quarta-feira, 14 de junho de 2017

Tecnologia, Lei e Sociedade (2017.1) (14/06): "Dark Web, Deep Web"

Leitura:
Dark web
Deep web

Audiovisual: 
Jamie Bartlett How the mysterious dark net is going mainstream
The Dark Net isn't what you think. It's actually key to our privacy | Alex Winter | TEDxMidAtlantic
Down the Deep Dark Web 2016
Tor and Anonymity: An Academic Introduction to the Dark Web - CF028
The Dark Web | 60 Minutes | Silk Road: The Secret Online World

14 comentários:

  1. A deep web corresponde à uma parte da web que não é indexada , onde não é possível acessá-la usando motores de buscas populares como o google. A dark weeb é uma parte da deep web, onde possui conteúdos inapropriados, um site bem conhecido é o silk road e lá encontra venda de drogas, serviços de hacking, vendas de armas etc. A rede TOR foi criada pelo laboratório de pesquisa naval dos Estados Unidos, serve para o usuário navegar como anônimo, assim protegendo a privacidade online e contra à censura. Ainda não acessei a deep web, porém realmente desperta interesse pra ver como é essa parte da web.

    ResponderExcluir
  2. Até a aula não sabia da existência do termo ‘dark web’, a grande mídia costuma confundir os dois termos. A deep web é a parte da internet que não é indexada por nenhum mecanismo de busca, logo não existe nenhum hyperlink liga um site conhecido pelo mecanismo de busca a deep web. Dark web é a parte da deep web que foi escondida de propósito, por usuários que buscam anonimato.

    A maior rede presente na dark web é o Tor e o anonimato e dificuldade de rastreamento que ele proporciona atrai vários criminosos. A verdade é que existe sim conteúdos ilícitos na dark web, porém esse quadro vem mudando e cada vez mais o tráfego lícito de usuários que procuram maior privacidade vem aumentando. Eu acho que, assim como ocorre no Bitcoin, é preciso desacoplar o estigma de criminalidade com a dark web, afinal o onion routing foi fundado pelo próprio governo dos Estados Unidos para a privacidade na comunicação online.

    ResponderExcluir
  3. Diferenciar a Deep da Dark web não é algo trivial para o público médio, eu mesmo não sabia da diferença dos dois, mas é algo muito importante, pois ajuda a desmascarar alguns pré-conceitos que são embutidos e propagados pela mídia. Logo de cara ouvir esses dois termos já levam o ouvinte a associar com algo ruim, pois existe uma crença de que se você não fez nada de errado, não precisa se esconder, mas no fim das contas não é tão simples.
    A Dark web se esconde por uma razão, privacidade. No mundo digital de hoje, qualquer lugar onde podemos ser livres para fazermos o que quisermos sem os olhos do governo/empresas/hackers é uma benção. Quando não estamos sendo vigiados somos livres para agir como realmente queremos, e é normal que isso que isso signifique em alguns casos fazer coisas ilícitas, mas esse é o preço que se paga pela liberdade.
    Grandes líderes de movimentos civis quase sempre são considerados “fora da lei”, pessoas que acreditam que seus ideais e suas crenças são corretas, e o estado atual, as leis vigentes estão erradas. Então será que ilícito é sinônimo de errado? eu acredito que nem sempre. Em alguns casos, com certeza, como quando a dark net serve como provedora de conteúdo pornográfico infantil, ou para contratar assassinos de aluguel. Esse é o tipo de consequências que pode ocorrer da dark net, mas é algo que não acontece por causa dela, é algo que existe no “mundo real”, fora do digital.
    A dark net possibilita liberdade de expressão, possibilita que possamos fazer as coisas que nós como indivíduos não deveríamos ser proibidos, permite que mantenhamos nosso direito de privacidade. O debate não deve ser do tipo “proíbe ou libera”, mas sim um mais evoluído, onde podemos tentar formar códigos de conduta morais a serem aplicados nesse novo ambiente, pois descartá-lo ao primeiro problema encontrado seria um grande desperdício.

    ResponderExcluir
  4. A deepweb foi uma das primeiras coisas que pesquisei por conta própria após entrar na universidade. Sempre tive interesse em aprender seu funcionamento e suas vantagens/desvantagens. Antigamente, no começo do curso, eu iria rir se me dissessem que nossos operadores de busca só nos dá acesso a 0,03% da Internet.

    Acredito que seja mais uma daquelas discussões onde há 2 lados: um bom e outro ruim. O lado bom é a liberdade fornecida para os usuários e, também, a privacidade que os usuários possuem para fazer o que quiser sem estar sendo rastreado/monitorado. O lado ruim é que, infelizmente, há um grupo de pessoas – minoria, ainda – que a usam para realizar movimentações ilícitas. Nem tudo que é ilícito é errado, mas os crimes pesados que ocorrem na darknet devem ser investigados e interrompidos sim (como Playpen, bonecas vivas, tráfego de humanos/órgãos, etc).
    É ruim admitir mas, na minha opinião, esse é mais um tema em que uma pequena quantidade de pessoas – que não são do bem – consegue prejudicar uma maioria.

