quarta-feira, 21 de junho de 2017

Tecnologia, Lei e Sociedade (2017.1) (21/06): "Cypherpunks, Wikileaks, e a Transparência na Era Digital"

Leitura:
Cypherpunk: o ativismo do futuro
Cypherpunk
Why I Wrote 'This Machine Kills Secrets,' A Book That Charts The History And Future Of Anonymous Information Leaks (Video)
WikiLeaks' Julian Assange Wants To Spill Your Corporate Secrets
And the Firewalls Came Tumbling Down

Audiovisual: 
This Machine Kills Secrets By Andy Greenberg
Andy Greenberg Speaks at Noblis
Wikileaks Secrets and Lies YouTube
Wikileaks - PT-BR -Documentário completo- The Wikileaks Documentary -- Full Version

16 comentários:

  1. Assistindo o documentario sobre o Wikileaks percebi que foi dado muito enfoque ao Julian Assange que é o idealizador e pouco para a plataforma do wikileaks em si, não deu para finalizarmos o documentario em sala, mas vendo-o até o final, percebe-se que a credibilidade do Wikileaks desceu baseado nos escandalos do Julian, é triste pois esse tipo de tecnologia revolucionou o meio como o jornalismo investigativo e confissões são feitas hoje em dia, porém se o wikileaks se enfraqueceu nesse escandalo, apareceu outras plataformas diversas que realizam de forma semelhante o objetivo inicial do wikileaks, que é proporcionar de forma segura e sem comprometer o delator do leak.

    ResponderExcluir
  2. Sobre Cypherpunks, vejo muitos de seus ideais e ações como algo positivo para sociedade em geral, porém algumas de suas praticas eu penso que os fins não justificam os meios e tenho um certo medo do quão sinceras são as intenções de pessoas como Julian Assange, me parece muito utópico para ser verdade, quanto ao Wikileaks, vejo como uma proposta muito interessante e que é uma ferramenta muito útil para contribuir com a transparência na Era Digital e a transparência vejo como algo fundamental em tudo na vida, não só no meio digital.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. "Wikileaks vazou imagens de helicópteros americanos atirando em civis na guerra do Vietnã." Oops! Guerra do IRAQUE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão, professor.
      Falta de atenção.

      Vou reenviar o comentário com a correção

      Excluir
    2. Lendo um pouco sobre esse assunto fiquei espantada ao descobrir que esse tipo de movimento não é tão novo como eu imaginava.

      Nas primeiras linhas do manifesto do movimento Cypherpunk, encontramos: “A privacidade é necessária para termos uma sociedade aberta na era eletrônica. Privacidade não é o mesmo que segredo. Um assunto privado é uma coisa que alguém não quer que o mundo inteiro saiba; um assunto secreto é uma coisa que alguém não quer que ninguém saiba. A privacidade é o poder de revelar-se seletivamente para o mundo”. Se pararmos pra pensar direitinho, eles têm um argumento forte.

      O caso do Wikileaks, na minha opinião, é sensacional. Governos têm que parar com essa ideia de que podem fazer o que querem e esconder esses fatos. A população tem todo o direito de saber o que seus governantes fazem ou mandam fazer. Acredito que, antigamente, essa era a função do jornalismo: propagar informação. Mas vemos que há uma guerra de interesses que envolve muito medo das pessoas que possuem esse tipo de informação. Acho que o próximo passo é fazer alguma coisa com esses dados. Wikileaks vazou imagens de helicópteros americanos atirando em civis na guerra do Iraque. E aí? Houve alguma punição?

      Espero que esse tipo de movimento se expanda cada vez mais com o passar do tempo e que seja usado para o bem, pois já estamos repletos de tecnologias sensacionais voltadas para coisas ruins na Internet.

