quinta-feira, 5 de julho de 2018

Tecnologia, Lei e Sociedade (2018.1) (04/07): "O Futuro do Compartilhamento do Conhecimento"

Leitura:
The Future of Knowledge Sharing in a Digital Age: Exploring Impacts and Policy Implications for Development 
The Future of Knowledge Sharing in a Digital Age: Exploring Impacts and Policy Implications for Development, IDS Evidence REPORT 125
The Future of Knowledge Sharing for Development in a Digital Age: Delivering an open and fair digital society.
ResearchGate
Open Access

Audiovisual:
AAAS Gates Foundation Event - Open Access: A Conversation about the future of Knowledge Sharing
What is Open Access?
John Seely Brown: "The Future of Knowledge Sharing" [KMWorld 2017 Keynote]
Global Trends in Knowledge Sharing Technologies

3 comentários:

  1. Vivemos em uma era digital que nos dá acesso instantâneo a informações em grande volumes. O rápido crescimento do conteúdo digital e ferramentas já está mudando a forma como se cria,
    consome e distribui conhecimento.

    Mesmo que a participação global na Era Digital seja desigual, mais e mais pessoas estão acessando e contribuindo com conteúdo digital a cada dia.

    Nos próximos 15 anos, os países em desenvolvimento provavelmente passarão por mudanças em como os estados e as sociedades se envolvem com o conhecimento. Essas mudanças têm o potencial de
    melhorar a vida das pessoas, tornando as informações mais disponíveis, aumentando as possibilidades de engajamento econômico e tornando o governo mais transparente.

    ResponderExcluir
  2. É fato que a internet permite, acima de tudo, o compartilhamento de conteúdo e informações, que podem ser relevantes/verídicas ou não. Com o crescimento e grande adaptação a realidade do usuário das redes sociais, elas passaram a servir de fonte de informação para muitos destes, que, por sua vez, deixaram de lado mídias tradicionais (jornal, rádio, tv).

    Porém, apesar de todo o lado bom trazido pela internet e relacionado ao compartilhamento de conhecimento, novos problemas surgem. A exemplo deles, a detenção dos direitos de algo publicado na rede, o compartilhamento de arquivos de forma ilegal, etc. Acredito que, para solucionar tais problemas, será necessário uma adaptação dos sites provedores de conteúdo e das leis regulamentadoras.

    ResponderExcluir
  3. Hoje vivemos uma era das melhores eras quando a questão é compartilhamento de conhecimento, com a internet isso ganhou proporções inacreditáveis com expectativas de mais crescimento, ou seja, atualmente existem vários locais na Web que compartilham, muitas vezes, de graça como exemplo o YouTube, Khan Academy, vários cursos de faculdades renomadas como Standford. Alem disso tudo existem os portais de ensino com cursos muito acessíveis que custam menos de 20 reais podendo ajudar na hora da conquista da vaga de emprego, como exemplo a Udemy. Num meio web, que pode ser considerado o meio mais desregulado, muitas inovações ocorrem e o melhor ajudam mais e mais pessoas que não podem comprar cursos caríssimos em faculdade privada ou pagar uma escola privada, e nesse meio compartilhar conteúdos mais e mais pessoas se solidarizam e entram no meio pra ajudar nem que seja com um simples tópico que a mesma se senti bem confiante no conteúdo. Esse é o futuro da educação, fazer homescholling sem precisar pagar valores altíssimos em cursos privados.

    ResponderExcluir