave, que promete uma quantia de dinheiro para os usuários que escolherem por vontade própria, ao invés de serem bombardeados por anúncios, assistir uma propaganda designada especialmente pra eles. A Brave também afirma que não coleta dados pessoais, mantendo as informações necessárias apenas no lado do cliente.

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