      Excluir
  5. O wikileaks é alvo de muita controvérsia, justamente por não ser algo preto e branco. Muitos argumentam que vazar documentos oficiais do governo é um ato de traição, mas por outro lado, quando o governo guarda informações importantes de seus cidadãos, impossibilitando que os mesmos possam tomar ação, será mesmo vazar um ato de traição, ou um de patriotismo?
    Realmente não é qualquer tipo de informação que pode ser vazada, quando a informação revela segredos que existem para proteger oficiais infiltrados por exemplo. Eu acredito que os governos deveriam ser o mais transparentes possíveis, e quando eles falham em ser, cabe a nós tomar medidas para que eles sejam, e vazar documentos é uma dessas.
    O wikileaks sofreu também por causa da figura de seu líder. Assange é facilmente pintado como uma figura não-carismática pela mídia, o que vilaniza suas ações, tornando caso contra o portal mais fácil. Talvez se outra pessoa estivesse na frente, a historia poderia ter sido diferente.

    ResponderExcluir
  6. É um dever muito difícil escolher o que deveria ser segredo e o que não. Segredos são guardados por algum motivo, geralmente para proteger alguém ou por medo das consequências de alguma informação se espalhe.
    O wikileaks surgiu como uma forma expor dados sigilosos de governos e instituições, dependendo do bom senso dos informantes. Ele tinha o objetivo de expor situações de corrupção, ou de malfeito destas entidades. Assange se tornou um símbolo e foi veementemente perseguido. Não foi a toa que depois dele muitos outros casos de vazamento aconteceram, além de várias outras plataformas para facilitar o vazamento de informações. O caso de Snowden foi muito popular pelo fato dele ser parte do NSA, a agencia de segurança nacional dos EUA muito popular pela espionagem usando meios digitais.
    É impossível negar que esse tipo de vazamento anônimo é importante para revelar casos de abuso, mas é preciso ter bom senso na hora de transformar esse tipo de material público dado que pessoas possam ficar em perigo.

    ResponderExcluir
  7. Me parece que a cultura cypherpunk surgiu ainda em tempo de ser uma força contra abusos quanto à violação da privacidade na emergente rede de acesso mundial.

    Além disso, uma coisa que normalmente impede a resolução de alguns problemas em computação é a falta de capacidade computacional exaustiva que aparentemente não alcançamos. Mas pensando no top 10 dos super computadores, será que essa barreira já não foi enfraquecida? Ainda restam muitos anos mais para que a capacidade computacional supere a complexidade computacional exaustiva de alguns problemas ou já passamos por isso?

    A cultura cypherpunk lutou no campo da construção de barreiras, mas essas parecem não ser intransponíveis ou seu desenvolvimento não acompanha o da resolução de problemas.

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo com o que Rafael Francisco falou. Acho que realmente é muito difícil você separar o que deve/não deve ser exposto. Mas até onde eu sei, o wikileaks sempre foi cuidadoso com o conteúdo que iria ser exposto e inclusive fazia um pré-processamento das informações a serem vazadas, retirando, por exemplo, nomes de pessoas que poderiam ser prejudicadas sem necessidade.
    Ao meu ver, o fato de isso ser tratado como traição é entendível pois informações sigilosas são roubadas e publicadas sem o consentimento das pessoas/órgãos que serão expostos, e além do mais se qualquer um fizesse isso e saísse impune o problema sairia do controle. No entanto, o wikileaks sempre se mostrou muito cuidadoso com o que eles iriam publicar e eu acho sim que o que eles fizeram e como eles fizeram foi a coisa certa a se fazer, pois, como Hilton Pintor disse, os governos deveriam ser o mais transparentes possíveis, e se eles tinham algo a esconder isso deveria sair da escuridão.

    ResponderExcluir
  9. O WikiLeaks foi muito importante para as pessoas descobrirem sigilosos do governo e que era pra ser transparente à todos.
    Com os vazamentos de documentos sigilosos, o WikiLeaks sofreu repressão e Julian Assange foi considerado como traidor, porém eu não vejo isso como uma traição e sim como um grande favor que ele está fazendo para a população. O mesmo aconteceu com Edward Snowden que revelou para o mundo todo um sistema de espionagem americano, mostrando que todos nós estamos vulneráveis à espionagem. Com toda certeza o movimento CypherPunk é necessário, pois numa era digital como a nossa, a privacidade é uma das coisas mais importante de uma pessoa.