    Na discussão sobre hacking governamental, podemos ver o que os governos estão dispostos a fazer para impedir que crimes de alto nível sejam cometidos, porém, nós vimos que há uma invasão absurda de privacidade com os usuários comuns ao procurar esses bandidos. A darknet poderia servir como uma rota escapatória para nós, usuários comuns, podermos navegar na Internet sem se preocupar com governo/hackers nos monitorando.
    Porém, para isso, é necessário que haja, como Hilton falou, uma evolução no uso desta darknet para que todos possam usá-la. A mídia deveria ajudar também a propagar as coisas boas que podemos fazer numa rede sem indexação. Se pararmos pra pensar, a tecnologia utilizada pela darknet é altamente sofisticada e não deve ser jogada fora.

    ResponderExcluir
  5. Eu mesma não conhecia muito sobre Dark Web, pois achava que na verdade ela era sinônimo da Deep Web. A Dark Web (que geralmente é composta por uma quantidade muito grande de sites ilícitos), na verdade, está dentro da Deep Web (páginas não indexadas que não são mostradas por buscadores como o Google e Bing). Eu vejo que, apesar de ser muito interessante a ideia de poder usar o Tor (navegador que oferece privacidade no acesso à rede) na Deep Web de forma bastante privada, isso pode ser bastante perigoso para o mundo, pois organizações criminosas, pedófilos, traficantes de drogas, terroristas, entre outros, podem usar essas redes escondidas para movimentar seus negócios. O problema é que a internet como conhecemos nos mostra apenas a “ponta do iceberg” de todos os sites existentes em diversos servidores espalhados pelo mundo, então fica muito difícil de conseguir controlar tudo o que se encontra na Deep Web. Mesmo assim, não são todos os que entram na Deep Web que são criminosos, muitas vezes são pessoas curiosas, ou mesmo pessoas que usam o Tor para obter uma certa privacidade, ou até mesmo pessoas a procura de sites comuns à web tradicional como receitas de bolo, blogs e livros. Então acho que poderia haver uma espécie de mecanismo de denuncia no próprio Tor que pudesse denunciar certos sites com conteúdo ofensivo, ou algum outro tipo de sistema de denúncia, pois, apesar da Deep Web se mostrar bastante interessante, eu vejo que ela pode trazer sérios riscos quando usadas por pessoas má intencionadas.

    ResponderExcluir
  6. Um dos temas que mais apreciei na disciplina. A deep e a dark web são conceitos muito mistificados na população, chegando a ser curioso toda a demonização que é importa a nós. Ter conhecimento de toda dinâmica que ocorre na dark web me acordou para o fato de que o medo ainda é uma ferramenta de controle usada hoje em dia. Isso por que, sem dar nome aos bois, o medo que sinto de usar ou mesmo pesquisar sobre o assunto vem de um consenso geral da população que não faz nenhum sentido, parece que foi inserido na sociedade. Não é imoral acessar a dark web, muito menos ilegal. Na verdade, seria até uma forma mais segura e privada de acessa a web. De fato, concordo com a visão de que a dark web é um ambiente gerador de inovações e grandes ideias, ainda que as mesma nutram práticas ilegais (que, vale ressaltar, continuo sendo contra).

    ResponderExcluir
  7. Sou defensor do livre mercado e da livre iniciativa e vejo a deep web como um espaço que esses principios podem ser exercidos de forma ampla, logo é necessário que se mantenha neutro o acesso a esse meio.
    Como foi ditona aula e nas palestras, adquirir substâncias ilicitas ou armas, ocorre com ou sem o uso de deep web, o uso dela só elimina que terceiros se envolvam e possam sofrer as consequências. Vejo a deepweb e sua luta contra como o combate as drogas, quanto mais se combater, mais irá ocorrer casualidades e irá aumentar o consumo, nesse caso, acesso a deep web, acho que devemos tentar se adequar a essa nova perspectiva que igualmente a anos atrás ninguem se via comprando mercadorias pelo computador (internet e e-commerce) e agora todos não conseguem viver sem, acho que é uma adaptação nos costumes que se deve incentivar.

