quarta-feira, 1 de junho de 2016

Tecnologia, Lei e Sociedade (2016.1): "Internet Engineering Task Force (IETF)"

Leitura:
Internet Engineering Task Force
The Internet Engineering Task Force (IETF®)

Audiovisual:
Net of rights
Introducing the Internet Engineering Task Force (IETF) - Making The Internet Work Better
IETF History
IETF Purpose & Scope
IETF Documents
Joana Varon’s speech representing civil society at IGF2015 Opening Ceremony


6 comentários:

  1. A "Internet Engineering Task Force(IETF)" é um órgão que coordena uma comunidade online com o objetivo de melhorar a arquitetura da internet. Esta comunidade é responsável por definir os inúmeros protocolos operacionais que usamos hoje em dia, como por exemplo, o protocolo TCP/IP e visa a padronização da internet e a sua capacidade de comunicação. Os padrões e as normas são tratadas sob a forma de pedidos de comentários(Requests for Comments (RFCs)).

    Esses padrões e normas que são tratadas sob a forma de "RFCs" possuem quatro categorias:
    -Histórico:são RFCs que possuem importância histórica, porém, não possuem mais importância de trabalho para a presente data,é como se para a presente data esse RFC já estivesse ultrapassado.
    -Informativo: são RFCs que incluem todos os tipos de informações sobre a internet, incluindo dados históricos,tutoriais,etc.
    -Experimental: são RFCs que cobrem trabalhos na internet que ainda estão em fase de pesquisa e experimentação e ainda não são um serviço funcional.

    A última categoria é a categoria das "Standards Track" que são RFCs que estão "na fila" para se tornarem Standards.

    O IETF possui grupos de trabalho que basicamente são responsáveis por nove áreas de atuação. Cada uma dessas áreas é liderado por diretores que junto com o presidente do IETF formam a "Engineering Steering Group(IESG)". Dentre os grupos de trabalho estão: requisitos operacionais, segurança, transporte, internet, gerenciamento de rede, routing, serviços do usuário.

    Esses grupos trabalham focando em um objetivo e na solução de problema específicos e não de problemas genéricos. Sessões
    de trabalho comumente são feitas e são nessas sessões onde a maior parte do trabalho é feito.Para um RFCs se tornar Standard é necessário que se prove que esse RFCs funciona.

    Matheus de Farias Cavalcanti Santos - [mfcs@cin.ufpe.br]

    ResponderExcluir
  2. A IETF, Internet Engineering Task Force, se refere a uma instituição que desenvolve e promove as normas de Internet. Ela reúne milhares de voluntários que discutem e produzem documentos técnicos e padrões da rede. Não há adesão formal ao IETF, qualquer pessoa pode se inscrever para um encontro e, em seguida, participar. Tornar-se membro é acima de tudo participar das listas de discussão ou grupos de trabalho com o intuito de acessar as informações sobre as atividades e debates. A IETF segue regras que permitem um trabalho em conjunto, por exemplo, trabalha com padrões abertos obtidos por consenso, disponíveis publicamente e de aceitação voluntária. Participam do IETF técnicos, pesquisadores, professores, estudantes e qualquer interessado. Cada padrão IETF é publicado como um RFC, Request for Comments, e cada RFC começa como um Internet-Draft (rascunho). Existem seis tipos de RFCs:
    •Padrões propostos
    •Padrões da Internet (algumas vezes chamados de "padrões completos")
    •Documentos de Melhores Práticas Recomendadas (BCP)
    •Documentos Informativos
    •Documentos Experimentais
    •Documentos Históricos
    Os padrões IETF muitas vezes começam como rascunhos pessoais e podem tornar-se um Internet-Draft de um grupo de trabalho, sendo aprovado para publicação por um grupo formado por lideres e passam a pertencer à comunidade e não mais aos seus autores. O IETF tem uma função bastante pertinente e de valor na rede, ela é responsável por identificar problemas na internet e propor soluções, especificando protocolos e arquitetura necessários, além de recomendar a adesão de seus padrões pelos usuários.