    ResponderExcluir
  10. Confesso que eu não sabia muito o que eram os Cypherpunks. Acho que eles tiveram um papel fundamental nos primórdios da internet, quando questões de privacidade da informação ainda era um tema não muito discutido.
    Creio que ambos o Wikileaks e os Cypherpunks contribuem de maneira positiva pra transparência na web, contudo o bom senso de compartilhamento e segurança dessas informações ainda são bastantes polêmicos no meu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  11. Wikileaks é um site com uma importância enorme, ele fornece uma plataforma para que “whistleblowers” vazem segredos de grandes instituições para o resto do mundo de uma forma anônima e segura. Sem o Wikileaks provavelmente não teríamos acesso a forma desumana que o combate estava sendo realizado na guerra do Iraque e o quanto nossa privacidade é frágil na época da internet. Instituições como governos têm muito controle sobre o povo e sites de leaks cumprem o papel de dar à sociedade uma forma de analisar com clareza essas instituições, um papel que deveria ser empenhado pela mídia tradicional que atualmente é muito preguiçosa ou medrosa para buscar esse tipo de informação. Eu acho que o notável narcisismo e ego de Julian Assange não deveria desmerecer a contribuição que seu trabalho no Wikileaks fornece à sociedade.

    ResponderExcluir
  12. Como Eric Hughes fala “A privacidade é necessária para termos uma sociedade aberta na era eletrônica. Privacidade não é o mesmo que segredo. Um assunto privado é uma coisa que alguém não quer que o mundo inteiro saiba; um assunto secreto é uma coisa que alguém não quer que ninguém saiba. A privacidade é o poder de revelar-se seletivamente para o mundo”. Não sabia muito sobre o cyphepunks e os sites de leaks, mas depois dessa aula me pareceu que ele vieram com um proposito fundamental na construção de uma sociedade informada, oferecendo mais transparência de assuntos "secretos" que é necessária para formação de uma opinião sobre um governo.
    Vejo que o segurança de tais informações são bastante polemicas, pois apesar do “whistleblowers” seja anonimo, nomes de terceiros podem aparecer e assim no seu país sofrer retaliação, acredito devem observar tal segurança também.

    ResponderExcluir
  13. Acho interessante debater sobre a Wikileaks, pois ela foi a principal responsável por trazer a tona o debate sobre transparência nos últimos anos. Apesar de todas as polêmicas envolvidas, seja relacionadas ao seu criador ou ao impacto na mídia de alguns leaks, a Wikileaks mudou a forma como governos e entidades públicas são vistas pela população, sobretudo o governo americano. No meu ver, é preciso notar a nuance que existe entre o ativismo e o comprometimento da segurança nacional. De um lado, temos a luta pela liberdade de expressão e por mais transparência dos governos, onde os soldados são os chamados cyberpunks. Nesse viés, é fácil ver o retorno que o ciberativismo oferece, especialmente quando escândalos de corrupção ou envolvendo relações internacionais veem a tona. Na mão oposta, contudo, existem os documentos que realmente precisam permanecer em sigilo. Informações que se tornam vulneráveis quando deveriam, sim, ser mantidas em segurança e segredo. Pois, assim como qualquer tipo organização humana, a Wikileaks é passível de corrupção e influência. Na verdade, já vi várias vezes debates sobre a influência da Rússia no funcionamento da Wikileaks.

    ResponderExcluir
  14. O movimento cypherpunk é um movimento importante para a sociedade, foi devido a esse movimento, e às criações dos participantes do movimento, como Julian Assange, criador do Wikileaks, que pudemos ter acesso a informações sigilosas importantes de governos pelo mundo. Um dos documentos liberados pelo Wikileaks, mostra que a NSA, a Agência Nacinal de Segurança dos Estados Unidos espionavam, e grampeavam telefones de uma série de líderes governamentais de vários países, inclusive a ex-presidente do Brasil, como mostrado no link: http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/07/lista-revela-29-integrantes-do-governo-dilma-espionados-pelos-eua.html. O movimento cypherpunk é importante para que a sociedade civil fique a par das ações tomadas por seus governos, tornando os estados mais transparentes.

    ResponderExcluir