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente a aula sobre o assunto foi muito esclarecedora, pois eu atribuía à mesma rede, todos as versões de nomes obscuros. Vejo essas redes como uma local de fuga para todas as práticas de manipulação social que vêm sendo aplicada na rede indexada, como pudemos ver ao longo deste curso de seminários, na qual não apenas os destinos são indexados, mas os usuários(mais vulneráveis) também o são. Devido a tal, somo alvo de estratégias de negócio, somos fontes de dados valiosos, alvo de publicidade muitas vezes massante. Aos que atribuem uma áurea negativa à redes não indexadas de um modo geral, creio que seja em grande parte pela publicidade negativa feita sobre as mesmas atrelada à falta de informação dos usuários. Como bem foi citado em discussão na sala de aula, os atos ilícitos que existem nessa parte da rede são apenas uma extensão do que acontece fora dela. Não é uma consequência direta da existência das redes. Ao passo que mais discussões como esta são realizadas, e o aumento na insatisfação com os abusos na rede padrão de internet, a redes que que dificultam o rastreamento e identificação dos usuários, respeitando assim sua privacidade serão cada vez mais visitas e comuns no nosso dia-dia.

    ResponderExcluir
  9. Essa aula foi muito proveitosa, aprendi que Dark e Deep não são a mesma coisa, serviu também para aumentar a curiosidade sobre a Deep e ter um pouco de receio sobre a dark, saber que a web que a gente comumente utiliza é só a pontinha do iceberg de um universo bastante vasto e inexplorado por muitos.

    ResponderExcluir
  10. Essa aula foi muito boa para saber a diferença em dark e deep web. Antes de entrar na faculdade lembro de uns amigos comentando sobre a deep e as atrocidades que viram, vendo agora descubro que na verdade eles entraram na dark web.
    O interessante é saber que esse mundo de informação que temos é só a ponta do iceberg, que é 0,03% de toda internet que temos. Depois dessa aula vejo que tenho um interesse pela deep web seu funcionamento e suas informações.

    ResponderExcluir
  11. Assim como foi mostrado em alguns dos vídeos em sala de aula, a "demonização" da dark web é uma das formas de se continuar monitorando as pessoas através da internet. O direito mais ferido atualmente, na minha opinião, é o direito à privacidade. A dark web seria uma possível alternativa a espionagens indesejadas, abrindo portas para que seus usuários, através do anonimato, possam realmente fazer aquilo que lhes interessa.

    ResponderExcluir
  12. Os termos dark web e deep web ainda precisam de melhor definição, de um consenso. Isso não significa que a utilização da dark web precise ser menos taxada como má. Alguns dos que utilizam essa parte da web, alegam que é preciso haver mais privacidade para se fazer o que quiser. Eles esquecem, ou ignoram, o fato de que um ato errado continuará sendo errado independentemente de onde seja cometido. Tenha sido na surface ou na dark web.

    As tecnologias estão sendo desenvolvidas principalmente para o bem, contraditoriamente alguns daqueles usuários da dark web a defendem ferozmente e ao mesmo tempo defendem ideias que já viabilizam, ou até potencializam, atos maus, como uso da dark web.

    Pela tecnologia utilizada na dark web, rastrear os seus usuários é algo aparentemente impossível. Como um indivíduo que cometeu um delito precisa ser reconhecido e levado a juízo, alguém precisa contribuir para a descoberta deles na dark web. Esse papel poderia ser feito pela comunidade. Ademais, parece que essa realidade não acontecerá. E assim lá se vai mais uma ferramenta com potencial para realizar coisas boas ser utilizada para o mal.

    ResponderExcluir
  13. A sociedade deveria se informar mais sobre a importância da privacidade online, pois, devido a demonização da anonimidade na internet feita pelos meios comuns de comunicação, a importância de ser anônimo para se ter segurança pessoal acaba sendo vista como um meio de se identificar como um "bad guy". Para mim a comparação feita por Alex Winter com o mundo real onde ele menciona que "a policia não entra na sua casa e vasculha suas coisas, mas no seu celular sim" é uma informação que deveria ser disseminada para abrir os olhos das pessoas sobre ser anônimo como um meio de segurança. Diminuir a privacidade não ajuda um usuário comum a se proteger e também não ajuda a policia a encontrar nenhum bad guy na web pois eles sabem se esconder muito bem, diminuir a privacidade apenas deixa o usuário comum cada vez mais vulnerável a cyber ataques que podem comprometer a vida pessoal e pública de qualquer pessoa.

    ResponderExcluir
  14. Em um tempo onde a privacidade online praticamente não existe, e dados pessoais, localização, interesses e perfil de usuários da internet estão disponíveis para empresas, e pessoas com um nível mais alto de conhecimento em hacking, a deep web mostra-se como uma boa alternativa para as pessoas que querem manter a privacidade na internet. É importante que seja promovida uma contrapropaganda que vá de encontro a toda a mobilização feita com o intuito de demonizar a deep web, para que mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer as vantagens que a deep web oferece para seus usuários, e para que eles possam ter mais segurança no acesso a internet, sem precisar temer por seus dados bancários, ou outros dados pessoais.

    ResponderExcluir