quinta-feira, 5 de março de 2020

"Tecnologia, Lei e Sociedade" (2020.1): "A Natureza da Tecnologia, e o Crescimento Exponencial"

Leitura:
The Law of Accelerating Returns
Technological singularity
Why Tech Is Accelerating

Audiovisual:
Peter Diamandis LiveWorx Keynote on Exponential Tech: Disruption on the Road Ahead
Technology's epic story
Exponential Technology by Peter H Diamandis
What is technology? Is technology a new thing? (You can speed up audio in Settings)
Kevin Kelly: What Technology Wants
LinuxCon & CloudOpen North America 2013 - The Technium - Kevin Kelly
SU Global Summit 2019 | Panel: Exponential Transformation

2 comentários:

  1. As idéias e previsões apresentadas por Ray Kurzweil e Peter Diamandis, ao serem confrontadas com informações e dados sobre o passado e o presente, percebe-se que nada do que foi dito era ficção científica, mas sim previsões baseadas no histórico de crescimento dos últimos anos e nas tendências de pesquisa e desenvolvimento atuais.
    Ao terminar de ler e ouvir suas idéias, em primeira vista tudo parece que irá ocorrer bem, e que a evolução da tecnologia e a singularidade, que segundo eles está muito próxima, irá trazer as soluções para todos os problemas do mundo. E é neste aspecto que eu tendo a discordar profundamente de algumas afirmações e previsões feitas pelos autores. Obviamente o avanço da medicina e de diversas outras áreas científicas e industriais trouxeram mais qualidade de vida e riquezas para a humanidade, porém argumentar que tudo melhorou e está melhorando na sociedade mostrando gráficos do histórico de renda per capta e as riquezas geradas nos últimos anos e desconsiderando a explosão da desigualdade econômica mundial, especialmente nos Estados Unidos, e o crescimento das grandes corporações que vem acontecendo nos últimos anos é sinal de uma falta de interesse em analisar mais profundamente as questões sociais envolvendo a tecnologia e a sociedade em geral. Vivemos em um mundo onde 2.153 pessoas detém mais riquezas do que 60% da população mundial, segundo relatório da Oxfam [1], e este cenário, seguindo a própria Lei do Retorno Acelerado de Kurzweil, só tende a piorar cada vez mais rapidamente.

    Ao pensar nas tecnologias do futuro e nesta explosão de crescimento tecnológico que estamos vivenciando, não vejo exageros nas previsões de Kurzweil e Diamandis, porém não enxergo um futuro tão brilhante e perfeito para todos, onde o acesso à tecnologia dará à todos a oportunidade de ter uma vida que jamais sonharam. Se a humanidade continuar trilhando o atual caminho que está percorrendo, com um aumento expressivo da desigualdade, a destruição contínua e irresponsável dos recursos naturais, investimentos recordes na indústria armamentista [2] e a eliminação em vários países de diversos direitos sociais e trabalhistas conquistados após muita luta, vejo um futuro onde estas tecnologias previstas com muito entusiasmo por Kurzweil e Diamandis pertencerão exclusivamente à grandes corporações e a alguns poucos membros da sociedade que detém o poder político e econômico, e serão utilizadas para perpetuar e aumentar ainda mais seu controle e influência sobre toda a sociedade. Não estou dizendo que a população em geral não terá acesso à estas novas tecnologias com o passar do tempo, mas que estas serão utilizadas pelos seus criadores e investidores para perpetuar seu status-quo. Este cenário descrito já ocorre atualmente na sociedade, porém ainda há como mudá-lo. Após a singularidade, acredito que a perpetuação da desigualdade extrema será irreversível .

    Penso que devemos estar sempre atentos e críticos com o mundo ao nosso redor, não de forma a negar a ciência e os avanços tecnológicos, mas a desenvolvê-los com cautela para que as tecnologias sirvam apenas para o bem-estar e a liberdade de todos os seres humanos. E principalmente, acredito que antes de esperar que as tecnologias do futuro resolvam nossos problemas sociais com poder de processamento e super inteligência, o que não irá acontecer se elas forem desenvolvidas por corporações que querem perpetuar estes problemas, devemos como sociedade utilizar nosso poder político e tecnológico para a discussão e a busca da solução para estes problemas no presente.

    Dito isto, gostaria de recomendar o discurso feito pelo primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson na Assembléia Geral da ONU em Setembro de 2019. Apesar de ter muitas discordâncias e uma visão de mundo bastante diferente da de Boris Johnson, vejo seu discurso sobre a tecnologia e seu uso como uma preocupação que deverá estar cada vez mais presente em nossos debates políticos.

    Discurso de Boris Johnson em 24 de Setembro de 2019 na Assembleia Geral da ONU:
    https://www.youtube.com/watch?v=zf4YEyh7erE

    ResponderExcluir
  2. [Errata]

    Referências:
    [1]:
    https://oxfam.org.br/noticias/bilionarios-do-mundo-tem-mais-riqueza-do-que-60-da-populacao-mundial/
    https://www.vox.com/2018/7/29/17627134/income-inequality-chart
    https://www.washingtonpost.com/us-policy/2019/02/08/wealth-concentration-returning-levels-last-seen-during-roaring-twenties-according-new-research/

    [2]:
    https://www.dw.com/pt-br/gastos-militares-globais-atingem-maior-n%C3%ADvel-em-30-anos/a-48531464

    [3]:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Echelon

    ResponderExcluir