    Maria de Lourdes de Barros Reis - mlbr@cin.ufpe.br

    ResponderExcluir
  3. IETF é uma organização com as principais normas para a internet e aberta a qualquer pessoa interessada. Em linhas gerais, ela é uma grande comunidade aberta, onde pesquisadores, fornecedores, designers e operadores preocupados com a evolução da arquitetura de rede e do bom funcionamento da internet.
    Segundo algumas fontes a participação da américa latina ainda é pequena, inclusive a participação do Brasil é muito menor do que a importância do país na rede. O que significa que que nós não estamos participando dos processos de elaboração e discussão das normas técnicas e boas práticas da Internet. Significa também que contribuições significativas por parte de técnicos e engenheiros daqui não são incorporadas às normas técnicas da Rede.
    Existem algumas possíveis razões que justificam tal fato: desconhecimento da existência do IETF, pouco tempo para trabalho voluntário, preguiça, barreira de diferentes idiomas e outros.
    O papel do IETF é justamente encontrar caminhos para superar essas razões e estimular aqueles envolvidos na operação e engenharia de redes no Brasil, e de maneira mais ampla na América Latina, a participar nas discussões, reuniões e processo de normalização do IETF. É bom para nós e é bom também para o próprio IETF.

    Anna Beatriz Sena [abs7@cin.ufpe.br]

    ResponderExcluir
  4. O IETF é um grupo informal e auto organizado, em que os membros contribuem para a engenharia e evolução das tecnologias de Internet além de ser o principal órgão envolvido no desenvolvimento de especificações para os novos padrões da Internet.
    A primeira reunião do IETF foi realizada em janeiro de 1986, no Linkabit em San Diego, com 21 participantes. A quarta, realizada no SRI, em Menlo Park, em Outubro de 1986, a primeira, na qual a iniciativa privada compareceu. O conceito de Grupos de Trabalho, foi apresentado na quinta reunião do IETF, no Centro de Pesquisa AMES, da NASA, na Califórnia, em fevereiro de 1987. A 7ª IETF foi realizada no MITRE, em McLean, Virginia, em julho de 1987, então, a primeira reunião, com mais de 100 participantes.

    A indústria de computadores é cheia de conferências, seminários, exposições, e vários outros tipos de reuniões. As reuniões presenciais do IETF não são como essas. Estas são realizadas três vezes por ano e duram uma semana onde ocorrem "encontros de tribos", cujo principal objetivo é revigorar os WGs para considerar suas tarefas prontas, e com objetivo secundário de promover uma boa quantidade de mistura entre os WGs e as Áreas. O custo das reuniões é pago pelas pessoas presentes e pelo acolhimento empresarial de cada reunião (se houver), mesmo que a IASA entre em recursos adicionais para as coisas tais como a transmissão de áudio, em algumas sessões do Grupo de Trabalho. (ycps)

    ResponderExcluir
  5. A IETF é uma das principais organizações de padrões de Internet no mundo. Ela é composta por engenheiros, designers, desenvolvedores e pesquisadores preocupados com a evolução da arquitetura da Internet e do bom funcionamento dela. É aberto a qualquer indivíduo. A primeira reunião oficial do IETF foi realizada em 1986. Desde então, o IETF tem se envolvido em padrões da Internet relacionados a protocolos, dispositivos de comunicação e conectores. As atividades globais da IETF incluem publicação de especificações e, em seguida, análise, teste e re-publicação. A maioria dos padrões desenvolvidos pelo IETF para protocolos são compatíveis com vários sistemas, permitindo que diferentes organizações adotem os seus protocolos para sistemas diferentes de acordo com suas necessidades.

    ResponderExcluir
  6. O IETF é uma instituição de associação voluntária que hoje, de fato, é a referência de padrões para boa parte dos protocolos, meios, e entendimentos de energia de quase tudo relacionado à Internet.

    Padrões adotados na indústria são publicados através da mesma (porém fabricados por, virtualmente, qualquer um ou grupo de interesse) por meio de documentos conhecidos como RFC (Request for Comments), que são - eles mesmos - definidos por um conjunto de regras definidos em outros RFCs (por exemplo, o sentido de palavras especiais como MUST, SHOULD, SHOULD NOT, o fato dos documentos serem compostos de texto puro, etc).

    ResponderExcluir