quarta-feira, 20 de maio de 2015

Internet e o Vale do Silício (2015.1) (11/05): "O surgimento da Google"

Leitura:
PageRank
AdWords

Audiovisual:
Full Documentary Biography 2015 | Sergey Brin & Larry Page 'Google Founder' HD Quality
Science as Inspiration

4 comentários:

  1. Um ponto interessante que eu vejo na google é a sua capacidade de se reinvnetar e de crescer em todas as áreas. Começando apenas com um engenho de busca, hoje, se observarmos a conferência de 2015 (google IO) podemos ver o real tamanho do crescimento da google.

    Contudo, apesar de crescer tanto, é possível observar (principalmente no primeiro vídeo da conferência [keynotes]) que a missão da empresa mudou muito pouco. Eles ainda buscam permitir o acesso à informação para todos e agora mais do que nunca. Os motivos são totalmente humanitários? Claro que não. Não estou dizendo que a Gooogle é uma empresa benfeitora que não visa o que todas as outras visam (o lucro), mas ao observar os vídeos da Google IO é possível ver que a missão ainda está lá.

    E já que a discussão foi sobre a Google, achei interessante trazer um serviço deles que, acredito eu, não muitas pessoas conhecem. o Google Dashboard que basicamente traz um relatório detalhado dos dados que a google mantém de você. [Pessoalmente eu fiquei surpreso com o google voice]

    ResponderExcluir
  2. É indiscutível os benefícios que a Google já trouxe a sociedade e ainda vai trazer. Podemos dizer que esses benefícios são até imensuráveis de tão grande. Contudo, gostaria de levantar um ponto que são os anúncios patrocinados mostrados (em primeiro) em pesquisas de usuários sobre um tema qualquer. À partir do momento que a Google é uma empresa de uso público do porte que ela é hoje, ou seja, com um nível enorme de influencia sobre a sociedade, esse tipo de comportamento não deveria existir. Isso cria uma concorrência desleal e molda o comportamento das pessoas.
    Eu acho que, devido ao seu nível de impacto na sociedade e por não haver concorrentes significantes, o governo deveria ter algum poder significante sobre a mesma e evitasse/regulasse certas ações da mesma.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com Moiseis. A Google é um empresa que traz tecnologia de ponta beneficiando toda a sociedade. E isso não se dá somente em uma área, pois a Google trabalha em diversas áreas e nem por isso perde qualidade nos seus produtos. Posso citar os principais produtos do Google em minha opinião:

    área de sistemas operacionais: Chrome OS(PC), Android (smartphones,tablets, centrais automotivas, etc).
    Área de serviços online: Gmail, Buscador, Mídias (Notícias, Imagens, Youtube, Livros), Geografia(Maps, Earth), Pesquisa científica(Schoolar, Trends), Docs, Tradutor, Sites, Drive, Agenda, Grupos, Blogger, Google+ (rede social), AdSense, AdWords.

    Tudo isso demanda enormes Data Centers e a Google se preocupa com o meio ambiente, como podemos constatar em http://www.google.com/green/
    Os data centers da Google utiizam cerca de 50% menos energia quando comparado a outros data centers com capacidade semelhante.

    Eu acho muito difícil a Google temer a algum tipo de concorrente pelos próximos anos, pois a Google é uma empresa em pleno crescimento e até então não demonstra nenhum nível de "queda" nos negócios, como podemos observar nesse resumo atualizado diariamente pelo serviço "Google Finance" : https://www.google.com/finance?q=google&ei=zCeZVbmlJZHKebHyiIgP

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante o documentário a respeito da Google e a forma como a empresa se formou é surpreendente, começar com um projeto de doutorado e se transformar em uma das maiores empresas de tecnologia (e pesquisa, entre outras áreas) da informação não é fácil. A empresa é um exemplo de que inovar nem sempre é fazer algo que ninguém nunca fez, mas fazer de alguma forma que ninguém fez e saber como valorizar seu produto. Uma outra lição importante que pode-se tirar da google é que se deve diversificar, de forma consciente, os investimentos da empresa, pois quando o negócio principal não estiver indo muito bem (acredito que deve ter acontecido com a ferramenta de busca) outros investimentos podem segurar o lucro total da empresa.
    É inegável a forma como a Google mudou, pra melhor, a vida das pessoas no planeta, seja fornecendo uma ferramenta de busca que ranqueia os resultados baseado nas citações das páginas ou seja investindo em pesquisas como a do carro autônomo. Muitos podem reclamar da forma como a empresa utiliza os dados coletados anonimamente, mas acredito que ajude mais as pessoas do que faça a empresa ter informação sobre a vida das pessoas.

    ResponderExcluir