domingo, 2 de dezembro de 2018

Tecnologia, Lei e Sociedade (2018.2) (28/11): "Web3, Blockchain, e a Web Descentralizada"

Leitura:
Web3 – The Decentralized Web
Web3 Foundation

Audiovisual:
What Exactly is Web3? by Juan Benet at Web3 Summit 2018
5 Reasons Why Tezos Rocks by Arthur Breitman at Web3 Summit 2018
Governance in Web2 vs. Governance in Web3 by Vlad Zamfir at Web3 Summit 2018
Web3 Summit Governance Panel with Vlad Zamfir, Gavin Wood, Arthur Breitman & Adrian Brink
#255 Kathleen Breitman & Arthur Breitman: Tezos – The Long Road Towards A Digital Commonwealth
Web3 Foundation: Decentralized Exchange Meetup, 24 JAN 18 - Berlin

5 comentários:

  1. Na web 3.0, as máquinas se relacionam com os usuários na produção de conteúdo e na tomada de decisões, transformando o tradicional papel de suporte da infraestrutura da Internet em uma entidade protagonista na geração de conteúdo/processo. Assim, os serviços da Web 3.0 podem unir usuários e computadores para tarefas de resolução de problemas e criação intensiva de conhecimento.
    A tecnologia Blockchain têm experimentado uma enxurrada de novas inovações e uma onda de adoção nos últimos anos. Olhando para o futuro, a tecnologia continuará a se integrar com a nova e descentralizada web 3.0 e se tornará parte integrante da futuro internet.

    ResponderExcluir
  2. Vejo que a grande inovação da web 3 é garantir a confiabilidade das transações na camada de rede. Algo extremamente relevante, pois configura um alto nível de confiança depositado nesses intermédios. Outro característica marcante desse novo paradigma é a descentralização de dados, tornando o conceito de servidor menos importante. Isso significa que os grandes serviços como netflix vão migrar imediatamente para a web descentralizada? Não, o processo de transição tende a ser lento. Além de tudo é necessário avaliar os prós e contras da abordagem por serviço. Apesar de apresentar um nível maior de segurança, apresenta um lentidão ainda considerável. Mas não há questionamentos de que o futuro da internet será, sem dúvidas, menos descentralizado.

    ResponderExcluir
  3. Acho que a internet está migrando para um oasis de dados. A ideia da internet ser descentralizada, dar a cada usuário um certo poder, é tipo o que downloads p2p fizeram lá no começo e fazem até hoje (é até um tipo de descentralização de internet). Juntando esta ideia com as transações que já temos na internet, o mundo todo seria responsável por manter a internet. Releia a frase passada, é simplesmente magnífico esse conceito! É ninguém depender de algo privado ou governamental, é uma ideia que tem um viés caótico, porém já mostrada que funciona. Acho que vamos ter muito a nos orgulhar do que a internet está se tornando.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que a descentralização da internet é o principal componente para o fenômeno chamado Globalização que vemos tão efervescente nos últimos tempos. A possibilidade de se ter notícias de algo que aconteceu do outro lado do mundo depois de alguns minutos do acontecido por meios de plataformas web como Twitter, Facebook e portais de notícia é algo absurdo. Hoje parece normal, mas tudo isso antes era algo inimaginável e que hoje só é possível por conta da descentralização da internet.
    A quantidade de coisas que a internet tem para nos oferecer é incrível. Passa-tempos, conhecimento, informação, fonte de renda, comércio, são tantas possibilidades e tudo tão fácil. Acredito que a revolução da descentralização veio para agregar um valor nunca antes imaginado e que hoje a humanidade praticamente depende para poder sobreviver, se comunicar e realizar as suas atividades de rotina.

    ResponderExcluir
  5. A ideia da web descentralizada é reorganizar a internet de maneira que remova serviços centralizados de hospedagem de dados e substitua pela estrutura peer-to-peer. O grande avanço dessa tecnologia foi devido a falta de confiança nas organizações em relação a segurança da rede, como escândalos de espionagem. Muitos acreditam que esta nova maneira de organização da web permita mais segurança, mais poder e liberdade aos usuários. Acredito que esta tecnologia trará resultados positivos para a comunidade e ainda tem muito caminho para progredir. Estou ansiosa para este futuro da web.

    ResponderExcluir